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Dissertações |
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JOANA D ARC LONGATTI SILVA
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"AÇÕES NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS"
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Orientador : CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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VANIA APARECIDA REZENDE
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GUSTAVO MELO SILVA
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RENATA PEDRETTI MORAIS LIMA
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MARLENE VALERIO DOS SANTOS ARENAS
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Data: 27/01/2025
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A redemocratização do país após 1988 possibilitou a ascensão de políticas públicas direcionadas a grupos historicamente excluídos, a fim de impulsionar a redução das desigualdades, as quais pressionam as minorias sociais. Em relação à educação, a democratização de oportunidades de acesso ao ensino superior passou por mudanças significativas e históricas ao adotar políticas de ações afirmativas possibilitando o acesso as instituições superiores de ensino de alunos advindos de escolas públicas e de baixa renda, bem como de cidadãos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PCD) e autodeclarados pretos e pardos. Diante desse contexto, pretende-se averiguar as políticas de permanência para discentes que acessaram a pós-graduação stricto sensu por meio de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais, com vistas a identificar a contribuição dessas políticas para permanência dos alunos beneficiados no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa de natureza qualitativa, foi conduzida por meio das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista semiestruturadas conduzidas na modalidade “em profundidade”. A pesquisa documental contemplou as resoluções das universidades sobre a política de ação afirmativa e a entrevista foi aplicada aos discente cotistas e aos coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu. Os dados empíricos obtidos na pesquisa documental e nas entrevistas foram analisados por meio da Análise de conteúdo por Bardin (1997), com auxílio do software IRaMuTeQ. Há indícios de que a normatização das políticas de acesso de ações afirmativas, nas IFES do Estado de Minas Gerais, na pós-graduação stricto sensu não garante a permanência dos alunos beneficiados por essa política e diferentemente do acesso, não há uma regra geral voltadas para aspectos de permanência, material ou simbólica, os quais são tratados de maneira individual e diferenciada por cada programa ou então, nem são considerados nos programas de pós-graduação.
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The redemocratization of Brazil after 1988 enabled the implementation of public policies aimed at historically excluded groups, with the objective of reducing inequalities affecting social minorities. In the educational sphere, the democratization of access to higher education underwent significant and historical changes with the adoption of affirmative action policies. These policies facilitated the inclusion of students from public schools and low-income backgrounds, as well as Indigenous peoples, quilombolas, individuals with disabilities (PWD), and those self-declared as Black or Brown.
In this context, the present study aims to investigate retention policies for students who entered stricto sensu graduate programs through quotas at Federal Higher Education Institutions (IFES) in Minas Gerais, seeking to identify the contribution of these policies to the continued enrollment of beneficiaries at this level of education.
To achieve this objective, qualitative research was conducted, employing bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews carried out in an “in-depth” format. The document analysis included university resolutions on affirmative action policies, while the interviews were conducted with quota students and coordinators of stricto sensu graduate programs.
The empirical data obtained through document analysis and interviews were analyzed using Content Analysis methodology as proposed by Bardin (1997), with the assistance of the IRaMuTeQ software. The findings suggest that the regulation of access policies through affirmative action in IFES in Minas Gerais at the stricto sensu graduate level does not guarantee the retention of students benefiting from these policies. Unlike access policies, there is no general regulation addressing retention aspects, whether material or symbolic, which are handled individually by each program or, in some cases, are not considered at all in graduate programs.
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José Bonifácio Couto de Andrada
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DÉFICIT HABITACIONAL E O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM MINAS GERAIS
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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JANDERSON MARTINS VAZ
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PABLO LUIZ MARTINS
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VANIA APARECIDA REZENDE
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Data: 03/02/2025
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A política habitacional passou a ser incorporada na agenda do poder público com as transformações sociais e econômicas que reconfiguraram a paisagem urbana no país ao longo do século XX, provocando um forte crescimento do déficit habitacional no Brasil. A participação do Estado na construção de moradias, sobretudo para as camadas mais populares, representou o reconhecimento de que os problemas habitacionais não seriam solucionados apenas pela atuação da iniciativa privada, exigindo atuação direta do poder público. O Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), implementado entre 2009 e 2020, representa essa atuação, tendo viabilizado mais de 6,5 milhões de unidades habitacionais no período. No entanto, apesar de sua relevância, foram encontrados poucos estudos que avaliaram a correspondência entre as unidades contratadas pelo Programa e o déficit habitacional em escala regional. Buscando contribuir para preencher esta lacuna, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar em que medida a distribuição das unidades habitacionais contratadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida correspondeu ao déficit habitacional estimado nas regiões de Minas Gerais. A pesquisa foi estruturada em três etapas: cálculo dos indicadores de concentração relativa do déficit habitacional e de concentração relativa das unidades habitacionais contratadas pelo PMCMV, e comparação entre ambos para verificar o grau de correspondência existente em cada região mineira. Os resultados revelaram discrepâncias significativas, com algumas regiões de maior déficit, como o Norte e Nordeste de Minas Gerais, recebendo um número insuficiente de unidades habitacionais, enquanto outras, como o Triângulo Mineiro, receberam moradias em excesso. Essas evidências sugerem que a alocação dos recursos do PMCMV não priorizou adequadamente as áreas mais necessitadas. A pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento das políticas habitacionais em Minas Gerais, sugerindo que uma revisão dos critérios de alocação de recursos e um planejamento mais alinhado da política habitacional aos indicadores do déficit podem potencializar os efeitos do PMCMV no combate ao déficit habitacional. Além da contribuição acadêmica, a pesquisa fornece embasamento para a implementação de políticas habitacionais mais precisas em Minas Gerais. Recomendou-se a priorização das regiões com maior déficit habitacional, a adoção de critérios de distribuição de recursos baseados em indicadores sociais e a melhoria da coordenação entre os órgãos públicos envolvidos na implementação das políticas habitacionais.
