Banca de DEFESA: ANTONIETA RELVAS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIETA RELVAS PEREIRA
DATA : 31/08/2021

PERFIL NOSOLÓGICO DO ESTADO DO AMAZONAS, DE HUMAITÁ E DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA DE HUMAITÁ NO CONTEXTO DO FENÔMENO DA TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Transição demográfica, Transição epidemiológica, Doença Crônica Não Transmissível, Doença Infetoparasitária, População Ribeirinha.

Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil nosológico do Estado do Amazonas, município de Humaitá e população ribeirinha do município à luz do fenômeno da transição epidemiológica. Foi realizado um estudo sobre a situação de saúde do Brasil, Amazonas e Humaitá no contexto de transição demográfica, epidemiológica. Para caracterização deste cenário foram utilizados dados secundários dos principais sistemas de informações em saúde. Concomitante a isto, foi realizado um estudo de prevalência sobre as Doenças Crônica não-transmissível (DCNT) e doença infecciosa e parasitária (DIP) que acomete a população ribeirinha ao longo do Rio Madeira, em Humaitá – AM. A população tradicional ribeirinha vem apresentando mudanças em seus hábitos de vida, ocasionados por impactos socioambientais que interfem no perfil de morbimortalidade, visto que a região Amazônica é endêmica e várias doenças infecciosas permanecem crescentes. O local de estudo de campo foram 16 comunidades ribeirinhas localizadas ao longo do Rio Madeira, no município de Humaitá, Estado do Amazonas, na Amazônia Ocidental. Utilizou-se método observacional de estudo de prevalência, com tamanho amostral de 183 indivíduos adultos, onde passaram por uma triagem e verificados: peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial, história clínico-epidemiológica e realizados o exame físico e laboratoriais. As análises de prevalência e as razões de prevalência foram calculadas com intervalos de confiança com significância estatística de 95% e p<0,05. A prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) foi de 44,7%, destes, 52,6% do gênero feminino. Dos indivíduos hipertensos, 77,5% não usavam medicação. Cerca 51,5% dos hipertensos tem HAS Grau I. A prevalência de diabetes mellitus tipo 2, foi de 16,4%, onde nenhum paciente utilizava medicação e cerca de 40,4% da população estudada se encaixa na faixa de intolerância à glicose. Síndrome metabólica apresentou prevalência de 24,0%, maior frequência no gênero feminino (33,8%) (p=0,007). Em relação à disfunção renal, observou-se uma prevalência de 12,1%, nos dois gêneros. Os fatores de risco encontrados foram alcoolismo, tabagismo e obesidade, e mais de 45% apresentou ao menos dois fatores de risco. Houve uma prevalência de 8,7% de DIP (Hanseníase 5,5%). Verificamos que essa população ribeirinha possui elevadas prevalências de DCNT e fatores de risco, baixa frequência de uso de medicamentos, revelando ineficiência do sistema de saúde local. Observamos que o estado do Amazonas e o município de Humaitá é menos avançado em relação ao processo de transição demográfica e epidemiológica em relação a média do Brasil, uma vez que apresenta coexistência de taxas de morbidade e mortalidade por DCNT e presença de DIP com morbimortalidade ainda elevada. Verificamos que o acesso dessas populações a serviços de saúde é limitado, as condições econômicas desfavoráveis, e os problemas de saúde são muitas vezes solucionados na própria comunidade, e que mesmo em áreas remotas da região norte, já encontramos o processo de transição epidemiológica (ou demográfica) em andamento, com delineamentos de problemas relacionados à dupla carga de doenças (DIP e DCNT), em áreas pobres, de difícil acesso e com uma estratégia de saúde da família desestruturada.

Externa à Instituição - JACQUELINE DE ALMEIDA GONÇALVES SACHETT - UEA
Externa à Instituição - ISABELA CRISTINA DE MIRANDA GONÇALVES - UEA
Externo à Instituição - RODOLFO LUÍS KORTE
Externo à Instituição - FELIPE ARLEY COSTA PESSOA - FIOCRUZ