|
Dissertações |
|
|
1
|
-
Jade Maria de Souza Almeida
-
IDENTIDADE E MEMÓRIA: ESTUDO DAS MEMÓRIAS DA BEATA NHÁ CHICA NA COMUNIDADE DO RIO DAS MORTES PEQUENO - SÃO JOÃO DEL-REI
-
Orientador : ORLANDO JOSE DE ALMEIDA FILHO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
ORLANDO JOSE DE ALMEIDA FILHO
-
SIRLEIA MARIA ARANTES
-
Data: 21/01/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação é um estudo das Identidades, representações e das práticas de devoção a Beata Francisca de Paula de Jesus ( Nhá Chica) no distrito de Rio das Mortes Pequeno, pertencente a cidade mineira de São João del Rei, como se correlaciona com a formação da Identidade religiosa nacional brasileira no período colonial, bem como o surgimento de santos nacionais, com intensão de identificar uma possível conexão entre o processo de identidade nacional brasileira com a identidade católica, construção de memória coletiva e relação entre Igreja e estado.Com base nisso a pesquisa busca analisar através da memória e da prática da história oral, como o processo de identidade à respeito da Beata teve início na comunidade e influenciou na construção de um conjunto de representações a esse respeito.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation is a study of the Identities, representations and practices of devotion to Beata Francisca de Paula de Jesus ( Nhá Chica) in the district of Rio das Mortes Pequeno, belonging to the mining town of São João del Rei, how it correlates with the formation of the Brazilian national religious identity in the colonial period, as well as the emergence of national saints, with the intention of identifying a possible connection between the process of Brazilian national identity with Catholic identity, the construction of collective memory and the relationship between church and state. the research seeks to analyze, through memory and the practice of oral history, how the process of identity regarding Beata began in the community and influenced the construction of a set of representations in this regard.
|
|
|
2
|
-
Mariana Alves de Araujo
-
"As velhas e boas tradições vão-se": conceitos temporais e identificação local na imprensa de São João Del-Rei (1905-1920)
-
Orientador : Danilo José Zioni Ferretti
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
LUIZ FRANCISCO ALBUQUERQUE DE MIRANDA
-
JAMES WILLIAM GOODWIN JR.
-
Data: 25/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Utilizando a metodologia da história dos conceitos proposta por R. Koselleck, a presente pesquisa analisa os jornais de São João del-Rei entre os anos de 1905 e 1920 para identificar como as elites locais, no início do século XX, articulavam o passado e o futuro na construção da imagem da cidade. De forma a entender essa articulação, explora-se a construção de uma cultura histórica e uma história local na imprensa, expressas em documentos e textos históricos publicados nos periódicos, além de colunas sobre festas cívicas e a construção de bustos. São também analisadas as menções às festividades religiosas na imprensa e a mobilização dos jornais e do comércio para sua realização. Ademais, investiga-se como a identificação de São João del-Rei com o tradicional foi reforçada nos periódicos e em que medida a imprensa refletia um discurso de valorização do passado promovido por alguns intelectuais da época. Além disso, examina-se o receio dos homens da imprensa em relação a possível perda de alguns elementos das tradições religiosas devido à modernidade. Discute-se também o esforço da imprensa em apresentar São João del-Rei como uma 'cidade moderna', utilizando elementos como a natureza, o comércio, a música e a intelectualidade como símbolos de 'civilização'. Aborda-se, por fim, o incômodo da imprensa diante de um passado materializado no casario colonial e nos sinos da cidade, além de investigar os momentos em que os homens da imprensa reconheciam a convivência entre o passado e o futuro. Por investigar os indícios de uma valorização da tradição anterior ao chamado movimento modernista, esta pesquisa se insere dentro da produção historiográfica que busca matizar a tendência geral de valorização do progresso no período.
-
Mostrar Abstract
-
Using the methodology of the history of concepts proposed by R. Koselleck, the This research analyzes the newspapers of São João del-Rei between the years 1905 and 1920 to identify how local elites, at the beginning of the 20th century, articulated the past and the future in building the city’s image. In order to understand this articulation, the construction of a historical culture and local history in the press is explored, expressed in documents and historical texts published in periodicals, in addition to columns about civic festivities and the construction of busts. Also analyzed are the mentions of religious festivities in the press and the mobilization of newspapers and the commerce for its realization. Furthermore, it is investigated how the identification of Saint John del-Rei with the traditional was reinforced in the periodicals and to what extent the press reflected a discourse of valuing the past promoted by some intellectuals from era. Furthermore, the fear of press men in relation to possible loss of some elements of religious traditions due to modernity. It also discusses the press's effort to present São João del-Rei as a 'modern city', using elements such as nature, commerce, music and intelligentsia as symbols of civilization.
