|
Dissertações |
|
1
|
-
LEILA MARIA DE BARROS
-
"Encruzilhadas: representações sobre e entre as mulheres negras no Jornal Quilombo e em outros escritos (1940-1960)"
-
Orientador : CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
-
SILVIA MARIA JARDIM BRUGGER
-
MARCUS VINÍCIUS FONSECA
-
Data: 24/02/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
.Esta pesquisa busca compreender as representações sobre e entre as mulheres negras, construídas a partir de um periódico da imprensa negra carioca, intitulado Quilombo: vida, problemas e aspirações do negro. Neste estudo, foi estabelecida uma interlocução entre o Quilombo e outros escritos negros, como poemas, periódicos, letras de samba, artigos acadêmicos e um diário de uma mulher negra. Esses documentos foram analisado à luz da compreensão da História, dando especial atenção a temas relevantes para a História da Educação. O recorte cronológico investigado corresponde às décadas de 1940 a 1960, quando a cidade do Rio de Janeiro era a capital federal. Nessas décadas, houve um movimento de renovação estética que impulsionou projetos político-culturais, dentre eles a imprensa e o teatro negro, os quais buscavam representar de maneira positiva a diversidade cultural e étnica do Brasil. Foi possível verificar a construção de uma invisibilidade e de um silenciamento das mulheres negras, tanto por parte de homens brancos quanto de homens negros. A despeito disso, elas criaram estratégias de resistência e protagonismo por meio do uso da palavra escrita como instrumento de defesa e afirmação de pautas que ainda reverberam pertinência não só para as mulheres negras, mas também para o Movimento Negro atual e a sociedade como um todo. Dentre essas pautas, destacam-se: a intolerância religiosa, a prostituição e criminalização das mulheres negras, o olhar machista sobre os corpos das mulheres negras, a exclusão das mulheres negras na política, a vulnerabilidade das condições de saúde e educação das crianças negras e a precariedade do trabalho das empregadas domésticas.
-
Mostrar Abstract
-
.This research is na attempt to understand the representations about and among black women, built from a periodical from the black press in Rio de Janeiro, entitled Quilombo: black people’s life, problems and aspirations. In this study, a dialogue was established between Quilombo and other black people’s writings, such as poems, periodicals, samba lyrics, academic articles and a diary of a black woman. These documents were analyzed in the light of the understanding of History, paying special attention to themes relevant to the History of Education. The investigated chronological outline corresponds to the 1940s and 1960s, when the city of Rio de Janeiro was the federal capital. In these decades, there was a movement of aesthetic renewal that boosted political and cultural projects, among them the press and the black theater, which sought to represent in a positive way the cultural and ethnic diversity of Brazil. It was possible to verify the construction of an invisibility and a silencing of black women, both by white men and black men. In spite of this, they created strategies of resistance and protagonism through the use of the written word as an instrument of defense and affirmation of guidelines that still reverberate relevance not only for black women, but also for the current Black Movement and society as a whole . Among these guidelines, the following stands out: religious intolerance, prostitution and criminalization of black women, the macho view of black women's bodies, the exclusion of black women in politics, the vulnerability of the health and education conditions of black children and the precarious work of domestic workers.
|
|
2
|
-
ERMITA DE SOUZA SANTOS RODRIGUES
-
UNIVERSIDADE PARA QUEM? A MORADIA ESTUDANTIL E SUAS CONTRADIÇÕES NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES POBRES
-
Orientador : BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAUJO
-
JOSÉ BATISTA NETO
-
Data: 19/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa busca compreender os modos de vida de estudantes que residem em uma Moradia Estudantil, bem como as implicações que a vivência nesta Moradia traz à trajetória acadêmica destes estudantes. Para tanto, utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, de abordagem participativa por meio de um trabalho etnográfico experimentado dentro da Moradia Estudantil, localizada em uma universidade pública no sudeste de Minas Gerais. Fundamentada pelo referencial teórico da Pedagogia Paulo Freire a investigação apresentada propõe um olhar crítico para a realidade de sujeitos advindos de camadas populares que expiam as injustiças advindas da desigualdade social expressas em formas diversas de opressão e de desumanização. A Assistência Estudantil é explorada em diversos momentos, perpassando por um resgate histórico acerca da teorização sobre a temática e da construção da Assistência ao estudante pobre no contexto brasileiro. As análises construídas são disparadas por trechos de diários de campo, entrevistas e transcrições de conversas gravadas durante a experiência de campo. O trabalho está dividido em seis capítulos, sendo estes: o primeiro, em que realizamos discussões