DESENHOS (DO) URBANO(S):
UMA RELAÇÃO ENTRE SINISTROS DE TRÂNSITO E PLANEJAMENTO NA
CIDADE DE SÃO JOÃO DEL REI
Desenho, Urbano, Escala Humana, Mobilidade, São João Del-Rei
A investigação parte de um incômodo pessoal, como cidadã sanjoanense, ciclista – e pedestre – de me deslocar pela cidade. Daí surgiram estudos sobre mobilidade e caminhabilidade com foco no desenho urbano, na morfologia da cidade de médio porte e sua relação com a taxa de sinistros1 de trânsito, especificamente de São João del Rei. Uma das primeiras questões levantadas foi porque as calçadas são tão estreitas e ocupam uma faixa tão pequena da rua? Há espaço para alargamento de calçadas e implantação de ciclovias, por exemplo, mas porque isso não é feito? E ainda, porque o que se faz é o contrário: aumentar o espaço para os carros em detrimento do espaço para os pedestres e não motorizados? Uma primeira pesquisa bibliográfica aponta em algumas direções para buscar essas respostas, como na relação entre espaço e sociedade, capital e política, envolvendo toda a questão sobre a formação urbana no mundo e no Brasil, com suas especificidades e localidades. A investigação proposta atravessa o conceito de Escala Humana aplicada na mobilidade, objeto a ser investigado através do desenho urbano – parte integrante do tripé desenho-planejamento-gestão, no qual o desenho está mais ligado à forma, o planejamento à elaboração de um plano e a gestão à implementação e manutenção -. Para tanto tem-se um recorte espacial que abrange parte do bairro Matosinhos, na cidade de São João del Rei – Minas Gerais. A área chama atenção pela grande quantidade de sinistros de trânsito e suas consequentes vítimas, evidenciando a necessidade de criação e implantação de um plano de mobilidade coeso. A primeira etapa, segundo a Prefeitura Municipal de São João del Rei, já está pronta e segue em trâmites no legislativo, entretanto o documento ainda não se fez público e não há notícias sobre o mesmo, deixando um vácuo no que diz respeito ao tema na cidade.