|
|
|
3
|
-
Letícia Silva Almeida
-
A Carapuça que serviu: a transição da fazenda escravocrata à comunidade negra rural na Região das Vertentes
-
Orientador : MANUEL JAUARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MANUEL JAUARA
-
AFONSO DE ALENCASTRO GRACA FILHO
-
ACACIO SIDINEI ALMEIDA SANTOS
-
Data: 26/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda a transição da Fazenda da Carapuça, uma propriedade escravocrata localizada na região das Vertentes, em Minas Gerais, para a formação da comunidade negra rural de São Pedro da Carapuça no início do século XX. Por meio da análise de documentos históricos, tradições orais e registros eclesiásticos, a pesquisa reconstrói a trajetória das pessoas escravizadas e de seus descendentes que se encontraram na terra após a abolição. O estudo destaca o papel da doação de terras feita pelo proprietário Américo José de Castro, os desafios enfrentados na formação da comunidade e a persistência da identidade e da herança cultural entre os remanescentes quilombolas. O estudo buscou compreender como os ex-escravizados lidaram com o período pós- abolição, negociaram sua autonomia e afirmaram seu direito à terra. O trabalho também examina o contexto social e econômico da escravidão na região, detalhando a estrutura fundiária da Fazenda da Carapuça e as relações entre senhores e escravizados, com base em registros que revelam a posse de terras, bens e mão de obra cativa. A partilha dos bens da família Pinto de Barros, antigos proprietários da fazenda, é um dos aspectos centrais da pesquisa, permitindo identificar os escravizados que viveram na propriedade e estabelecer possíveis conexões genealógicas com os atuais moradores da comunidade. Ao reconstituir essa trajetória, o trabalho contribui para o entendimento das dinâmicas sociais do pós-abolição e das estratégias adotadas pelos ex-escravizados para garantir sua autonomia e pertencimento territorial. A pesquisa evidencia como a permanência na terra foi fundamental para a manutenção dos laços comunitários e para a preservação da história.
-
Mostrar Abstract
-
This study examines the transition of Fazenda da Carapuça, a slaveholding estate located in the Vertentes region of Minas Gerais, into the formation of the rural Black community of São Pedro da Carapuça in the early 20th century. Through the analysis of historical documents, oral traditions, and ecclesiastical records, the research reconstructs the trajectory of enslaved individuals and their descendants who remained on the land after abolition. The study highlights the role of the land donation made by the estate owner, Américo José de Castro, the challenges faced in forming the community, and the persistence of identity and cultural heritage among the quilombola descendants. It seeks to understand how formerly enslaved people navigated the post-abolition period, negotiated their autonomy, and asserted their right to the land. The study also examines the social and economic context of slavery in the region, detailing the land structure of Fazenda da Carapuça and the relationships between slaveholders and enslaved individuals, based on records that reveal land ownership, assets, and captive labor. The division of property among the Pinto de Barros family, former owners of the estate, is a central aspect of the research, allowing for the identification of enslaved individuals who lived on the property and the establishment of possible genealogical connections with current residents of the community. By reconstructing this trajectory, the study contributes to the understanding of post-abolition social dynamics and the strategies adopted by formerly enslaved people to secure their autonomy and territorial belonging. The research highlights how remaining on the land was crucial for maintaining community ties and preserving history.
|
|
|
4
|
-
Uziel Ananias Sant'Ana Almeida
-
Contradições em Ébano: mobilização e representatividade negra no Pós Abolição
-
Orientador : LEON FREDERICO KAMINSKI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEON FREDERICO KAMINSKI
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
JOSIANE DE PAULA NUNES
-
EMILLA GRIZENDE GARCIA
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação analisa a mobilização social e política da comunidade negra no Brasil no final do século XIX e início do século XX, focando no recorte temporal de 1924 – 1937, na cidade e estado de São Paulo. O escopo desta análise ancora-se na imprensa negra como canal de difusão de uma intelectualidade negra com foco em figuras como José Correia Leite e Arlindo Veiga dos Santos. A pesquisa investiga o papel desta imprensa na luta contra o racismo e na busca por igualdade social, examinando como os jornais e as associações negras contribuíram para a construção de uma identidade coletiva e para a conquista de direitos. O trabalho destaca a importância destas publicações na formação de uma consciência política entre os negros e na articulação de suas demandas por justiça social e reconhecimento. As divergências ideológicas entre os líderes negros, como José Correia Leite, que se identificava com o socialismo, e Arlindo Veiga dos Santos, com sua visão nacionalista, são analisadas, revelando diferentes estratégias de resistência e inserção social. A Frente Negra Brasileira é analisada na perspectiva de meio de concretização dos objetivos destes dois personagens, em prol da população de cor. Esta entidade é percebida também como continuação do projeto do Congresso da Mocidade Negra, planejada também por estes dois sujeitos históricos, mas não concluída de fato. Entre os periódicos analisados, O Clarim d’Alvorada e o A Voz da Raça são destacados como sendo a plataforma na qual os dois personagens analisados com mais frequência e notoriedade expressavam seus ideais. O estudo conclui que a imprensa e as associações negras foram essenciais na construção de uma identidade coletiva e na luta por justiça social e igualdade racial, abrindo caminho para as conquistas políticas e sociais da população afro-brasileira no século XX.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation examines the social and political mobilization of the Black community in Brazil during the late 19th and early 20th centuries, focusing on the period from 1924 to 1937 in the city and state of São Paulo. The scope of this analysis is anchored in the Black press as a channel for disseminating Black intellectual thought, centering figures such as José Correia Leite and Arlindo Veiga dos Santos. The research investigates the role of this press in the fight against racism and the pursuit of social equality, exploring how Black newspapers and associations contributed to the construction of a collective identity and the struggle for rights. The study emphasizes the importance of these publications in fostering political consciousness among Black individuals and articulating their demands for social justice and recognition. Ideological divergences among Black leaders, such as José Correia Leite, who aligned with socialism, and Arlindo Veiga dos Santos, with his nationalist vision, are analyzed, revealing distinct strategies of resistance and social integration. The Brazilian Black Front (Frente Negra Brasileira) is examined as a vehicle for advancing the objectives of these two figures in service of the Black population. This organization is also interpreted as a continuation of the Congresso da Mocidade Negra (Congress of Black Youth), a project planned by these historical figures but never fully realized. Among the periodicals analyzed, O Clarim d’Alvorada and A Voz da Raça stand out as platforms where the two leaders most frequently and prominently expressed their ideals. The study concludes that the Black press and associations were essential in constructing a collective identity and advocating for social justice and racial equality, paving the way for the political and social achievements of Afro-Brazilian communities in the 20th century.