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Housing policy has been incorporated into the public agenda for several decades due to social and economic transformations that shaped the urban landscape throughout the 20th century, resulting in a significant housing deficit in Brazil. The State's involvement in housing construction, particularly for the most vulnerable groups, signified recognition that housing problems couldn't solely be addressed by private initiatives, requiring direct government intervention. The 'Minha Casa, Minha Vida' Program, the country's largest housing initiative, embodies this state intervention in housing production to mitigate the housing deficit, enabling approximately 6 million housing units between 2009 and 2020. Despite its scale, little research has focused on its impact on Brazil's housing deficit, especially at a regional level. Existing literature indicates that factors beyond the housing deficit played major roles in selecting cities for constructing units under the Program. Seeking to fill this research gap, this study aims to evaluate the PMCMV's impact in Minas Gerais by comparing the distribution of housing units contracted through the Program against the estimated housing deficit in its internal regions. The research unfolds in three stages: calculation of the relative concentration indicator of housing deficit in Minas Gerais regions using the methodology and estimates from the Fundação João Pinheiro; computation of the relative concentration indicator of regionally contracted housing units by the PMCMV, using official federal government data about the program’s execution; comparison of the level of correspondence between the contracted housing units and the existing deficit in each region. Beyond its academic contribution, this study aims to provide more precise foundations for the implementation of housing policies by the public sector in Minas Gerais.
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Paulo Vitor da Costa
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A judicialização da saúde e as repercussões orçamentárias no município de Ubá/MG
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Orientador : DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE LUIS BERTASSI
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DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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GABRIEL RODRIGO GOMES PESSANHA
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Data: 25/03/2025
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A saúde pública é um direito social fundamental, garantido pelo Artigo 6º da Constituição Federal (1988), e seu propósito é aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio da elaboração de políticas públicas. Apesar dos esforços da administração pública na implementação dessas políticas, muitas vezes o direito à saúde não é efetivamente concretizado de acordo com as diretrizes constitucionais. A omissão do Estado em fornecer assistência à saúde de maneira eficaz e eficiente resulta no fenômeno conhecido como "judicialização das demandas em saúde". Isso pode influenciar em um aumento não previsto nas despesas públicas, levando a possíveis modificações orçamentárias. Nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo analisar a influência das demandas judiciais no orçamento do município de Ubá, no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, identificando desafios de administração para lidar com as questões legais e orçamentárias relacionadas à saúde. Para atingir esse propósito, será conduzida uma análise descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa. Com base nos resultados espera-se propor soluções para minimizar a influência no orçamento decorrentes da judicialização na área de saúde no município de Ubá.
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Public health is a fundamental social right, guaranteed by Article 6 of the Brazilian Constitution (1988), and its purpose is to improve the citizens’ quality of life through the development of public policies. Despite the Public Administration’s efforts toward implementing these policies, the right to health is often not effectively implemented in accordance with constitutional guidelines. The State’s omission to provide health care in an effectively and efficiently manner, as established in the Constitution, results in the phenomenon known as “judicialization of health claims”. This occurs when citizens resort to the Judiciary to guarantee their constitutional rights to health, therefore leading the Courts to play a more active role in promoting this fundamental right. In this context, this study aims to analyze the impacts of the judicialization of health in the public budget of the municipality of Ubá, Minas Gerais. For this purpose, an analysis will be carried out based on indicators for assessing and monitoring law demands, using the model developed by Pepe (2011) as a methodological reference. In addition, a semi-structured interview will be performed to contextualize the local organizational management in relation to the results obtained from the initial analysis. Based upon these analyses, it will be possible to identify areas for improvement in the management and meeting of legal demands related to health care in the municipality.
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Luis Carlos Serafim Cordeiro
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O PROCESSO DE DESFAZIMENTO DE BENS PÚBLICOS – ESTUDO DE CASO DA DOAÇÃO DE VIATURAS FEITA PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL À GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE LUIS BERTASSI
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CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
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JANDERSON MARTINS VAZ
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 28/03/2025
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Este trabalho tem por escopo analisar o processo de desfazimento de bens públicos móveis, especificamente as doações de viaturas realizadas pela Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais (PRF/MG) à Guarda Civil Municipal de São João del-Rei (GCMSJDR), no ano de 2021. A pesquisa justifica-se pela relevância do tema para a Administração Pública, destacando os benefícios estruturais e operacionais que podem ser alcançados com o reaproveitamento de bens públicos ociosos, bem como os desafios institucionais e logísticos envolvidos. Foi utilizada uma abordagem metodológica mista, que combinou a observação participante, o estudo de caso, questionários eletrônicos e análise documental. O autor, enquanto membro da GCMSJDR, vivenciou diretamente as etapas do processo, permitindo uma análise imersiva. A análise documental envolveu a avaliação de normativas legais e relatórios operacionais fornecidos pela PRF/MG, enquanto os questionários captaram percepções dos agentes sobre os impactos da incorporação das viaturas na rotina de trabalho e na prestação de serviços à população. Os resultados evidenciaram benefícios significativos, como a melhoria na infraestrutura e nas operações da GCMSJDR, além do impacto positivo na motivação e no desempenho dos agentes. No entanto, também foram identificados desafios, como a falta de manutenção dos veículos e a influência de fatores externos. As doações resultaram em lições importantes para outras instituições, destacando a necessidade de avaliações detalhadas e maior articulação entre os gestores. Concluiu-se que o modelo de doação de bens móveis apresenta potencial para otimizar recursos públicos, desde que acompanhado de um planejamento estratégico adequado e cooperação institucional. Como contribuição prática, foi proposto um manual orientativo para uniformizar os procedimentos de desfazimento e doação de bens públicos.
