Banca de DEFESA: PAULO HENRIQUE ARAUJO SOARES

DISCENTE : PAULO HENRIQUE ARAUJO SOARES
DATA : 20/05/2021

GUARDA RESPONSÁVEL E DEMAIS FATORES ASSOCIADOS À LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NO MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS-MG

Leishmaniose Visceral Canina. Fatores de Risco. Zoonose.

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença tropical negligenciada que gera grandes impactos para a saúde pública. O Brasil apresenta a maioria dos casos de leishmaniose visceral humana (LVH) do continente americano, cuja forma de transmissão é do tipo zoonótica, tendo o cão papel de destaque no ciclo urbano da doença. Para melhoria das condutas de controle e prevenção da LV, é indispensável o entendimento dos fatores associados com a ocorrência da leishmaniose visceral canina (LVC), porém muitos destes ainda se apresentam controversos ou pouco compreendidos. Além disso, poucos estudos contemplam a temática da guarda animal responsável e sua relação com a LVC. O presente estudo analisa fatores associados com a LVC em cães domiciliados no munícipio de Divinópolis (MG). Trata-se de um estudo epidemiológico seccional analítico, conduzido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município. Nas visitas iniciais realizadas pela prefeitura, eram executados os testes de DPP ® e ELISA para o diagnóstico da LVC. Posteriormente, em novas visitas nos mesmos domicílios, era aplicado um questionário aos tutores dos cães sobre diversas variáveis possivelmente associadas à LVC já estudadas na literatura e que incluiu também novas variáveis, relativas à guarda animal responsável. Os dados foram analisados por meio de análises bivariadas e por modelos de regressão logística simples e geograficamente ponderada (GWLR). Dos 704 cães analisados, 47 (6,7%) testaram positivo para LVC. Todas as variáveis relativas à adoção de princípios de guarda responsável estiveram associadas com menores chances de infecção. Nos modelos multivariados, identificou-se que cães criados exclusivamente no peridomícilio; com livre acesso à rua; que estavam sob tutela de indivíduos sem escolaridade ou com ensino superior; e adquiridos quando adultos tiveram chances significativamente maiores de estarem positivos. Estas associações tiveram padrão consistente em todo o território estudado. Os resultados apontaram uma prevalência alta e estável de LVC no município de Divinópolis (MG) e a existência de variáveis relevantes para o direcionamento das ações de controle da doença, especialmente no que se refere a aspectos relativos à guarda animal responsável.

Presidente - 1066935 - VINICIUS SILVA BELO
Interno - 1084423 - RAFAEL GONCALVES TEIXEIRA NETO
Externa à Instituição - SIMONE MAGELA MOREIRA - IFMG
Notícia cadastrada em: 03/05/2021 17:27