Banca de DEFESA: LIA BRITO DE LIMA

DISCENTE : LIA BRITO DE LIMA
DATA : 20/10/2023
LOCAL: plataforma virtual google meet

PERFIL DA ALIMENTAÇÃO DAS FAMÍLIAS DE ESCOLARES COMO DIAGNÓSTICO PARA TRABALHAR A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, SÃO JOÃO DEL-REI (MG)

Educação Alimentar e Nutricional; hábitos alimentares; mídia; nutricionismo; Segurança Alimentar e Nutricional.

A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas tem impactado a saúde das pessoas e com isso as Condições Crônicas não Transmissíveis têm aumentado a cada ano no Brasil e no mundo. A escolha alimentar não é um processo simples e decorre de vários fatores, recebendo influência das condições socioeconômicas, das mudanças na rotina diária das famílias, além de ter interferência do marketing das indústrias de alimentos. O aumento do acesso a informações disponíveis nas redes de comunicação tem causado impacto nas escolhas alimentares e consequentemente na saúde. A Educação Alimentar e Nutricional é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sendo uma importante estratégia para promoção da saúde. O cuidado com a alimentação da família requer uma consciência de que a alimentação envolve não somente os processos bioquímicos, mas todo um envolvimento social, político e econômico e de disponibilidade de alimentos, partindo do pressuposto que a alimentação saudável e adequada é um direito garantido por lei e que nem todos têm acesso a alimentos saudáveis e seguros do ponto de vista nutricional e ambientalmente sustentável. O presente trabalho teve como objetivo conhecer o perfil alimentar dos pais de escolares do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Sesi Dom Bosco de São João del-Rei/MG, bem como avaliar seus conhecimentos sobre alimentação saudável, além de identificar quais determinantes das escolhas alimentares por parte dessas famílias. Para coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado e participaram desta pesquisa 45 pais e ou responsáveis dos alunos, sendo um estudo transversal, quantitativo, de análise quantitativa descritiva. Foi verificado que a maioria das famílias ainda mantém uma alimentação tradicional brasileira, presente o arroz e feijão, leite, com um consumo de uma a duas frutas por dia, e revela a presença de legumes e verduras na alimentação em 84% dessas famílias. Todos os partícipes descrevem como saudáveis os alimentos in natura ou minimamente processados e como não saudáveis os ultraprocessados de acordo com a nova classificação do Guia Alimentar para a População Brasileira, mas sem mencionar questões como os modos de produção de alimentos, produtos agroecológicos, bem como valores afetivos e culturais que envolve o ato de se alimentar. Podemos concluir que a visão pluridimensional que envolve o ato de se alimentar não foi mencionada, pressupondo uma visão reducionista da alimentação. Os dados coletados e analisados servem de subsídios para propor uma Educação Alimentar e Nutricional que vá além do trabalho na escola, envolvendo também os pais que são responsáveis por formar os hábitos de seus filhos.

Presidente - 2065994 - RENATA DE SOUZA REIS
Interno - 1671368 - MATEUS DE CARVALHO MARTINS
Externo à Instituição - MICHEL CARDOSO DE ANGELIS PEREIRA - UFLA
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 07:44