|
|
|
5
|
-
Júlia Condé Belli Bigonha
-
Desejos julgados: a acusação de sodomia contra mulheres pela inquisição na Bahia Colonial (1591-1593)
-
Orientador : MARIA LEONIA CHAVES DE RESENDE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA LEONIA CHAVES DE RESENDE
-
CÁSSIO BRUNO DE ARAUJO ROCHA
-
ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
-
Data: 27/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho busca compreender e analisar as mulheres processadas por sodomia na primeira visitação inquisitorial as partes do Brasil, partindo a ótica dos estudos de gênero colaborando assim para a construção da história das mulheres no Brasil colônia. A sodomia, apesar de ser um delito pensado a partir de corpos masculinos que gerava uma série de incompatibilidades ao corpo feminino, foi utilizado como termo para julgar relações homoeróticas feminina. A definição problemática do delito de sodomia fez com que muitas mulheres escapassem das garras inquisitoriais tendo suas relações homoafetivas compreendidas como molícies. A perseguição ao delito também fez parte da empreitada colonizadora portuguesa de expansão do reino e da fé católica, nesse sentido a igreja católica buscou formas de controlar as ações e corpos de seus fiéis respaldados pela moralidade cristã. Para compreender tais práticas foram analisadas a documentação inquisitorial produzida pela expedição do licenciado Heitor Furtado de Mendonça, na sua etapa baiana - 1591-1593 - particularmente as denúncias contra mulheres que geraram processos por tais práticas, totalizando cinco mulheres processadas.
-
Mostrar Abstract
-
This present work aims to understand and analyze women prosecuted for sodomy in the first inquisitorial visitations in parts of Brazil, approaching it from the perspective of gender studies, thus contributing to the construction of the history of women in colonial Brazil. Sodomy, despite being a crime primarily associated with male bodies and generating a series of incompatibilities with the female body, was also used as a term to judge female same-sex erotic relationships. The problematic definition of the crime of sodomy led many women to escape the clutches of the Inquisition, as their same-sex relationships were often understood as mere "improprieties" or "lewdness." The persecution of this crime was also part of the Portuguese colonial endeavor to expand the kingdom and the Catholic faith. In this sense, the Catholic Church sought ways to control the actions and bodies of its faithful, supported by Christian morality. In order to understand such practices, the inquisitorial documentation produced by the expedition of Licenciado Heitor Furtado de Mendonça was analyzed, particularly during its Bahian stage from 1591 to 1593. This included examining the denunciations against women that led to trials for such practices, totaling five prosecuted women.
|
|
|
6
|
-
GEOVANE DE CARVALHO MELADO
-
"Um verniz de integridade cobrindo as trevas violentas": Slasher e crítica da nostalgia oitocentista em American Horror Story: AHS 1984 (2019)
-
Orientador : CASSIA RITA LOURO PALHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CASSIA RITA LOURO PALHA
-
ALFREDO NAVA SANCHEZ
-
INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
-
EMILLA GRIZENDE GARCIA
-
Data: 28/02/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O final da década de 1970 e a década de 1980 nos Estados Unidos da América foi um período no qual pautas identitárias eram atacadas por um grupo neoconservador, que tinha o apoio do mercado, militares e da Direita Cristã. Logo, essa parcela política teve o apoio de parte do cinema, que contribuía disseminando o discurso que pautava o que deveria ser aceito e o que deveria ser repudiado. Surgido no mesmo período, o cinema slasher, subgênero do horror, apresentava vilões e heróis que eram modelos de sujeitos a serem punidos ou integrados na comunidade estadunidense. Com a produção repetitiva e em excesso destes filmes, logo o gênero perdeu força nas salas de cinema, retomando na década de noventa, mas, novamente, se apagou. Somente na década de 2010, com a ascenção da nostalgia oitentistas nas produções midiáticas, o slasher retorna. Desta vez, o subgênero trouxe, além das referências aos anos 1980, um discurso identitário, muitas vezes buscando corrigir discursos e representações conservadoras que eram comuns ao slasher. Em 2019, a série antológica American Horror Story, de Ryan Murphy e Brad Falchuk, chegou à sua nona temporada, intitulada AHS 1984, homenageando produções slasher clássicas, ao mesmo tempo que critica estas em suas mensagens neoconservadoras. O presente trabalho buscou identificar e analisar de que forma a produção realiza essa crítica ao neoconservadorismo através das representações dos assassinos e final girls, as heroínas. Ainda, observou-se como os criadores perceberam os anos 1980, para isso, foi necessário o diálogo com outras obras da década de oitenta e produções contemporâneas ao objeto de estudo.