introdutórias sobre o estudante pobre e a permanência na universidade pública, contextualizando a questão racial dentro da discussão; o segundo, em que debatemos a Moradia Estudantil como um direito conquistado, e pensamos as políticas públicas de Assistência Estudantil no Brasil através de um resgate histórico e de um levantamento bibliográfico; o terceiro, no qual enfocamos na discussão sobre a realização de uma pesquisa participante em uma Moradia Estudantil e debatemos sobre negociações e condicionamentos para a realização do trabalho de campo; o quarto, em que abordamos a história da Moradia Estudantil investigada por meio da perspectiva da memória como registro histórico; o quinto, no qual apresentamos as residentes na Moradia Estudantil que participaram da pesquisa e lançamos olhares para suas histórias de vida e suas trajetórias acadêmicas e escolares. Neste capítulo, também discutimos o cotidiano acadêmico das estudantes participantes da pesquisa e a relação entre Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e estudantes; e, por fim, chegamos ao capítulo seis, onde apresentamos uma análise sobre a opressão desumanizante que pôde ser observada na experiência de campo. A pesquisa nos permitiu compreender como a desumanização está presente na vida dos discentes habitantes da Moradia Estudantil pesquisada, e opressões diversas como fome, racismo, homofobia, xenofobia, machismo, insegurança, más condições de trabalho, falta de infraestrutura e acesso a condições para o estudo foram relatadas e analisadas. Percebemos que embora a Assistência Estudantil desempenhe um papel fundamental na vida das estudantes consideradas em vulnerabilidade social, faz-se necessário a luta por um aperfeiçoamento destas políticas, que não alcançam a Assistência de maneira integral. Embora condicionadas por uma realidade de injustiças, o trabalho nos trouxe a percepção de que os estudantes habitantes da Moradia Estudantil observada acreditam na potencialidade do ato de estudar, e se empenham em suas atividades acadêmicas, pois acreditam em suas formações e possuem os seus estudos como caminho esperançoso de um futuro melhor, mais justo e menos desumanizante.
-
Mostrar Abstract
-
.The aim of this research is to try to understand the way of life of students who live in a student residence, as well as the implications that this experience has in their academic life. It has been used a qualitative methodology and a participative approach through an ethnographic research experienced inside the student residence, which is located in a public university in the southeast of Minas Gerais. Based on the theoretical framework of Paulo Freire’s Pedagogy, this investigation proposes a critical view of the reality of people from lower classes that face the injustices of the social inequality present in different ways of oppression and dehumanization. The student assistance is explored in different moments, going through a historical rescue of the theorization of the topic and the implementation of the assistance for poor students in a Brazilian context. The suggested analyses are made from data excerpts, interviews and transcriptions of recorded conversations during the experience. The research is divided into six chapters: in the first one we make preliminary discussions about the poor student and his/her continuity in a public university, contextualizing the racial issue in the discussion; in the second, we discuss the student residence as an acquired right, and consider the public policies of student assistance in Brazil through a historical rescue and a bibliographic survey; in the third, we focus on a discussion about the realization of a research in a student residence and we discuss about the negotiations and conditioning to realize the project in the specific area; in the fourth, we deal with the historical background when it comes to student residence; in the fifth, we present the residents who live in the student residence and took part in the research and mention about their life stories and academic experience. In this chapter, we also discuss the academic daily lives of the students and their relationship with the “Pró-reitoria de Assuntos Estudantis”; and lastly, in chapter six, we show a review about the dehumanizing oppression that could be observed in the experience. The research enabled us to understand how the dehumanization is present in the life of the students who live in the student residence from the project, and several oppressions such as hunger, racism, homophobia, xenophobia, chauvinism, insecurity, poor working conditions, lack of infrastructure and access to study, have been reported and analyzed. It has been noticed that, although the student assistance has a fundamental role in the students who are in social vulnerability, a demand is necessary for the improvement of these policies, which do not assist the students completely. Despite the injustice involved, the research allowed us to see that the students who live in this researched student residence believe in the potentiality of studying, engaging themselves in their academic activities. Furthermore, they also believe that education is a hopeful way for a better, fairer and less dehumanizing future.
