Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGERIO ALEXANDRE DAS DORES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROGERIO ALEXANDRE DAS DORES
DATA : 16/07/2021
HORA: 15:00
LOCAL: São João del-Rei
TÍTULO:

SLAM NO AMBIENTE ESCOLAR: PALAVRÕES, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

slam para educação; palavrões na sala de aula; unidade didática ensino de língua, racismo e discriminação


PÁGINAS: 49
RESUMO:

No primeiro capítulo apresentamos alguns aspectos do racismo estrutural que perpassa vários segmentos, e de maneira contundente no ambiente escolar, discutindo possíveis ações que nos levem à construção de uma sociedade mais empática e menos preconceituosa. Em um país composto por uma complexidade étnico-racial, as reportagens apresentadas sobre as questões educacionais, principalmente sobre o trato de temas tabus no ambiente escolar, traduzem parte da história brasileira, pois tendem a trazer uma representação pouco equilibrada de parte de nossa sociedade. Isso se dá particularmente com as populações consideradas minoritárias ou não privilegiadas, negros e/ou periféricos, que são minimamente representados nos canais midiáticos, não ocupando lugares de destaque positivo, tendo o elemento branco como representante natural da espécie.Dentro deste mesmo capítulo trazemos alguns episódios do Slam que nos permitem ampliar a discussão sobre o racismo estrutural e as possibilidades de aplicação do uso do palavrão, pensando que o impacto causado pelos slamers em suas performances ao utilizar esse linguajar torna-se ainda mais potente. O Slam tem se tornado uma importante ferramenta no processo de ensino/aprendizagem, e neste trabalho iremos utilizar essa expressão para dar e ampliar o discurso daqueles que ainda têm suas inquietudes denegadas pelas instituições de poder.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673527 - PAULO HENRIQUE CAETANO
Interna - 1715892 - FILOMENA MARIA AVELINA BOMFIM
Externa ao Programa - 435108 - SUELY DA FONSECA QUINTANA
Externa à Instituição - ROSANA MACHADO DE SOUZA - IFSUDESTEMG
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 10:22
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa04.ufsj.edu.br.sigaa04