-
Mostrar Abstract
-
The late 1970s and the 1980s in the United States of America were a period in which identity issues were attacked by a neoconservative group supported by the market, the military, and the Christian Right. Consequently, this political faction had the backing of part of the film industry, which contributed to disseminating a discourse that dictated what should be accepted and what should be repudiated. Emerging during the same period, the slasher film, a subgenre of horror, portrayed villains and heroes as models of individuals to be either punished or integrated into American society. Due to the repetitive and excessive production of these films, the genre soon lost momentum in theaters, briefly resurging in the 1990s before fading again. It was only in the 2010s, with the rise of 1980s nostalgia in media productions, that the slasher genre made a return. This time, in addition to referencing the 1980s, the subgenre incorporated an identity-driven discourse, often seeking to correct the conservative messages and representations that were common in earlier slashers. In 2019, the anthology series American Horror Story, created by Ryan Murphy and Brad Falchuk, reached its ninth season, titled AHS: 1984, paying homage to classic slasher films while simultaneously critiquing their neoconservative messages. This study aimed to identify and analyze how the show critiques neoconservatism through the representations of killers and final girls, the heroines. Additionally, it examined how the creators perceived the 1980s, requiring a dialogue with other works from that decade as well as contemporary productions related to the subject
|
|
|
7
|
-
Marcelino Joaquim Arota
-
Ensino de História em Moçambique após Independência: uma Análise das Reformas Educacionais e Materiais Didáticos
-
Orientador : INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
INGRID SILVA DE OLIVEIRA LEITE
-
ORLANDO JOSE DE ALMEIDA FILHO
-
LUÍS ALFREDO CHAMBAL
-
Data: 10/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho analisa as influências que tiveram as políticas públicas de educação em Moçambique no que concerne as reformas curriculares e o contributo do Ensino de História, no período após independência (1975) até aos dias atuais. Para tal, recorreu-se à pesquisa descritiva, à pesquisa qualitativa e a pesquisa bibliográfica. A abordagem teórica baseou-se nos pontos de vista de Basílio (2006); Barbosa (1998); Bittencourt (2004); Gonçalves (2007); Rusen (1997), Jamal (2019) e Schmidt et al. (2009), que possibilitaram e conjugadas com os dados consultados atraves das bibliografias a nivel das bibliotecas do Brasil e de Moçambique podemos concluir que o processo educativo em Moçambique teve como base três instrumentos que serviram como marco legal que fizeram com que o governo pudesse construir um Sistema Nacional de Educação (SNE), capaz de responder aos desafios das mudanças do país, desde 1975 até hoje, são eles: Lei nº 4/83, de 23 de março, Lei 6/92 de 6 de maio e a Lei n.º 18/2018 de 28 de dezembro. Neste caso, o Sistema Nacional da Educação (SNE) em Moçambique pode ser dividida em quatro momentos: Educação pós independência, antes do SNE de 1975-1982; Introdução do Sistema Nacional de Educação de 1983 até 1991; Reforma do Sistema Nacional de Educação de 1992-2017 e a Lei nº 18/2018, O Sistema Nacional Educação (Lei vigente). Dizer que, Nos primeiros anos após a independência o Sistema Nacional da Educação, tinha quatro níveis: Primário, Secundário, Médio e Superior. Em seguida entra em vigor a primeira lei do sistema nacional de educação sub artigo 4 da Lei 4/83 de 23 de março, que estabelecia os seguintes objetivos gerais: Formar cidadãos com uma solida preparação política, ideologia, cientifica, técnica, cultural e física e uma elevada educação patriótica e cívica; Erradicar o analfabetismo de modo a proporcionar a todo povo o acesso ao conhecimento científico e o desenvolvimento pleno das suas capacidades; Introduzir a escolaridade obrigatória e universal de acordo com o desenvolvimento do país, como meio de garantir a educação básica a todos os jovens moçambicanos, etc. No que concerne ao Material Didático em Moçambique no pós independência, houve a insuficiência de material didático, onde, o presidente da republica (na altura) Samora Machel tendo ordenado aos seus compatriotas que a educação pudesse funcionar com material improvisado. No que concerne ao ensino gratuito em Moçambique abrange propinas, taxas e emolumentos, relacionados com a matrícula, frequência e cerificação, livros didáticos e outras despesas são assumidas pelo Estado. No que concerne o Ensino de História ao Longo das Reformas, depois de Alcançar a Independência, em 1975, a preocupação do governo moçambicano pautou-se na reconstrução de um currículo que pudesse adequar-se às novas condições que pudessem atingir as necessidades práticas e culturais do povo moçambicano e aquilo que a FRELIMO escreveu, sobretudo, o nacionalismo moçambicano devia fazer parte da História de Moçambique: quem somos nós, donde viemos e sobretudo o que nós éramos. Portanto, resgatar o passado moçambicano em associação aos fatos mais atuais. Os Grandes Desafios da Educação em Moçambique na atualidade e a expansão do sistema educativo de qualidade em todos os níveis, com particular realce para o pré-escolar e o nível pós-Primário; a formação e colocação de formadores/professores para a eficaz implementação curricular, incluindo a nível da modalidade de Ensino Bilíngue, etc.