|
|
3
|
-
PRISCILA DA SILVA ROCHA
-
GÊNEROS ORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSÍVEIS DIÁLOGOS ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL
-
Orientador : AMANDA VALIENGO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA VALIENGO
-
GIOVANA SCARELI
-
ELIEUZA APARECIDA DE LIMA
-
Data: 31/03/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (BRASIL, 2009) destacam como finalidade da primeira etapa da Educação Básica, o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade e asseveram que as práticas pedagógicas devem ser pautadas nas experiências vivenciadas na infância. Esta fase da educação coincide com o período em que geralmente a linguagem oral é desenvolvida de maneira mais intensa. Diante disso, os problemas motivadores da pesquisa foram: Como as ações pedagógicas em que os gêneros orais estão presentes nos ajudam a compreender a efetividade das práticas de oralidade na Educação Infantil? O domínio dos fundamentos teóricos acerca do desenvolvimento da linguagem oral e trabalho com gênero textual pode contribuir para um trabalho potencialmente humanizador? Qual é o papel docente para o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil? Diante dessas questões, o objetivo geral que delineou a pesquisa foi identificar e analisar práticas pedagógicas nas quais os gêneros orais são instrumentos de ensino para o desenvolvimento da linguagem oral na Educação Infantil. A partir deste, desmembraram-se dois objetivos específicos que buscam responder ao questionamento da pesquisa: compreender o conceito de oralidade, linguagem oral e gêneros orais sob os aspectos linguísticos e sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural; e identificar e analisar as percepções de uma educadora em exercício em uma escola na rede pública municipal da cidade de Juiz de Fora, acerca da oralidade e dos gêneros orais na Educação Infantil pautados no desenvolvimento da linguagem oral. A pesquisa está ancorada na Teoria Histórico-Cultural (THC), tendo em Vigotski (1995) como um dos seus idealizadores e principais representantes. Ele e seus colaboradores postulam a natureza social do desenvolvimento humano, considerando as relações sociais, a historicidade e a cultura na constituição do sujeito. A partir deste entendimento, as relações da criança com o outro e o mundo dá-se por meio da linguagem. Em consonância com Vigotski (1995), Bakhtin (2011) afirma que as atividades humanas são construídas nas relações entre os sujeitos em forma de enunciados (gêneros) orais e escritos. Como caminho metodológico para a investigação, optamos por desenvolver uma pesquisa qualitativa baseada em princípios da observação participante, constituída por um levantamento bibliográfico sobre a temática da oralidade, pela observação em uma turma de 2º período da Educação Infantil da rede municipal de Juiz de Fora e por uma entrevista com a professora regente da turma investigada. Os dados constituídos no campo foram organizados em três eixos de análise: 1 – Gêneros orais na Educação Infantil; 2 – Práticas pedagógicas: percepções e formação docente; e 3 – Desenvolvimento da linguagem oral. Podemos concluir que, as práticas pedagógicas com os gêneros orais precisam ter uma intencionalidade pedagógica para se configurarem como potenciais para o desenvolvimento humanizado da linguagem oral.
-
Mostrar Abstract
-
The National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) (BRASIL, 2009) highlight the development of children up to the age of five as the primary stage of Basic Education and assert that pedagogical pratices should be based on experiences lived in childhood. This phase of education coincides with the period when an oral language is usually developed in a more intense way. Therefore, the motivating problems of the research were: How do the pedagogical actions in which the oral genders are presents help us to understand the efectiveness of oral practices in Early Childhood Education? Can the mastery of theoretical foudations about the development of oral language and work with textual genre contribute to a pontentially humanizing work? What is the teaching role for the development of oral language in Early Childhood Education? In view of this issues, the general objetive that outlined the research was to identify and analyze pedagogical pratices in which oral genres are teaching instruments for the development of oral language in Early Childhood Education. From this, two specifcs objectives were broken down that seek to answer the question of the research: to understand the concept of orality, oral language, and oral genres under the linguistic aspects and under the perspective of Historical-Cultural Theory; and identify and analize the perceptions of a educator working in a school in the municipal public school in the city of Juiz de Fora, about orality and oral genres in Early Childhood Education based on the development of oral language. The research is anchored in the Historical-Cultural Theory (THC), With Vigotski (1995) as one of its creators and main representatives. He and his collaborators postulate the social nature of human development, considering social relations, historicity and culture in the constitution of the subject. Based in this undertanding, the child's relations with the other and the world takes place through language. In line with Vigotski (1995), Bakhtin (2011) affirms that human activicties are built in relatioships between the subjects in the form of oral and written statments (genres). As a metodological path for the investigation, we chose to develop a qualitative research based on principles of participant observation, consisting of a bibliographic survey on the theme of orality, by observation in a class of 2nd period of Early Childhood Education in the municipal network of Juiz de Fora by an interview with the conducting teacher of the investigated class. The data constituted in the field were organized in three axes of analysis: 1 - Oral genres on the Early Childhood Education; 2 - Pedagogical pratices: perceptions and teacher training; 3 - Development of oral language. As we can conclude, it is necessary that the pedagogical pratices with oral genres have a pedagogical intentionality to be configured as potentials for the humanized deveçopment of oral language.
|
|
4
|
-
DÊNER HENRIQUE DE SOUSA REIS
-
VELHICE E POIESIS: UMA PESQUISA-AÇÃO COM IDOSOS PRIVADOS DE LIBERDADE NA APAC SANJOANENSE.
