Reflexões sobre as relações entre as escolas públicas em São João del-Rei e a ausência de um programa de coleta seletiva na cidade
Educação, Escolarização, Educomunicação, Coleta Seletiva, Escolas Públicas, Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Essa dissertação se propõe a analisar a relação das escolas públicas da cidade de São João del-Rei/MG com a problemática do lixo urbano, dando atenção especial a ausência de um programa de coleta seletiva na cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que explora as relações entre o vivido no interior das instituições de ensino e seus desdobramentos na cidade que a envolve. Se por um lado, as instituições escolares historicamente reproduziram uma cultura de distanciamento do ser humano com a natureza e estimulam a lógica de produção e descarte cada vez mais acelerada, o que agrava a problemática dos resíduos sólidos, por outro, a escola também é um espaço privilegiado de reelaboração cultural, com um papel importante na formação para a cidadania e responsabilidade ambiental. A pesquisa utiliza os conceitos de educação, escolarização, hegemonia, educomunicação e coleta seletiva através dos autores(as) Carlos Rodrigues Brandão, Paulo Freire, Airton Krenak, Antonio Gramsci para pensar a interface entre as instituições escolares e a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.