Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DE ASSIS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS SILVA
DATA : 14/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: São João del-Rei
TÍTULO:

Urbanidades Insurgentes no Porto: Skate e arte urbana na transformação socioespacial de não-lugares


PALAVRAS-CHAVES:

urbanidades insurgentes; skate e arte urbana; transformação socioespacial; não-lugares; Santa Cruz de Minas


PÁGINAS: 24
RESUMO:

Na margem da margem estão locais como Santa Cruz de Minas, e Dogtown, em Santa Mônica, Califórnia. Mas o que estes locais têm em comum? Piscinas abandonadas e uma série de intervenções que modificam e ressignificam os espaços ociosos da cidade com base na cultura urbana, mobilizadas especialmente pelo grupo social dos skatistas. E essa transformação socioespacial tem características que poderão ser analisadas e melhor compreendidas com a contribuição de Deleuze e Guattari (2011), sobretudo com a complexidade e os rizomas, que nos guiarão por uma cartografia de skate por locais esquecidos. Dentro dessa perspectiva da rua, daremos ainda atenção à ação dos artistas urbanos, como grafiteiros, pixadores, malabaristas e diversas modalidades que vão ocupando os espaços fora das galerias e das casas de espetáculo. Isso porque revelam uma apropriação simbólica que remonta, por meio de imagens e performances corporais, fatos esquecidos na sobreposição de camadas históricas existentes nestes locais. Porém, antes de uma imersão nas intervenções descritas, é importante contextualizar questões históricas que se deram na formação da identidade dos santacruzenses e dos skatistas enquanto grupo social, o que será feito no Capítulo 1 a seguir.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673527 - PAULO HENRIQUE CAETANO
Interna - 1806009 - LUCIANA BEATRIZ CHAGAS
Externo à Instituição - GIANCARLO MARQUES CARRARO MACHADO - UNIMONTES
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 10:22
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2021 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02