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzes the influences that public education policies in Mozambique had with regard to curricular reforms and the contribution of History Teaching, in the period after independence (1975) until the present day. To this end, descriptive research, qualitative research and bibliographic research were used. The theoretical approach was based on the views of Basílio (2006); Barbosa (1998); Bettencourt (2004); Gonçalves (2007); Rusen (1997) and Schmidt et al. (2009), which made it possible and combined with the data consulted through bibliographies at the level of libraries in Brazil and Mozambique, we can conclude that the educational process in Mozambique was based on three instruments that served as a legal framework that allowed the government to build a National Education System (SNE), capable of responding to the challenges of the country's changes, from 1975 to today, they are: Law no. 4/83, of March 23, Law 6/92 of May 6 and Law no. 18/2018 of December 28. In this case, the National Education System (SNE) in Mozambique can be divided into four moments: Post-independence education, before the SNE of 1975-1982; Introduction of the National Education System from 1983 to 1991; Reform of the National Education System from 1992-2017 and Law No. 18/2018, The National Education System (current law). To say that, in the first years after independence, the National Education System had four levels: Primary, Secondary, Middle and Higher. The first law of the national education system, sub article 4 of Law 4/83 of March 23, came into force, which established the following general objectives: To form citizens with solid political, ideological, scientific, technical, cultural and physical preparation and a high patriotic and civic education; Eradicate illiteracy in order to provide all people with access to scientific knowledge and the full development of their capabilities; Introduce compulsory and universal education in accordance with the country's development, as a means of guaranteeing basic education to all young Mozambicans, etc. Regarding teaching materials in Mozambique after independence, there was an insufficiency of teaching materials, where the president of the republic (at the time) Samora Machel ordered his compatriots that education could work with improvised material. Regarding free education in Mozambique, it covers tuition fees, fees and charges, related to registration, attendance and certification, textbooks and other expenses are assumed by the State. Regarding the Teaching of History throughout the Reforms, after achieving Independence in 1975, the Mozambican government's concern was based on rebuilding a curriculum that could adapt to the new conditions that could meet practical and cultural needs. Of the Mozambican people and what FRELIMO wrote, above all, Mozambican nationalism should be part of the History of Mozambique: who we are, where we came from and above all who we were. Therefore, recover the Mozambican past in association with the most current facts. The Great Challenges of Education in Mozambique today and the expansion of the quality educational system at all levels, with particular emphasis on pre school and post-primary levels; the training and placement of trainers/teachers for effective curricular implementation, including at the level of Bilingual Education, etc.
|
|
|
8
|
-
Gustavo Nogueira Rabelo
-
ANABASE LUSITANA: A RELAÇÃO ENTRE A ÉPICA E A HISTORIOGRAFIA QUINHENTISTA PORTUGUESA SOBRE O PRIMEIRO CERCO DE DIU (1538)
-
Orientador : LUIZ FRANCISCO ALBUQUERQUE DE MIRANDA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUIZ FRANCISCO ALBUQUERQUE DE MIRANDA
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
ANA PAULA SENA GOMIDE
-
Data: 27/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
O principal objetivo desta dissertação é analisar a natureza do discurso e das representações presentes no poema épico português O primeiro cerco que os turcos puseram à fortaleza de Diu (1589), composto pelo fidalgo Francisco de Andrade. Publicado em honra de Felipe II de Espanha, a referida epopeia narra, principalmente, como o título sugere, o primeiro cerco à fortaleza lusa de Diu, ocorrido em 1538. Inspirado pela crônica Livro primeiro do cerco que os turcos poseram a fortaleza de Diu (1556) de Lopo de Sousa Coutinho e pelo Os Lusíadas (1572) de Luís de Camões, o poema de Andrade destaca-se pela sua especial preocupação em pregar valores morais e uma notável fidelidade em relação a crônica a qual se inspira, algo relativamente incomum ao padrão das épicas do período. Dessa maneira, este breve estudo busca pensar também a relação próxima que existia entre a poesia épica lusitana e a historiografia do reino no século XVI, tomando como fontes principais a crônica de Coutinho e a epopeia de Francisco de Andrade.
-
Mostrar Abstract
-
TThe main objective of this dissertation is to analyze the nature of the discourse and representations present in the Portuguese epic poem O primeiro cerco que os turcos puseram à fortaleza de Diu (1589), composed by the nobleman Francisco de Andrade. Published in honor of Philip II of Spain, this epic primarily narrates, as the title suggests, the first siege of the Portuguese fortress of Diu, which took place in 1538. Inspired by the chronicle Livro primeiro do cerco que os turcos poseram a fortaleza de Diu (1556) by Lopo de Sousa Coutinho and by Os Lusíadas (1572) by Luís de Camões, Andrade's poem is notable for its strong emphasis on moral preaching and its remarkable fidelity to the chronicle that inspired it – something relatively uncommon among epic poems of the period. Accordingly, this brief study also aims to reflect on the close relationship between Lusitanian epic poetry and the historiography of the Portuguese kingdom in the 16th century, taking Coutinho’s chronicle and Francisco de Andrade’s epic as its primary sources.
|
|
|
9
|
-
GARCIA MARCELINO
-
Sociedade Bayaka em Angola: Origem, Estrutura e Tradição Oral, do século XVI aos dias atuais.
