ENTRE O PALCO E A RUA:
OS PERCURSOS DO TEATRO CONSTRUÇÃO
Grupo; teatro de rua; cidade.
Pensar em um trabalho artístico que se reproduz por meio de características típicas de sua
própria grupalidade e de seu lugar de inserção no espaço urbano nos possibilita compreender
as dinâmicas socioespaciais que permeiam as problemáticas relacionadas as questões
identitárias do Grupo Teatro Construção e de sua relação com sua cidade natal Lavras-MG.
Dado este contexto, esta pesquisa visa compreender a relação existente entre a cidade-palco-
plateia, investigando os novos percursos criados pela companhia teatral, suas descobertas,
aflições e questionamentos. Diante do exposto, este trabalho se propõe a identificar os
diferentes contextos em que o grupo se insere, além de, propor uma análise dos espaços
artísticos da cidade, incluindo: palcos, praças, ruas, locais alternativos e qualquer território que
possa subsidiar a ação teatral. Analisando assim, não somente o produto final dos espetáculos,
mas também registrando o processo de descoberta dos pseudo-palcos que a companhia começa
a ocupar. Para isso, foram feitos resgates históricos sobre as atividades do grupo, mapas de
identificação, além de registros de memória viva, iconográficos e filmográficas, criando neste
sentido um acervo do grupo que pode servir para futuras consultas de demais companhias que
enxerguem nesta pesquisa um caminho de descoberta para seu mantenimento. Considerando a
linha de pesquisa “Processos Criativos”, a qual o trabalho se designa, a investigação estendeu-
se também à práxis artística baseadas na volatilidade do processo, permitindo experimentações
conscientes do perfil urbano e a coletividade do processo na criação de percursos investigatórios
que se encontram não só sobre o palco ou a rua, mas no entre, entre o palco e a rua.