“Arte aliada ao pensamento Sagrado e Profano: a musicalidade
presente na Praça Carlos Gomes em São João del-Rei”
música; arte; sociedade; sagrado; profano; Largo do Carmo
A presente pesquisa analisa os aspectos culturais e históricos dos músicos do “Largo do Carmo” em São João del-Rei, a partir do fenômeno do Sagrado e Profano na sociedade tradicional saojoanense.
Inicia-se com uma breve abordagem sobre a ciência da religião no âmbito da antropologia e da história e como a sacralidade manifesta na população através da musicalidade presente no entorno do Largo do Carmo, com um recorte espacial que abrange a praça Carlos Gomes, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, o cemitério do Carmo, a Sociedade de Concertos Sinfônicos e a Rua da Cachaça. Local que serve de cenário para “crendices e rituais’, onde grupos de música populares e eruditos compartilham do mesmo espaço formando uma sociedade cheia de anacronismos que remetem ao período barroco e ainda permanece atuante nas tradições da cidade.
A pesquisa finaliza através da produção plástica, com a materialização do processo criativo na produção de uma série de pinturas intituladas como: “Tons e Sons sagrados e profanos de Del-Rey inspirados nos eventos musicais encontrados tanto nas cerimônias litúrgicas da musicalidade sacra religiosa quanto na música pagã da zona boêmia.
Com a esperança de alcançar bons resultados cujo viés trabalha a interdisciplinaridade em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade é importante estabelecer a relação da sociedade com a cidade, que de certa forma, é produtora de conhecimento. Para entender como se dá às práticas do cotidiano e da organização do espaço no meio cultural é preciso delimitar um campo do saber e se dedicar à observação, pois, ao produzir arte ciência estamos abrindo caminhos para a novas aprendizagens.