-
Orientador : MANUEL JAUARA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AFONSO DE ALENCASTRO GRACA FILHO
-
IVALDO MARCIANO DE FRANÇA LIMA
-
MANUEL JAUARA
-
Data: 31/03/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Resumo: O presente projeto de dissertação de mestrado tem como principais eixos em analise a Sociedade Bayaka em Angola: origem, estrutura e tradição oral, do século XVI aos dias atuais. Ao longo da nossa pesquisa procuramos responder a seguinte questão: como foi construído o conceito Yaka/Jaga ao longo dos tempos, sobretudo, por não ter sido enquadrado no povo kongo, kimbundu e lunda tchokwé pelos estudiosos europeus e não só, que se fizeram na região do médio Kwango na África Central e Ocidental? Objetivando descrever como a sociedade bayaka ou mayaka vem sendo construída historicamente ao longo dos tempos. Ao reavaliarmos o conceito Yaka, iaca ou jaga proporcionou melhor compreensão da estrutura horizontal patriarcal desta sociedade bakongo yaka, que foi escarnecida pelos europeus exploradores e cronistas, militares e missionários, que se fizeram nas terras de Angola, mostrando evidencias acerca da existência desta população bakongo Bayaka, na região do Kwango e Alto zaza, liderada atualmente pelo M´fumu Kyanvu Muata Uta Kabamba VII, auxiliado por Swa, Kilolas e Kaxalas. O presente projeto se fundamenta basicamente em pesquisa bibliográfica, subdividida em primeiro grupo composto por obras de autores clássicos (séculos XVIII e XIX) aos mais modernos do século XXI, referente à bibliografia primária; o segundo grupo é composto por obras referentes a bibliografia complementar.
-
Mostrar Abstract
-
ABSTRAT
The present master's dissertation has as it´s main axes in analyzing Bayaka society in Angola: origin, structure and oral tradition, from the 16th century to the present day. This theme, because of its complexity, our delimitation is embodied with the invasive action of the Yaka/Jagas who, in the year 1568, revolted against King D. Álvaro I of Kongo, being the most impactful moment in political life and not only this society to the present day, which led us to this question for not considering Yaka as the subgroup of the Kongo people, with the question of Kongo, Research: How was the Yaka/Jaga concept over time, especially, for not being framed in the Kongu, Kimbundu and Lunda Tchokwé people by European scholars and not only, which were done in the Middle Kwango region in Central and Western Africa? Aiming to describe how Bayaka or Mayaka society has been historically built over the ages. When we reevaluate the Yaka, Iaca or Jaga concept provided a better understanding of the patriarchal horizontal structure of this Bakongo Bayaka society, which was used derogatory by Europeans exploitants and chroniclers, military and missionaries, who assumed the role of anthropologists or ethnographers, showing evidence about the existence of this population Bakongo Bayaka, in the Kwango region, currently led, and currently led. By M´Fumu Kyanvu Muata Uta Kabamba VII, assisted by Swa, Kilolas and Kaxalas that are part of the Council of Elders. Our research is based on bibliographic research and oral history collected in Uige, subdivided into groups: first is composed of works by classic authors (eighteenth and nineteenth centuries) to the most modern of the 21st century and oral history; The second is composed of works related to the complementary bibliography. The results of the research allowed the experience in building Bayaka society and its historical evolution, and the inherited identity overcomes the modern identity acquired from the West. The lack of autonomy of traditional power through the party/state, through indirect, paternalistic and assimilationist administration to combat the tribalist and division of ethnic groups and introduce a nationalist conception.
|
|
|
10
|
-
João Paulo Santos Marques
-
Memórias de um massacre: a construção das memórias do Massacre do Carandiru e seus diálogos na dimensão cultural (André du Rap e Mano Brown)
-
Orientador : Danilo José Zioni Ferretti
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CASSIA RITA LOURO PALHA
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
GIOVANA DE CARVALHO CASTRO
-
Data: 11/04/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa se refere propriamente à construção das memórias do massacre do Carandiru, ocorrido em 02 de outubro de 1992, presente em duas narrativas: Diário de um Detento e Sobrevivente André du Rap (do massacre do Carandiru). Para além da análise crítica do discurso das duas fontes primárias principais, elabora-se no conceito de memória imediata a repercussão do massacre nos dois maiores veículos jornalísticos de São Paulo, os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, analisando as narrativas presentes nos jornais tanto dos detentos quanto dos elementos perpetradores, colocando a memória dos acontecimentos no pavilhão 9 em disputa. Tratando-se das duas fontes primárias, o rap entra como elemento sociabilizador, buscando ser entendida a conjuntura da produção musical independente que era realizada dentro das muralhas do Carandiru e pensando nos dois sujeitos compositores das obras, André du Rap e Mano Brown, como sujeitos que compartilhassem representações da realidade preta e periférica, embora distintos. Por fim, apoiado na metodologia da análise crítica do discurso, faz-se a leitura das obras baseado no coeficiente plurivocal, entendendo quais vozes ecoam em ambas narrativas e a forma que estas constroem as memórias do massacre do Carandiru.
-
Mostrar Abstract
-
This research focuses on the construction of memories of the Carandiru massacre, which took place on October 2, 1992, in two narratives: Diário de um Detento and SobreviventeAndré du Rap (do massacre do Carandiru). In addition to the critical analysis of the discourse of the two main primary sources, the concept of immediate memory is used to elaborate on the repercussions of the massacre in São Paulo's two largest news outlets, the newspapers O Estado de São Paulo and Folha de São Paulo, analyzing the narratives present in the newspapers of both the inmates and the perpetrators, placing the memory of the events in Pavilion 9 in dispute. In the case of the two primary sources, rap comes in as a socializing element, seeking to understand the context of the independent musical production that took place within the walls of Carandiru and thinking of the two composers of the works, André du Rap and Mano Brown, as subjects who shared representations of the black and peripheral reality, although they were different. Finally, based on the methodology of critical discourse analysis, the works are read based on the plurivocal coefficient, understanding which voices echo in both narratives and how they construct the memories of the Carandiru massacre.
