Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELLI DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELLI DOS SANTOS
DATA : 28/04/2022
LOCAL: Remoto via plataforma Google Meet

Desenvolvimento de um kit de diagnóstico imunológico para Schistosoma mansoni

Schistosoma mansoni; proteínas quiméricas; kits de diagnóstico.

A esquistossomose , doença parasitária tropical negligenciada causada pelos vermes trematódeos do gênero Schistosoma , afeta aproximadamente 240 milhões de pessoas no mundo. Dentre as principais espécies que infectam humanos, Schistosoma mansoni é responsável pela maioria da esquistossomose hepato-intestinal. Ferramentas diagnósticas precisas e acessíveis são essenciais para fornecer tratamento direcionado e maximizar o sucesso do controle da esquistossomose em áreas endêmicas. O diagnóstico da esquistossomose pode ser realizado por métodos parasitológicos, moleculares e imunológicos. Os métodos parasitológicos tradicionais, como o ensaio de Kato-Katz para contagem de ovos nas fezes, são relativamente baratos e fáceis de realizar, no entanto, uma limitação importante desses métodos é a falta de sensibilidade, especialmente em infecções de baixo grau, como ocorre em áreas de baixa prevalência ou em indivíduos com infecções recentes. Os métodos moleculares, embora alcancem alta sensibilidade e especificidade, apresentam elevado custo. Os testes imunológicos são especialmente relevantes para a vigilância da doença e triagem preliminar em áreas não endêmicas, onde a baixa sensibilidade dos testes parasitológicos pode resultar em diagnóstico falso-negativo de indivíduos infectados. A fim de efetivamente controlar e monitorar a esquistossomose, novos métodos de diagnóstico são essenciais. Nesse sentido, mediante à necessidade de desenvolvimento de um teste com alta sensibilidade e especificidade, essa proposta tende à otimização das condições de um teste imunológico (ELISA) para o diagnóstico da esquistossomose mansônica tendo em vista a transferência de tecnologia, utilizando a (s) proteína (s) quimérica (s) desenhadas racionalmente. O presente trabalho apresenta grande potencial de inovação e impacto social visto que, grande parte dos kits de diagnóstico comerciais utilizados no Brasil são importados. Além disso, o fato da empresa Quibasa (Bioclin), co-proponente deste projeto, ainda não possuir um kit de diagnóstico comercial para esquistossomose, corrobora a grande magnitude do projeto. Assim, as proteínas quiméricas foco deste trabalho, são de grande interesse da empresa para otimização de um kit de diagnóstico comercial que possa complementar os atuais métodos de diagnóstico.

Presidente - 1367304 - ALEXSANDRO SOBREIRA GALDINO
Externa ao Programa - 2059999 - MARIANA CAMPOS DA PAZ LOPES GALDINO
Externa à Instituição - MARIA DE LOURDES BORBA MAGALHÃES - UDESC
Externo à Instituição - SORAYA DOS SANTOS PEREIRA - FIOCRUZ