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This study aims to analyze the process of disposing of movable public assets, specifically the donation of vehicles by the Federal Highway Police of Minas Gerais (PRF/MG) to the Municipal Civil Guard of São João del-Rei (GCMSJDR) at 2021. The relevance of this topic to public administration lies in the structural and operational benefits achievable through the reuse of idle public assets, as well as the institutional and logistical challenges involved. A mixed-methods approach was employed, combining participant observation, case study methodology, electronic questionnaires, and document analysis. The author, as a member of the GCMSJDR, actively participated in the process, enabling a deeply immersive analysis. The document analysis included legal regulations and operational reports provided by the PRF/MG, while the questionnaires captured agents’ perceptions of the impact of incorporating the vehicles into daily work routines and public service delivery. The results demonstrated significant benefits, including improved infrastructure and operational capacity for the GCMSJDR, along with positive impacts on agents' motivation and performance. However, challenges such as insufficient vehicle maintenance and external factors influencing implementation were also identified. These donations provided valuable lessons for other institutions, emphasizing the importance of detailed assessments and stronger coordination among managers. The study concluded that the donation model for movable public assets has significant potential for optimizing public resources, provided it is supported by adequate strategic planning and institutional collaboration. As a practical contribution, a guidance manual was proposed to standardize procedures for the disposal and donation of public assets.
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JULIO HENRIQUE CANCADO BRAGA
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INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: IMPLEMENTAÇÃO DE NOVOS SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL - REI – MG
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Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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MARIA APARECIDA FARIAS DE SOUZA NOGUEIRA
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PATRÍCIA APARECIDA FERREIRA
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PAULA KARINA SALUME
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VANIA APARECIDA REZENDE
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Data: 28/03/2025
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O estudo referente ao tema “Inovação em Serviços Públicos: implementação do SIGAA na Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ – MG, tem por objetivo analisar o processo de implementação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA no âmbito da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ com o intuito de investigar a sua viabilidade como uma inovação tecnológica. Como objetivos específicos visa descrever os Sistemas Integrados de Gestão evidenciando a inovação nas Instituições Federais de Ensino Superior; investigar a viabilidade da implementação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA como uma inovação tecnológica; e, propor intervenções necessárias a partir dos dados coletados durante a pesquisa para a melhoria do processo de informatização e atendimento das necessidades dos usuários da UFSJ. A metodologia da pesquisa será direcionada, inicialmente, por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental. Posteriormente, será complementada pelo estudo de campo com a realização de entrevista semi-estruturada aos colaboradores da pesquisa que apresentam relação com a Universidade Federal de São João del – Rei – UFSJ. Os resultados esperados evidenciam a apresentação dos principais conceitos referentes ao tema abordado – Administração Pública e a apresentação dos resultados correspondentes a realidade da UFSJ em relação a implementação do SIGAA como inovação na administração pública, além das propostas de intervenção necessárias a partir dos dados coletados.
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The study on the theme “Innovation in Public Services: implementation of SIGAA at the Federal University of São João del-Rei – UFSJ – MG, aims to analyze the implementation process of the Integrated System of Academic Activities Management - SIGAA within the scope of the University Federal de São João del-Rei - UFSJ in order to investigate its viability as a technological innovation. As specific objectives, it aims to describe the Integrated Management Systems, highlighting innovation in Federal Institutions of Higher Education; investigate the feasibility of implementing the Integrated System of Academic Activities Management – SIGAA as a technological innovation; and, propose necessary interventions from the data collected during the research to improve the computerization process and meet the needs of UFSJ users. The research methodology will be guided, initially, by a bibliographic review and documentary research. Subsequently, it will be complemented by a field study with a semi-structured interview with research collaborators who are related to the Federal University of São João del – Rei - UFSJ. The expected results show the presentation of the main concepts related to the topic addressed - Public Administration and the presentation of the results corresponding to the reality of UFSJ in relation to the implementation of SIGAA as an innovation in public administration, in addition to the necessary intervention proposals from the collected data.