|
|
|
11
|
-
DENISE SILVA E SOUZA
-
A resistência dos Franciscanos de Divinópolis, Minas Gerais, durante os anos finais da ditadura militar (1974-1985): ações e articulações
-
Orientador : LEON FREDERICO KAMINSKI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EUCLIDES DE FREITAS COUTO
-
JOSIANE DE PAULA NUNES
-
LEON FREDERICO KAMINSKI
-
Data: 09/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos anos finais da ditadura militar (1974-1985), a Igreja Católica, influenciada pela teologia da libertação, se tornou uma das principais vozes contrárias as violações de direitos humanos e injustiças sociais. A instituição, representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), passou a realizar críticas contundentes à condução política e econômica do país e às violências cometidas pelo Estado. Na cidade de Divinópolis, Minas Gerais, não foi diferente. Contando com a presença de franciscanos da Ordem dos Frades Menores, ações diversas de resistência à ditadura foram perpetradas pelos católicos no município. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é compreender a atuação dos frades de Divinópolis inserida em uma rede mais ampla de ação da Igreja Católica no período, da qual tomava dianteira a CNBB. Mais especificamente, busca-se mapear o repertório de ação mobilizado por esses franciscanos, para compará-lo com a atuação de religiosos de outras localidades, operação que permitirá demonstrar o alinhamento das práticas desses católicos e evidenciar essa atuação em rede, bem como as conexões estabelecidas a partir dela. Além disso, para delinear o papel da CNBB diante do contexto, pretende-se compreender as orientações da CNBB ao clero naquele período. Como percurso metodológico, serão analisados e confrontados alguns conjuntos de fontes como os relatórios produzidos pela comunidade de informações da ditadura militar e edições do jornal A Semana e da Revista Santa Cruz, produzidos pelos franciscanos de Divinópolis, que apontam para as práticas de resistência dos frades naquele momento. Em complemento, serão observadas entrevistas com importantes personagens locais ou nacionais pertinentes a investigação, realizadas e publicadas em trabalhos anteriores ou sites de notícias. Ademais, no que se refere aos direcionamentos da CNBB, o foco estará no Plano Pastoral de Conjunto e nas Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil que foram produzidos pela entidade durante o período de nosso recorte temporal, materiais que permitirão dizer se as práticas dos católicos críticos estavam orientadas, ou ao menos legitimadas, pela entidade. A comparação entre a atuação de religiosos de localidades diversas é permitida a partir de revisão bibliográfica e da própria análise de relatórios da vigilância. Colabora com a investigação a perspectiva dos jogos de escala que em uma escala ampliada, já apontando para os resultados, confirma que os católicos progressistas, presentes em diferentes regiões, davam apoio a pessoas perseguidas, abriam espaços sob responsabilidade da Igreja, buscavam conscientizar a população e denunciar as violências estatais. Por outro lado, em escala mais aproximada, percebe-se que essas práticas foram aplicadas conforme a necessidade de cada localidade, a depender da intensidade da presença do autoritarismo no local. Quanto a CNBB, o que se percebe é que seu discurso e diretrizes seguiam o mesmo caminho crítico, o que certamente impulsionou às bases e os setores progressistas a manterem e intensificarem suas ações de resistência.
-
Mostrar Abstract
-
In the final years of military dictatorship (1974-1985), the Catholic Church, influenced by the Libertation Theology, became one of the main voices against the violations of human rights and social injustices. The institution, represented by the National Conference of Brasil’s Bishops (CNBB), began to issue strong criticisms regarding the country’s political and economic direction and the violence commited by the State. In the city of Divinopolis, Minas Gerais, the situation was no different. Counting with the presence of Order of Friars Minor’s Franciscans, various acts of resistance to the dicatorship were carried out by local Catholics. In front of this, the main objective of this research is to understand the role of the friars of Divinópolis as part of a wider netword of action within the Catholic Church during the period, led primarily by the CNBB. More specifically, the study seeks to map the repertoire of actions mobilized by these franciscans in order to compare it with the activities of religious figures fom other regions, operation that allows us to demonstrate the alignment of these catholic practices and highlight this networked action, as well as the connections that stemmed from it. Furthermore, in order to outline the role of CNBB within this context, the paper aims to comprehend the guidelines issued by the CNBB to the clergy during that period. Methodologically, several sets of sources will be analyzed and compared, such as reports produced by the intelligence community of the military dictatorship and editions of the newspaper A semana and Santa Cruz’s magazine, published by the franciscans of Divinópolis, wich points to the fiars’ resitance practices at the time. Additonally, interviews with importante local figures and news’ websites will be examinated. Regarding the CNBB’s directives, the focus will be on Joint Pastoral Plan and the General guidelines for the pastoral action of the Church in Brazil, produced by the entity during the period under the study. These materials will make it possible to determine whether the of critical Catholics were guided or at least legitimated by the institution. The comparison between the actions of religious figures in diferente regions is enabled by a literature review and by the analysis of surveillance reports. The investigation is supported by the perspective of scale shifts, wich, on a broader scale, already ponting to the results of this paper, confirms that progressive Catholics across various regions supported persecuted individuals, opened Church sponsored spaces, aimed to raise public awareness and report state violence. On a more localized scale, however, it become clear that these practices were applied according to the necessity of each locality, depending on the intensity of authoritarian presence in the region. Regarding CNBB, its discourse and guidelines followed the same critical path, wich certainly encouraged the basys progressive sectors to maintain and intensify their resistance efforts.
