A RECONSTRUÇÃO PERCEPTUAL DOS MÚSICOS(AS) NEGROS(AS) E PARDOS(AS) NA ORALIDADE DO ATUAL CORPO DA ORQUESTRA RIBEIRO BASTOS
Memória; Oralidade; Tempo-presente; Orquestra Ribeiro Bastos
A pesquisa pretende discutir, em um primeiro momento, o conceito de “reconstrução perceptual”, que enlaça as terminologias-conceito memória e materialidade, propondo uma adição a conceitos como memória e representação,
consistindo na união entre as teorias de Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Charles Bartlett e Ecléa Bosi, em diálogo com o materialismo histórico-dialético. Intenta-se, para dar corpo à conceituação, utilizar-se de entrevistas obtidas através da oralidade do atual corpo da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, grupo musical que dispõe da
longevidade temporal, que abarca relações sociais e culturais com outras instituições da cidade de São João del-Rei, e compõe um raro estudo de caso não só acerca especificamente da vida musical, mas também das relações sociais, com ênfase nas étnico-raciais, que permearam a sociedade mineira ao longo destes mais de dois séculos
de existência, ressaltando-se que se enfoca-se na interpretação dos(as) indivíduos acerca deste passado, constituindo-se uma pesquisa de história do tempo-presente.