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Jeferson Hespanhol
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INFLUÊNCIA DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
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Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
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MEMBROS DA BANCA :
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VANIA APARECIDA REZENDE
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DENISE CARNEIRO DOS REIS BERNARDO
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MARIA APARECIDA FARIAS DE SOUZA NOGUEIRA
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GRACYANNE FREIRE DE ARAÚJO
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Data: 31/03/2025
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A instauração de Processo Administrativo de Apuração de Irregularidades (PAAI) em face das empresas contratadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) é de extrema importância porque visa coibir práticas delituosas de licitantes e contratadas em processo licitatório. O objetivo desta pesquisa é mapear e organizar, de forma sistemática, o conhecimento sobre as normas que tratam sobre sanções administrativas em contratos de licitação no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), além de exibir as lacunas existentes em leis e regulamentos. As lacunas normativas podem gerar insegurança jurídica nos procedimentos administrativos, como também, acarretar tomada de decisões desarrazoadas e desproporcionais. Dessa forma, o objetivo é compreender o processo sancionatório em contratos administrativos e demonstrar sua relevância na preservação do interesse público e usá-lo como instrumento de mudança cultural. Assim, a partir de revisão da literatura, é possível identificar lacunas normativas no que tange às sanções administrativas. Por conseguinte, serão desenvolvidas estratégias para aprimorar a dosimetria da pena em contratos administrativos no contexto do Comando da Aeronáutica, visando mitigar a subjetividade na aplicação das sanções.
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Initiating an Administrative Process for the Investigation of Irregularities (PAAI) in the face of companies hired by the Brazilian Air Force (FAB) is of utmost important since it aims to restrain criminal practices on the behalf of bidders and contractors during the bidding process. This research aims to systematically map and organize knowledge on the standards that deal with administrative sanctions in bidding contracts within the scope of the Aeronautics Command (COMAER), besides showing the existing gaps in laws and regulations. Regulatory gaps may provoke legal uncertainty toward administrative procedures, as well as bring about unreasonable and disproportionate decision-making. Thus, the study aims to understand the sanctioning process in administrative contracts and demonstrate its relevance toward preserving the public interest and using it as an instrument for cultural change. Therefore, stemming from the literature review, it is possible to identify regulatory gaps regarding administrative sanctions. Hence, strategies will be developed to improve the sentencing guidelines in administrative contracts within the scope of the Air Force Command, aiming to mitigate subjectivity in the implementation of sanctions.
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RAFAELLA APARECIDA RAIMUNDO ARVELOS
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ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AS MOTIVAÇÕES DO CORPO DISCENTE: UMA ANÁLISE EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO.
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Orientador : VANIA APARECIDA REZENDE
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS EDUARDO DURANGE DE CARVALHO INFANTE
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CLÉRIA DONIZETE DA SILVA LOURENÇO
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Gisleine do Carmo
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VANIA APARECIDA REZENDE
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VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA
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Data: 24/04/2025
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O direito à educação no Brasil passou por retrocessos e avanços desde a Constituição Imperial de 1824, sendo reconhecido como direito social apenas em 1988. E, na esfera da educação básica, o ensino médio transitou por diversas discussões quanto a sua finalidade, dada a dicotomia entre a preparação para o ingresso no ensino superior ou para o mercado de trabalho. Em 1996, o ensino médio teve sua identidade reconhecida com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96). Nesse contexto, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados como uma política pública educacional a fim de superar essa oposição, abordando a educação básica e a formação profissional de forma integrada, sem valorizar uma em detrimento da outra. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar os principais motivos que influenciaram os discentes a ingressarem no Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG campus São João del-Rei. A metodologia tem uma abordagem qualitativa, utilizando dados secundários de forma subsidiária e dados primários coletados por meio de questionário e entrevista. Os questionários foram aplicados em discentes regularmente matriculados nos cursos do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG – campus São João del-Rei e as entrevistas foram realizadas com professores do Ensino Médio Integrado que ocupam cargos estratégicos na instituição. Como resultado, identificou-se que os discentes ingressaram na instituição em razão da qualidade de ensino do ciclo básico do ensino médio e, de forma complementar, a possibilidade de obter uma formação de nível técnico. Para além disso, constatou-se que o IF Sudeste MG campus São João del-Rei desempenha um papel importante no desenvolvimento dos discentes, sendo uma instituição que oferece uma formação diferente das escolas regulares, proporcionando uma formação integrada e integral do ser humano, por meio do ensino, pesquisa, extensão, incentivo ao esporte, assistência estudantil e respeito à diversidade.
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ABSTRACT
The right to education in Brazil has undergone setbacks and advances since the Imperial Constitution of 1824, and was only recognized as a social right in 1988. And, in the sphere of basic education, secondary education has been the subject of several discussions regarding its specificity, given the dichotomy between preparation for entry into higher education or for the job market. In 1996, secondary education had its identity recognized with the enactment of the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law No. 9.394/96). In this context, the Federal Institutes of Education, Science and Technology were created as a public educational policy in order to overcome this opposition, addressing basic education and professional training in an integrated manner, without valuing one to the detriment of the other. Thus, the objective of this study is to identify the main reasons that influenced students to enter the Integrated Secondary Education of the IF Sudeste MG campus São João del-Rei. The methodology has a qualitative approach, using secondary data together with primary data obtained through questionnaires and interviews. The questionnaires were applied to students regularly enrolled in Integrated High School courses at IF Sudeste MG – São João del-Rei campus, and the interviews were conducted with Integrated High School teachers who occupy strategic positions in the institution. As a result, it was found that students entered the institution due to the quality of teaching in the basic cycle of high school and, in a complementary way, the possibility of obtaining a technical level education. In addition, it was found that IF Sudeste MG São João del-Rei campus plays an important role in the development of students, being an institution that offers a different education from regular schools, providing an integrated and comprehensive education of the human being, through teaching, research, extension, encouragement of sports, student assistance and respect for diversity.
