Banca de QUALIFICAÇÃO: RAPHAEL SOFFE MEIRELLES

DISCENTE : RAPHAEL SOFFE MEIRELLES
DATA : 30/07/2021
LOCAL: Banca remota

RUPTURA DA CONCILIAÇÃO: uma análise das interpretações de intelectuais públicos brasileiros sobre as mudanças no cenário político e socioeconômico do país entre junho de 2013 e as eleições de 2018

Conjuntura política; Intelectual Público; Debate Público; Redes Sociais;

O presente trabalho se propõe a mapear as interpretações de intelectuais brasileiros sobre a ruptura do projeto político de conciliação de classes proposto pelo Partido dos Trabalhadores a partir de 2003, que acomodava interesses de setores dominantes da sociedade enquanto implementava políticas sociais que beneficiavam os segmentos mais pobres. Para tanto, escolhemos dois intelectuais – Lilia M. Schwarcz e Jessé Souza - que estão inseridos no debate público sobre a conjuntura do período que vai das Manifestações de junho de 2013, passando pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff 2016 e a eleição de Bolsonaro em 2018. Buscaremos essa compreensão a partir da atuação desses intelectuais em meios de comunicação digitais, suas participações em redes sociais e com as análises de suas obras mais relevantes ao tema.

Presidente - 1558311 - PATRICIA CASTRO MATTOS
Interno - 2486230 - DANILO JOSE ZIONI FERRETTI
Externo à Instituição - RICARDO GERVASIO BASTOS VISSER - UERJ
Notícia cadastrada em: 09/07/2021 13:37