Estudo da abordagem educacional Aprendizagem Criativa para uma educação ambiental efetiva, significativa e mão na massa
Educação Ambiental, Aprendizagem Criativa, Sustentabilidade
O objeto desta pesquisa consiste no estudo e na proposição de processos de ensino-aprendizagem e na elaboração de recursos que aumentem a efetividade do ensino da Educação Ambiental (EA) em salas de aula. Entre estes recursos pretende-se investigar o uso da abordagem educacional Aprendizagem Criativa trabalhada com temas relacionados à EA de forma que incentive o processo criativo junto aos alunos do Ensino Fundamental II. O processo criativo é considerado uma habilidade que é muito importante para a vida pessoal e profissional do discente na atualidade e ancorado pela abordagem educacional da Aprendizagem Criativa (AC). Como meio de proporcionar uma Educação Ambiental mais efetiva, propondo uma visão libertadora e possibilitando mudanças significativas e sustentáveis no cotidiano dos discentes, propõe-se o uso da AC por meio de atividades que tragam a temática e os propósitos da EA e relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.