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ADRIANO MELO DANTAS
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O PAPEL DA ERGONOMIA PARA A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA: PRÁTICAS DE ERGONOMIA EM SECRETARIAS DE CURSOS E DEPARTAMENTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
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Orientador : GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GERALDO MAGELA JARDIM BARRA
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CAROLINE MIRIA FONTES MARTINS
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MARIO SERGIO DE ALMEIDA
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VIRGILIO CEZAR DA SILVA E OLIVEIRA
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Data: 25/06/2025
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A ergonomia investiga a relação entre o ser humano e o ambiente de trabalho, observando as dimensões física, cognitiva e organizacional, visando a melhor adaptação possível do trabalho ao homem, mitigando os efeitos negativos e penosidades. Em tal sentido, esta dissertação se propôs a analisar o papel da ergonomia na promoção da qualidade de vida, direcionando o foco para o contexto laboral. Especificamente, buscou compreender quais ações podem favorecer a implementação de práticas de ergonomia em secretarias de cursos e departamentos na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Justifica-se o estudo pela necessidade de maior satisfação e produtividade dos servidores, contribuindo para a redução do absenteísmo, ao minimizar lesões e doenças relacionadas ao trabalho, ainda, pela necessidade de eficiência e eficácia dos serviços prestados pelos servidores públicos, que dependem, em grande parte, de condições adequadas para a realização do trabalho. Além de entrevistas com secretários(as) e chefias de curso e departamento da UFSJ, foram explorados estudos científicos, normas técnicas e legislação pertinente, a fim de fornecer um embasamento sólido para a discussão proposta. Os resultados indicaram que, em um levantamento nacional, com 110 Instituições Federais de Ensino (IFEs), 40 possuem resoluções sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), com foco crescente em saúde mental e abordagem holística, e 58 reportaram práticas ergonômicas, como adequação de postos de trabalho (seguindo a NR 17) e programas de ginástica laboral. Na UFSJ, as entrevistas com os oito secretários revelaram desafios significativos, devido a: mobiliário inadequado, condições ambientais desfavoráveis (temperatura, ruído), dificuldades com sistemas, sobrecarga pontual, falta de treinamento adequado, autonomia limitada para decisões e falhas na comunicação, com uma percepção geral de que a instituição não incentiva, ativamente, os cuidados com a saúde e que o servidor se adapta ao trabalho, e não o inverso. As percepções das duas chefias entrevistadas foram parcialmente alinhadas, mas tenderam a subestimar o impacto dos listados fatores, evidenciando a necessidade de melhor diálogo. Como objetivo final, foi proposto um plano de ações integradas para práticas de ergonomia para a UFSJ, utilizando a metodologia 5W2H, sugerindo a criação de uma política formal de QVT/Ergonomia, estabelecimento de comitês específicos, implementação de campanhas de conscientização e treinamentos, melhorias no ambiente físico (mobiliário, condições ambientais), criação de canais de comunicação e suporte, e um sistema de avaliação e monitoramento contínuos.
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Ergonomics investigates the relationship between humans and the work environment by observing physical, cognitive, and organizational dimensions, aiming for the best possible adaptation of work to people while mitigating negative effects and hardships. In this context, this dissertation analyzed the role of ergonomics in promoting quality of life, focusing on the workplace context. Specifically, it sought to understand which actions could foster the implementation of ergonomic practices in course and department secretariats at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). The study is justified by the need for greater satisfaction nd productivity among employees, contributing to reduced absenteeism by minimizing work- related injuries and illnesses, and by the need for efficiency and effectiveness in public services, which largely depend on adequate working conditions. In addition to interviews with UFSJ course and department secretaries and heads, scientific studies, technical standards, and relevant legislation were explored to provide a solid foundation for the proposed discussion. Results indicated that in a national survey of 110 Federal Education Institutions (IFEs), 40 have resolutions on Quality of Work Life (QWL), with an increasing focus on mental health and a holistic approach, and 58 reported ergonomic practices, such as workstation adaptation (following NR 17) and workplace exercise programs. At UFSJ, interviews with the eight secretaries revealed significant challenges, including inadequate furniture, unfavorable environmental conditions (temperature, noise), difficulties with systems, occasional overload, lack of adequate training, limited decision-making autonomy, and communication failures. There was a general perception that the institution does not actively encourage health care and that employees must adapt to the work, rather than vice versa. The perceptions of the two interviewed heads were partially aligned but tended to underestimate the impact of these factors, highlighting the need for improved dialogue. Finally, an integrated action plan for ergonomic practices was proposed for UFSJ using the 5W2H methodology. This plan suggests the creation of a formal QWL/Ergonomics policy, the establishment of specific committees, the implementation of awareness campaigns and training, improvements to the physical environment (furniture, environmental conditions), the creation of communication and support channels, and a system for continuous evaluation and monitoring.
