Banca de DEFESA: ALINE MARA FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE MARA FIGUEIREDO
DATA : 11/09/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Casa do Barão
TÍTULO:

ARTISTA, ARTERAPEUTA E PROFESSORA: PERSONAS QUE ME HABITAM NO CAMINHO DA INDIVIDUAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação básica. Professora de Arte. Inconsciente. Individuação. Arteterapia. Transdisciplinaridade. Educação libertadora.


PÁGINAS: 186
RESUMO:

Neste texto, apresento uma narrativa qualitativa em primeira pessoa, a partir do meu ponto de
vista enquanto professora de arte da educação básica, artista e arteterapeuta, que busca um olhar
sensível no trabalho em sala de aula, na contramão de uma educação bancária e reificadora.
Nesse sentido, o texto tem um caráter contra-hegemônico e questionador das opressões e dos
condicionamentos tradicionais no campo educacional e apresenta a minha busca por romper
com estereótipos e encontrar caminhos para driblar a rudeza neste campo. Sendo assim, trago
memórias da sala de aula na tentativa de encontrar caminhos sensíveis que nos libertem desses
condicionamentos. Além disso, apresento a influência da arteterapia como possibilidade de
pensar atividades em sala de aula durante o período de ensino remoto em decorrência do
COVID-19, a partir da observação da situação de saúde psíquica dos estudantes. Paralelamente,
questiono os desafios de construir uma trajetória como artista, diante da rotina de professora de
arte da educação básica. Trago, também, para o processo de construção deste texto, a busca
dessa trajetória a partir de uma série de pinturas realizadas durante a pesquisa, de forma
arteterapêutica, com as quais articulo os conceitos trabalhados no decorrer da dissertação.
Todos os processos narrados levam em consideração o meu próprio processo de
autoconhecimento e individuação, no exercício dos papéis sociais que represento e na tentativa
de ressignificar a própria trajetória, assim como as expressões e experiências subjetivas dos
estudantes. Intenciono mostrar nesta pesquisa, principalmente, a importância do olhar para o
nosso mundo interno, no diálogo com o mundo externo, e como a arte e a arteterapia -
vivenciadas por mim e propostas aos estudantes - podem contribuir para esse olhar e processo
de autoconhecimento. Trago como aporte teórico principal os conceitos de Inconsciente e
Individuação da psicologia analítica junguiana; a prática da Arteterapia de Liomar Quinto de
Andrade e de Angela Phillipini; o conceito de transdisciplinaridade, de Maria Cândida Moraes,
Nicolescu, D’ambrosio; e a concepção de Educação Libertadora de bell hooks e Paulo Freire.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1084893 - JOSE RODRIGUES DE ALVARENGA FILHO
Interno - 1147950 - RAFAEL SIQUEIRA DE GUIMARAES
Interna - 2030192 - FERNANDA NASCIMENTO CORGHI
Externa à Instituição - CAROLINA MAFRA DE SA - UFRPE
Externa à Instituição - CECÍLIA MARIA BOUÇAS COIMBRA - UFF
Notícia cadastrada em: 11/09/2023 07:38
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