|
|
|
12
|
-
ALESSANDRO SOUSA MENDES
-
UMA ANÁLISE HISTÓRICA DO FILME “O PACIENTE: O CASO TANCREDO NEVES” (2018)
-
Orientador : CASSIA RITA LOURO PALHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUREO BUSETTO
-
CASSIA RITA LOURO PALHA
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
EMILLA GRIZENDE GARCIA
-
Data: 12/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem o intuito de analisar historicamente o filme “O Paciente: O Caso Tancredo Neves” (2018), buscando compreender de que maneira a imagem de ancredo Neves e a memória da transição política brasileira, associadas a símbolos de otimismo, esperança e conciliação, foram reativadas e projetadas no cenário eleitoral de 018, marcado por forte polarização política. Além do objetivo central, o estudo investiga, por meio da decupagem e análise audiovisual, como a narrativa construída pelo filme funciona como um espaço de disputa na formação de discursos e na consolidação de figuras políticas contemporâneas. Examina-se também o modo como a representação de Tancredo contribui para sustentar e projetar estereótipos ligados à chamada “mineiridade política”. Para isso, analisa-se o uso de imagens de arquivo e estratégias de verossimilhança mobilizadas pela obra, estabelecendo relações entre o ontexto de produção, exibição, recepção e o período histórico retratado.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to historically analyze the film "The Patient: The Tancredo Neves Case" (2018), seeking to understand how the image of Tancredo Neves and the memory of the Brazilian political transition, associated with symbols of optimism, hope, and conciliation, were reactivated and projected in the 2018 electoral scenario, marked by strong political polarization. In addition to the central objective, the study investigates, through audiovisual analysis and transcription, how the narrative constructed by the film functions as a space of dispute in the formation of discourses and the consolidation of contemporary political figures. It also examines how the representation of Tancredo contributes to sustaining and projecting stereotypes linked to the so-called "political Minas Gerais identity." To this end, it analyzes the use of archival images and verisimilitude strategies mobilized by the work, establishing relationships between the context of production, exhibition, reception, and the historical period portrayed.
|
|
|
13
|
-
GIOVANA DE CARVALHO CASTRO
-
ROZA CABINDA: Cidades atlânticas e memórias em disputa
-
Orientador : SILVIA MARIA JARDIM BRUGGER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
Danilo José Zioni Ferretti
-
HEBE MARIA DA COSTA MATTOS GOMES DE CASTRO
-
SILVIA MARIA JARDIM BRUGGER
-
Data: 15/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A dissertação analisa as disputas em torno das memórias públicas acerca da escravização em Juiz de Fora (MG). A partir da assunção de que se trata de uma cidade negra, profundamente marcada pela exploração escravista, busca dimensionar como a figura de Roza Cabinda, uma escravizada que levou o fundador da cidade à justiça para obtenção da sua liberdade, vem tensionando e alargando as representações sobre as lutas negras pelo direito ao protagonismo na historiografia e na formação do Estado Nacional Brasileiro ratificando a História Pública como campo que reverbera e coaduna essas tensões.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation analyzes the disputes surrounding public memories of slavery in Juiz de Fora (MG). Starting from the premise that it is a Black city, deeply marked by slave exploitation, it seeks to understand how the figure of Roza Cabinda, an enslaved woman who took the city's founder to court to obtain her freedom, has been challenging and broadening representations of Black struggles for the right to protagonism in historiography and in the formation of the Brazilian National State, ratifying Public History as a field that reverberates and aligns with these tensions.
|
|
|
14
|
-
IGOR FERNANDES CARNEIRO JUSTINO
-
"EXTRANJEROS EN NUESTRA PROPIA PATRIA”: raça, sociabilidade e intelectuais em La Broma (Buenos Aires, 1879 – 1882)
-
Orientador : PEDRO DEMENECH
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PEDRO DEMENECH
-
YOBANI MAIKEL GONZALES JAUREGUI
-
HEVELLY FERREIRA ACRUCHE
-
GEISA LOURENÇO RIBEIRO
-
Data: 19/12/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo principal analisar os discursos dos intelectuais jornalistas do semanário buenairense La Broma no período de 1879 a 1882, momento caracterizado pela implementação de diversas restrições à população negra na cidade de Buenos Aires. Para tanto, realiza-se uma investigação acerca das representações sociais do negro na historiografia portenha e do processo de invisibilidade imposto aos afrodescendentes pelos grupos hegemônicos responsáveis pela construção da identidade nacional, centrada em um ideal branco-europeu. Os porta-vozes da comunidade afro-portenha, por meio de uma esfera comunicativa paralela, estabeleceram uma identidade de resistência à exclusão a discriminação racial, o que contribuiu para a ampliação de seu campo simbólico e para a emergência da visibilidade. Tal dinâmica possibilita a análise do desenvolvimento de processos emancipatórios nesse contexto.
-
Mostrar Abstract
-
This study’s primary objective is to analyze the discourses of the intellectual journalists of the Buenos Aires weekly La Broma between 1879 and 1882, a period marked by the implementation of various restrictions on the Black population in the city. To that end, it investigates the social representations of Black people in porteño historiography and the process of invisibilization imposed on Afro-descendants by hegemonic groups responsible for constructing a national identity centered on a white-European ideal. The spokespersons of the Afro-porteño community, through a parallel communicative sphere, forged an identity of resistance to exclusion and racial discrimination, which contributed to the expansion of their symbolic field and to the emergence of visibility. This dynamic makes it possible to analyze the development of emancipatory processes in this context.
|
|