"Ides comandar, aprendei a obedecer": ação antidialógica e ensino de história na academia militar
Narrativa histórica; Ensino de História; Ação Antidialógica; Academia Militar
Este presente trabalho pretende investigar o ensino de História no interior da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Baseando principalmente em duas fontes principais – a análise de um livro utilizado como material de auxílio as aulas de História militar do Brasil intitulado “Introdução à História Militar Brasileira” e de uma série de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos pelos cadetes em formação – vamos aqui nos aprofundar no estudo de narrativas históricas presentes no interior da Academia Militar. Conhecendo o peso que narrativas de tal tipo tem em nossa vida social e cultural e compreendendo a vitalidade dos significados produzidos por elas para o estudo da formação de um imaginário comum militar e para a formação identitária dos cadetes, a intenção é entender como tais narrativas influem na preparação do oficialato militar brasileiro.Ainda, a partir da compreensão de que a Academia Militar das Agulhas Negras constrói certos signos representativos a fim de presentificar o passado, busca-se observar como os cadetes atingidos por essas representações, se apropriaram delas e as ressignificam. Entendendo a educação oferecida neste espaço como predominantemente bancária, o intento é averiguar como esta prática antidialógica incidiu nos cadetes, na formulação de seus trabalhos e quais as possíveis consequências para a produção de conhecimento dentro da AMAN.