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GISSELY CAMPOS MAIA DE AZEVEDO
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Análise do Desenho da Política de Fomento, Colaboração e Cooperação com Organizações da Sociedade Civil: as parcerias firmadas com o município de Belo Horizonte/MG
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE LUIS BERTASSI
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CARLA LEILA OLIVEIRA CAMPOS
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JANDERSON MARTINS VAZ
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 21/08/2025
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RESUMO
As parcerias entre Estado e organizações da sociedade civil (OSC) são regulamentadas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), advindo da Lei Federal nº 13.019/2014, que instituiu diretrizes para a política de fomento, colaboração e cooperação. Diante desse contexto, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar, sob a perspectiva do desenho de políticas, as parcerias firmadas entre a Administração Pública Municipal de Belo Horizonte/MG e as organizações da sociedade civil. Busca-se, ainda, identificar as normas e procedimentos da política de fomento, descrever os instrumentos locais de implementação utilizados, analisar a evolução das parcerias antes e depois do MROSC e propor um guia didático, apresentado na forma de uma Cartilha, com orientações sobre a implementação eficaz das parcerias entre as prefeituras e as OSC. A metodologia adotada é essencialmente qualitativa, baseada em um estudo de caso centrado em Belo Horizonte/MG. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, abrangendo legislações, atas de reuniões, manuais e informações disponíveis na plataforma da Prefeitura. A análise incluiu a categorização de documentos e a avaliação da congruência entre os objetivos e os instrumentos de implementação. Em síntese, os resultados mostram significativas conexões entre o policy design e o perfil das parcerias estabelecidas entre a Administração Municipal de Belo Horizonte e as OSC, com um crescimento no volume de recursos e aumento no número de parcerias após a implementação do MROSC. Observou-se que as parcerias se diversificaram em termos de áreas de atuação, abrangendo não apenas educação e assistência social. Esses dados sugerem que o MROSC tem elevado potencial para transformar a dinâmica das parcerias na escala local, promovendo uma maior inclusão das OSC no processo de elaboração e execução de políticas, incluindo práticas robustas de avaliação e adequação de recursos às demandas sociais. Embora tenham sido observadas melhorias na relação entre o Estado e as OSC, é necessário um aprimoramento contínuo nos mecanismos de monitoramento e avaliação, bem como um fortalecimento das capacidades das OSC para garantir a efetividade das políticas e atender adequadamente às demandas sociais.
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Partnerships between the State and civil society organizations (CSOs) are regulated by the Regulatory Framework for Civil Society Organizations (MROSC), which emerged from Federal Law No. 13,019/2014 and established guidelines for the promotion, collaboration, and cooperation policy. Given this context, the overall objective of this research is to analyze, from a policy design perspective, the partnerships established between the Municipal Public Administration of Belo Horizonte, Minas Gerais, and civil society organizations. It also seeks to identify the norms and procedures of the promotion policy, describe the local implementation instruments used, analyze the evolution of partnerships before and after the MROSC, and propose a didactic guide, presented in the form of a booklet, with guidance on the effective implementation of partnerships between city governments and CSOs. The methodology adopted is essentially qualitative, based on a case study focused on Belo Horizonte, Minas Gerais. Data collection was conducted through documentary research, covering legislation, meeting minutes, manuals, and information available on the City Hall platform. The analysis included document categorization and an assessment of the congruence between objectives and implementation instruments. In summary, the results show significant connections between policy design and the profile of partnerships established between the Belo Horizonte Municipal Administration and CSOs, with an increase in the volume of resources and an increase in the number of partnerships after the implementation of the MROSC. It was observed that the partnerships diversified in terms of areas of activity, encompassing more than just education and social assistance. These data suggest that the MROSC has significant potential to transform the dynamics of partnerships at the local level, promoting greater inclusion of CSOs in the policymaking and implementation process, including robust evaluation practices and the adaptation of resources to social demands. Although improvements have been observed in the relationship between the State and CSOs, continuous improvement in monitoring and evaluation mechanisms is necessary, as well as strengthening CSO capacities to ensure policy effectiveness and adequately meet social demands.
