Banca de DEFESA: SARAH CAVANELAS XAVIER

LOCAL: Sala virtual

PEDAGOGIA DOS PÉS DESCALÇOS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO
COLONIALIDADE E POLÍTICA PÚBLICA

Política Nacional de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Colonialidade, Educação decolonial, São João del-Rei.

O trabalho propõe a análise da relação das escolas públicas da cidade de São João del-Rei/MG com a problemática do lixo urbano, dando atenção especial a ausência de um programa de coleta seletiva na cidade. Trata-se de uma pesquisa-ação que explora as relações entre o vivido no interior das instituições de ensino e seus desdobramentos na cidade que a envolve. Se por um lado, as instituições escolares, historicamente, reproduziram uma cultura de distanciamento do ser humano com a natureza e estimulam a lógica de produção e descarte cada vez mais acelerada, o que agrava a problemática dos resíduos sólidos; por outro, a escola também é um espaço privilegiado de reelaboração cultural, com um papel importante na formação para a cidadania e responsabilidade ambiental, através da aplicação da Lei 9795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Constatou-se, através da aplicação de questionários, realização de entrevistas e da observação participante em audiências públicas relacionadas a gestão dos resíduos urbanos sanjoanenses a sobrecarga de responsabilidades atribuídas ao sistema educacional contrastadas com o silêncio de ações propositivas do poder público local para com fazer valer a e a Lei 12.305/10. Que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil. A dissertação inspira, alinhada ao grupo “Modernidade Colonialidade”, a pensar “pedagogias outras” que considere o corpo e os espaços nos processos de ensino-aprendizagem.

Presidente - 318.624.728-40 - LEANDRO GARCEZ TARGA - UFSCAR
Interna - 1715892 - FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
Externo à Instituição - WALLACE FAUSTINO DA ROCHA - UEMG
Notícia cadastrada em: 21/03/2023 12:01