Banca de DEFESA: SARA THAMIRES DIAS DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA THAMIRES DIAS DA FONSECA
DATA : 19/08/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANTIOXIDANTE E ANTIMICROBIANA DE EXTRATOS E FRAÇÕES DE Bauhinia holophylla (FABACEAE:CERCIDEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Pata-de-vaca, Cerrado, compostos fenólicos, atividade antimicrobiana, biofilme.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

As plantas medicinais têm substâncias bioativas responsáveis por atividades biológicas como antifúngica, antibiofilme, antibacteriana e antioxidante. Leveduras do gênero Candida, principalmente Candida albicans, correspondem a principal causa de infecções fúngicas em humanos e a maioria das infecções são decorrentes da formação de biofilmes resistentes. A resistência bacteriana tem aumentado rapidamente e já existem bactérias resistentes a todos antibióticos. Plantas do gênero Bauhinia são ricas em compostos fenólicos e flavonoides, os quais têm sido associados a atividade antimicrobiana. Os objetivos deste estudo são avaliar as atividades antimicrobiana, antibiofilme e antioxidante de extratos e frações de folhas de Bauhinia holophylla e identificar os possíveis compostos ou grupos de compostos relacionados a essa atividade. Folhas de B. holophylla foram coletadas em 2014 e 2018 e extratos foram preparados com etanol 70º GL e etanol 95º GL, respectivamente. Os extratos foram fracionados por partição, com solventes de polaridades crescentes. Foram determinados os teores de fenóis e flavonoides totais empregando-se metodologias usuais e a atividade antioxidante dos extratos e frações pelo método de inibição do DPPH.  Para os ensaios antimicrobianos determinou-se Concentração Inibitória Mínima (CIM) dos extratos e frações contra C. albicans, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus epidermidis e Acinetobacter baumannii nas concentrações de 0,24 a 125 µg mL-1. As mesmas concentrações foram usadas para o ensaio antibiofilme de C. albicans. Os resultados demonstraram que os extratos e frações testados não apresentaram atividade antifúngica ou antibacteriana. Os extratos brutos e as frações diclorometânica e acetoetílica apresentaram maiores teores de fenóis e flavonoides totais, assim como maiores atividades antioxidante. As frações diclorometânica e acetoetílica provenientes do fracionamento do extrato hidroetanólico apresentaram as maiores atividades antibiofilme. A diferença no ano de coleta e dos solventes usados na extração influenciou o perfil fitoquímico dos extratos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 395916 - ANA HORTENCIA FONSECA CASTRO
Interna - 1742677 - JAQUELINE MARIA SIQUEIRA FERREIRA
Externa ao Programa - 1584015 - ANA GABRIELA REIS SOLANO
Externo à Instituição - DIOGO TEIXEIRA CARVALHO - UNIFAL-MG
Notícia cadastrada em: 15/07/2021 17:16
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2021 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02