Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA DOS SANTOS MARTINS

DISCENTE : ANA CAROLINA DOS SANTOS MARTINS
DATA : 03/04/2023
LOCAL: meet.google.com/tty-gqhu-ypw

REPENSANDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MÚSICA PARA ATUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES SURDOS NA ESCOLA FORMAL

Palavras-chave: Educação musical especial, Formação docente, Libras, Estudante surdo.

Nos últimos anos, vimos as políticas públicas, a legalização de processos e o fomento das práticas da educação inclusiva avançarem no Brasil. Concomitantemente, a inclusão de estudantes com deficiências tornou-se uma realidade bastante presente no cotidiano escolar, o que exigiu das instituições: construções de processos arquitetônicos e pedagógicos, adaptações metodológicas ampliadas e professores especializados para atender a essa demanda. Por essa razão, desenvolvemos um estudo com o objetivo de analisar se a formação de futuros docentes dos cursos de Licenciatura em Música das instituições públicas do Brasil contempla o atendimento a esse público e, no caso específico desta pesquisa, os estudantes surdos no contexto da escola formal. Assim, a investigação seguiu uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de pesquisa documental, nos principais documentos norteadores da formação de professores – os Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs); e ainda, nas dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), via palavras-chave correlacionadas ao ensino de música para estudantes surdos, e em publicações realizadas pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM), abrangendo os anos de 2019 a 2021 a fim de que, por meio dos materiais analisados, pudéssemos evidenciar a necessidade de uma formação especial para atender os estudantes surdos e evidenciar a urgência do desenvolvimento de estudos nessa área, acompanhando dessa maneira o avanço da educação inclusiva no Brasil. Com base em uma análise crítica dos documentos, a pesquisa pretendeu comprovar a hipótese de que há pouco sendo estudado, refletido e vivenciado na formação dos futuros docentes, no que se refere às possíveis relações do estudante surdo com a música. Por essa razão, buscou-se demostrar a imprescindibilidade de reformulações nos PPCs e nos processos formativos das Licenciaturas em Música das instituições públicas brasileiras, desde a inclusão da disciplina de Libras no currículo dos cursos, às conduções didático-metodológicas, às referências teóricas norteadoras dos processos e à compreensão desse sujeito enquanto estudante. Por fim, esta pesquisa esteve comprometida com a igualdade e a equidade de oportunidades educacionais a todos os estudantes, especialmente o estudante surdo no contexto da escola formal, e com a oferta de aulas de Música com qualidade, ministradas por professores metodologicamente preparados para que esses estudantes possam, de fato, vivenciar os diversos ganhos que o aprendizado da música oportuniza.

Presidente - 043.658.438-77 - ANA ROSELI PAES DOS SANTOS - UFT
Interna - 1540304 - CARLA SILVA REIS
Externa à Instituição - VIVIANE DOS SANTOS LOURO
Externa à Instituição - CLAUDIA RIBEIRO BELLOCHIO