APLICAÇÃO DOS JOGOS DE POKER ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ENSINO DE PROBABILIDADE
Probabilidade, poker.
Os jogos fazem parte do nosso contexto cultural. No âmbito desta pesquisa, o interesse se volta para o jogo pedagógico, mais especificamente, para o jogo no ensino da Matemática. O ambiente de pesquisa é a sala de aula, o instrumento é o jogo e a investigação surge da necessidade de compreensão dos aspectos cognitivos envolvidos na utilização deste instrumento na aprendizagem Matemática. Investigam-se os processos desencadeados na construção e/ou resgate de conceitos e habilidades matemáticas a partir da intervenção pedagógica com jogos de regras. (CONTIG 60® e NIM).
Para a fundamentação teórica embasou-se na perspectiva histórico-cultural pautados em Vigotski (2009), visando uma discussão acerca do letramento matemático e da inserção das tecnologias digitais e outras mídias na Educação Matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
Como resultados obtiveram-se duas categorias que discutem sobre os sentidos e significados produzidos no desenvolvimento do pensamento do estudante e o papel mediador da tecnologia digital e de outras mídias no desenvolvimento do pensamento probabilístico (Moraes e Galiazzi).