Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA GARCIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA GARCIA
DATA : 15/07/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Gamificação e Turismo: experiências turísticas mediadas pela tecnologia digital junto ao patrimônio histórico-cultural de São João del- Rei, Minas Gerais.


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Tecnologia Digital. Turismo. Patrimônio Histórico-Cultural. Experiência do usuário.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Atualmente, a forma de consumir cultura no mundo mudou. Museus, centros culturais ou monumentos históricos vêm passando por transformações que se adequam a essas tendências contemporâneas. A tecnologia digital tem sido uma das aliadas na ampliação da experiência do usuário na esfera cultural, seja na modalidade virtual ou nos locais de visitação. Os meios de interação com o usuário têm alcançado abordagens lúdicas e participativas como forma de aumentar a atratividade e facilitar o engajamento, com destaque para as estratégias de gamificação. O objetivo dessa pesquisa é compreender como a experiência lúdica (gamificada), por meio de uma interface digital, pode colaborar para a experiência do turismo de lazer ao mesmo tempo que valoriza o patrimônio histórico-cultural. Para isso, recorreu-se à revisão da literatura existente para compreender as características e o uso da gamificação no turismo e o desenvolvimento de um experimento prático (produto mínimo viável), um aplicativo gamificado para a visitação turística em uma igreja barroca do século XVII, na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. A aplicação segue o Modelo Tétrade Elementar de Jesse Schell (2015) adequando os componentes do jogo, como: a mecânica, a dinâmica, a tecnologia e a narrativa, para cumprir com aspectos sistêmicos de jogabilidade, execução e interação emocional do usuário para gerar uma experiência lúdica. No primeiro momento da pesquisa, buscou-se a compreensão sobre o funcionamento de um jogo, a implementação de estratégias de gamificação, as formas de interação e a inserção do conteúdo para o alcance dos objetivos estabelecidos. Após essa fase, identificou-se de que forma os elementos de design de jogos e o pensamento de jogos podem ser aplicados em um contexto turístico para mediação da experiência de um bem cultural construído, de modo que a visitação ao local seja enriquecida. Como resultado da criação do experimento prático, espera-se que a qualidade da interação do usuário com o acervo visitado, possa auxiliar na valorização do bem patrimonial e contribuir para ampliar a oferta turística local.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 088.683.867-39 - MARCELA ALVES DE ALMEIDA - UFES
Interno - 1673527 - PAULO HENRIQUE CAETANO
Externa à Instituição - LUCIANA CONRADO MARTINS
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 13:50
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