Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIVÂNIA PEREIRA DOS SANTOS

ReVIRANDO Espelhos e Construindo NarrATIVAS: A educação sob a
perspectiva da Cultura Visual, protagonizando saberes e ativando memórias

Livro didático. Arte.Cultura visual. Narrativa. Espelho

Através de uma  narrativa autobiográfica e poética, a pesquisa propõe uma reflexão sobre a prática pedagógica de nossas escolas, tendo como ponto de partida o livro didático e as imagens contidas no mesmo, seja em seu formato figurativo, seja em seu aspecto lexical. Ao cartografar memórias afetivas da sua infância e também de sua experiência docente e acadêmica, a autora propõe discutir a importância de uma escola transformadora capaz de permitir novas formas de olhar, contemplando o campo imagético em que estão inseridos os atores e o espaço em que vivem. ReVIRAR os espelhos,  portanto,  remete não apenas a experimentar novas formas de ver, sobretudo de estabelecer novas NarrATIVAS que façam ecoar todas as vozes possíveis.

Presidente - 1084893 - JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
Interno - 1147950 - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES
Externa à Instituição - NOELI BATISTA DOS SANTOS
Externa à Instituição - LEDA MARIA DE BARROS GUIMARAES