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JULIANA MARA PEREIRA DA CUNHA
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EVASÃO ACADÊMICA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL DAS VARIÁVEIS DETERMINANTES NOS PERÍODOS PRÉ, DURANTE E PÓS-PANDEMIA DE COVID-19
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Orientador : SAULO CARDOSO MAIA
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MEMBROS DA BANCA :
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SAULO CARDOSO MAIA
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DOUGLAS MARCOS FERREIRA
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CLEDINALDO APARECIDO DIAS
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Data: 29/08/2025
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A evasão acadêmica é um problema que atinge universidades do Brasil e do mundo todo. Estudos apontam que esse fenômeno é complexo e pode ser decorrente de fatores sociais, pessoais, políticos, econômicos e acadêmicos. No Brasil, apesar da expansão do acesso ao ensino superior, impulsionada por políticas públicas do governo nos últimos anos, verifica-se que pouca atenção é dada a políticas de permanência, o que resulta em índices elevados de deserção universitária. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre evasão nos cursos de graduação das universidades públicas federais brasileiras no período de 2018 a 2023 e, analisar separadamente os períodos anterior à pandemia de COVID-19, de 2018 a 2019; durante a pandemia, de 2020 a 2021 e; posterior à pandemia, de 2022 a 2023, para verificar possíveis interferências que a emergência de saúde pública vivenciada no país provocou no ensino superior. Para avaliar as principais variáveis relacionadas à evasão e a influência da pandemia de COVID-19 nesses índices acadêmicos, a metodologia utilizada foi a análise de dados em painel, tendo em vista identificar relações entre grupos específicos de discentes, a crise sanitária e a evasão. Foram utilizados os microdados sobre a educação superior disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Os resultados indicam que discentes do sexo feminino e de faixa etária abaixo dos 34 anos têm menor propensão à evasão. Com exceção dos alunos com menos de 18 anos que apontam para grandes chances de evasão. As análises indicam também que a pandemia está associada a uma tendência de aumento na evasão nos grupos mais velhos, acima dos 50 anos, nos discentes matriculados em cursos noturnos e matriculados por meio de reserva de vagas por renda familiar. Em contrapartida, alunos matriculados por meio de políticas de ações afirmativas em outras categorias como escola pública e deficiência apresentaram associação com a redução da evasão acadêmica, com diminuição ainda maior no período de 2020 a 2021. Discentes matriculados por reserva de vagas por etnia apresentaram comportamento oscilante ao longo do período analisado. O estudo revela ainda, que a concorrência nos cursos de graduação influência inversamente a evasão, ao modo que existe grande diferença entre cursos de diferentes áreas, com tendência à menor evasão nos cursos da área de Saúde e bem-estar e maiores tendências nos cursos da área de Ciências naturais, matemática e estatística, principalmente no período pandêmico. Além disso, a pesquisa mostrou que os cursos presentes nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte apresentaram maiores efeitos na evasão acadêmica em comparação com a região Sudeste, principalmente durante a pandemia, o que corrobora desigualdades estruturais no sistema educacional brasileiro. A região Sul, por sua vez, revela maiores problemas no período de 2022 a 2023, indicando possivelmente reflexos de efeitos pós-pandemia, como impactos psicológicos e aumento das desigualdades sociais, que podem dificultar a integração dos estudantes ao ambiente universitário. De modo geral, os resultados apontam que a evasão acadêmica sofreu maiores impactos durante e após o período de pandemia.
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Academic dropout is a problem that affects universities in Brazil and around the world. Studies show that this phenomenon is complex and may be due to social, personal, political, economic, and academic factors. In Brazil, despite the expansion of access to higher education, driven by government public policies in recent years, little attention is given to retention policies, resulting in high rates of university dropouts. The objective of this study is to conduct a study on dropout rates in undergraduate courses at Brazilian federal public universities from 2018 to 2023 and, to analyze separately the periods prior to the COVID-19 pandemic, from 2018 to 2019; during the pandemic, from 2020 to 2021; and after the pandemic, from 2022 to 2023, to verify possible interferences that the public health emergency experienced in the country caused in higher education. To assess the main variables related to dropout rates and the influence of the COVID-19 pandemic on these academic indices, the methodology used was panel data analysis, with a view to identifying relationships between specific groups of students, the health crisis, and dropout rates. Microdata on higher education provided by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (INEP) were used. The results indicate that female students under the age of 34 are less likely to drop out. The exception is students under the age of 18, who are more likely to drop out. The analyses also indicate that the pandemic is associated with an upward trend in dropout rates among older groups, those over 50 years of age, students enrolled in night courses, and those enrolled through family incomebased seat reservations. In contrast, students enrolled through affirmative action policies in other categories, such as public school and disability, showed an association with a reduction in academic dropout rates, with an even greater decrease in the period from 2020 to 2021. Students enrolled through reserved spots based on ethnicity showed fluctuating behavior throughout the period analyzed. The study also reveals that competition in undergraduate courses has an inverse influence on dropout rates, as there is a large difference between courses in different areas, with a tendency toward lower dropout rates in courses in the area of health and well-being and higher tendencies in courses in the area of natural sciences, mathematics, and statistics, especially during the pandemic period. In addition, the research showed that courses in the Midwest, Northeast, and North regions had a greater effect on academic dropout rates compared to the Southeast region, especially during the pandemic, which corroborates structural inequalities in the Brazilian educational system. The southern region, in turn, reveals greater problems in the period from 2022 to 2023, possibly indicating the effects of the postpandemic period, such as psychological impacts and increased social inequalities, which may hinder students' integration into the university environment. Overall, the results indicate that academic dropout rates were more severely impacted during and after the pandemic period.
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JOHNNY SANTOS VILLAR
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AS CONSEQUÊNCIAS NA PREFEITURA DE LAGOA DOURADA/MG DA ENTRADA EM VIGOR DA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS – Nº 14.133/2021
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Orientador : PABLO LUIZ MARTINS
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCIANE DE OLIVEIRA ALVARENGA
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JANDERSON MARTINS VAZ
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MARIA APARECIDA CURI
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PABLO LUIZ MARTINS
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Data: 24/09/2025
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A Lei de licitações e contratos administrativos, nº 14.133/2021, substituiu a legislação anterior sobre o tema, que incluía a Lei nº 8.666/1993, o pregão (Lei nº 10.520/2002) e os dispositivos licitatórios do regime diferenciado de contratações públicas (Lei nº 12.462/2011). A alteração de marco legal trouxe diversas mudanças e exigiu adaptações, especialmente para municípios de pequeno porte, como Lagoa Dourada/MG, cuja realidade impõe desafios específicos. Esse panorama suscitou a seguinte questão de pesquisa: quais são as consequências da entrada em vigor da Lei nº 14.133/2021, em comparação com a Lei nº 8.666/1993, nos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Lagoa Dourada/MG no ano de 2024, e quais avanços ou retrocessos podem ser identificados em comparação ao regime licitatório anterior? Trata-se de caso de estudo único com abordagem metodológica mista: quantitativa e qualitativa. Isso porque apresenta os atos normativos publicados devido à transição legal; analisa os processos licitatórios e adesões de 2023 e 2024; e discute os dados apurados da entrevista semiestruturada realizada com a ex-secretária municipal de Planejamento e Administração, de fevereiro de 2022 a dezembro de 2024. Ademais, propõe um manual orientativo para a Prefeitura de Lagoa Dourada/MG com proposta de melhoria da gestão das licitações no Município. Sem a ambição de esgotar o tema, pretende contribuir para a compreensão dos desafios enfrentados pelos municípios de pequeno porte por meio do recorte da Prefeitura de Lagoa Dourada/MG, assim como apresenta propostas de melhorias.
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The Public Procurement and Administrative Contracts Law, No. 14,133/2021, replaced the previous legislation on the subject, which included Law No. 8,666/1993, the Bidding Law (Law No. 10,520/2002), and the procurement provisions of the Differentiated Public Procure-ment Regime (Law No. 12,462/2011). This new legal framework introduced several changes and required adaptations, especially for small municipalities such as Lagoa Dourada/MG, whose reality poses specific challenges. This context raised the following research question: what are the consequences of the entry into force of Law No. 14,133/2021, compared to Law No. 8,666/1993, in the bidding processes carried out by the Municipality of Lagoa Dourada/MG in 2024, and what advances or setbacks can be identified in comparison with the previous procurement regime? This is a single case study with a mixed methodological approach, both quantitative and qualitative. It presents the normative acts published due to the legal transition; analyzes the bidding processes and “adhesion procedures” carried out in 2023 and 2024; and discusses the data collected from the semi-structured interview conducted with the former Municipal Secretary of Planning and Administration, who served from February 2022 to December 2024. Furthermore, it proposes a guiding manual for the Municipality of Lagoa Dourada/MG, aimed at improving the management of procurement processes in the local government. Without the ambition of exhausting the topic, the study seeks to contribute to the understanding of the challenges faced by small municipalities through the case of the Municipality of Lagoa Dourada/MG, while also presenting proposals for improvement
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ISABELA SACRAMENTO MARTINS DE CASTRO SOUZA
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MERCADO DE CARBONO: PROPOSTAS E AÇÕES INTERNACIONAIS E A POSSIBILIDADE DE AJUSTÁ-LAS AO CONTEXTO BRASILEIRO
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Orientador : SAULO CARDOSO MAIA
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MEMBROS DA BANCA :
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FABRICIO MOLICA DE MENDONCA
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RAONI FERNANDES AZEREDO
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SAULO CARDOSO MAIA
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Data: 29/09/2025
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Este trabalho tem como objetivo analisar mercados de carbono internacionais e propor diretrizes para a implementação eficaz do mercado de carbono no Brasil, considerando os desafios e avanços estabelecidos na Lei 15.042/2024, bem como os aspectos necessários para garantir sua operacionalização prática. A pesquisa parte de uma revisão narrativa da literatura e da análise comparativa de estudos de caso sobre a regulamentação e operacionalização desses mercados em diferentes países. Além de examinar as melhores práticas internacionais, busca-se compreender como os instrumentos regulatórios e os mecanismos de precificação do carbono podem ser aplicados ao contexto brasileiro. A metodologia adotada inclui a análise de estudos de caso de mercados regulados e voluntários, identificando padrões e desafios enfrentados na implementação de políticas de comércio de emissões de GEE. A pesquisa também examina os impactos da regulamentação sobre setores produtivos e a adoção de tecnologias de mitigação de emissões. Também analisa a Lei 15.042/2024 que representa um marco na regulamentação nacional, exigindo avaliação crítica sobre sua implementação, desafios e adequações necessárias. Dessa forma, este estudo contribui para a discussão sobre políticas públicas ambientais e suas implicações econômicas, propondo diretrizes para aprimorar, regulamentar e fortalecer a eficiência do mercado de carbono no Brasil, com base em evidências empíricas e recomendações extraídas de experiências internacionais operantes.
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This work aims to analyze international carbon markets and propose guidelines for the effective implementation of a carbon market in Brazil. It considers the challenges and advancements established by Law 15.042/2024, as well as the necessary aspects to ensure its practical operationalization. The research is based on a narrative literature review and a comparative analysis of case studies on the regulation and operationalization of these markets in different countries. In addition to examining international best practices, the study seeks to understand how regulatory instruments and carbon pricing mechanisms can be applied to the Brazilian context. The adopted methodology includes the analysis of case studies from regulated and voluntary markets, identifying patterns and challenges faced in the implementation of greenhouse gas (GHG) emissions trading policies. The research also examines the impacts of regulation on productive sectors and the adoption of emissions mitigation technologies. It further analyzes Law 15.042/2024, which represents a milestone in national regulation, requiring a critical assessment of its implementation, challenges, and necessary adjustments. Thus, this study contributes to the discussion on environmental public policies and their economic implications, proposing guidelines to enhance, regulate, and strengthen the efficiency of the carbon market in Brazil, based on empirical evidence and recommendations drawn from operational international experiences.
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