-
Orientador : MONICA DE AVILA TODARO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
-
MONICA DE AVILA TODARO
-
BIBIANA GRAEFF CHAGAS PINTO FABRE
-
Data: 24/06/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O cenário etário da população brasileira vem se alterando e a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2025, o Brasil terá a 5ª maior população de idosos do mundo. Dados da INFOPEN mostram que, em 2016, existiam 726.712 pessoas privadas de liberdade no Brasil, sendo, pelo menos, 5.891 pessoas idosas presas, 87% na faixa entre 61 e 70 anos e 13% têm mais de 70 anos. Essa pesquisa-ação busca entender o papel da poiesis no reconhecimento do eu para idosos que envelheceram no cárcere ou que foram condenados após a entrada na velhice. O lócus da pesquisa é a Associação de Proteção ao Condenado – APAC de São João del-Rei-MG e a amostra foi composta por doze idosos, entre homens e mulheres que poucas vezes tiveram oportunidades de refletirem sobre quem eram e/ou como se viam. O quadro teórico traz diálogos com Paulo Freire, principalmente quando entendemos a ação educativa como processo de formação tão particular e ao mesmo tempo essencialmente coletivo. Dialoga-se com Mario Ottoboni, idealizador da APAC, que conduziu ao longo de sua vida uma obra, inicialmente, religiosa até que se tornasse um sopro de humanidade no cumprimento de pena. Buscou-se, também, pesquisadores da Gerontologia (Batistoni e Cachioni) que se dedicam a entender o bem-estar subjetivo de idosos.
-
Mostrar Abstract
-
The age scenario of the Brazilian population has been changing and the World Health Organization (WHO) estimates that by 2025, Brazil will have the 5th largest elderly population in the world. INFOPEN data show that, in 2017, there were 726,712 people deprived of their liberty in Brazil, with at least 5,891 elderly people in prison, 87% between 61 and 70 years old and 13% are over 70 years old. This action research intends to understand the role of poiesis in the recognition of the self for elderly people who have aged in prison or who have been condemned after entering old age. The focus of the research is the Association for the Protection of the Condemned - APAC of São João del-Rei-MG and the sample was composed of twelve elderly people, including men and women who rarely had opportunities to reflect on who they were and / or how they realized themselves. The theoretical work brings dialogues within Paulo Freire, especially when we understand educational action as a process of formation that is so particular and at the same time essentially collective. It also dialogues with Mario Ottoboni, creator of APAC, who conducted throughout his life an initially religious work until it became a breath of humanity in serving his sentence. Gerontology researchers (Batistoni and Cachioni) who are dedicated to understanding the subjective well-being of the elderly were also sought.
|
|
5
|
-
JANICE ALEXSANDRA DE OLIVEIRA SILVEIRA
-
CÍRCULOS FORMATIVOS: UMA PROPOSTA CRÍTICO-EMANCIPADORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
-
Orientador : BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
GABRIEL MENEZES VIANA
-
MARILIA GABRIELA DE MENEZES GUEDES
-
Data: 10/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho nasce do interesse e do amor construído pela comunidade de Morro do Ferro, durante nosso trabalho, enquanto professora, envolvida também em ações de preservação do ambiente natural deste distrito. Sua cultura, seu povo, sua gente proporcionaram a curiosidade epistemológica pela forma como nossos participantes estabelecem uma relação com o próprio ambiente que os cerca, em meio a trajetórias permeadas pela historicidade e senso de coletividade. Assim, tendo com o principal objetivo a construção de um entendimento acerca da forma como professores de Morro do Ferro, distrito de Oliveira, em Minas Gerais, constroem sentidos sobre as relações que elas(es) estabelecem com a sua realidade ambiental a partir de um processo que intenciona fomentar a problematização, a reflexão e a conscientização a partir dos processos de voçorocamento, vivenciados como “situações-limite” por esta comunidade, lançamo-nos em uma pesquisa que assume os preceitos freireanos como referencial teórico-metodológico da investigação. Para tanto, problematizamos questões intimamente relacionadas ao cotidiano dos moradores do distrito, por meio de Círculos Formativos, tendo em vista os Círculos de Cultura, promovidos por Paulo Freire. Buscamos a construção de uma relação interativa e dialógica entre os participantes da pesquisa. Considerando este objetivo, abordamos, inicialmente, nossa construção, enquanto professora-pesquisadora, considerando uma história imbricada, de alguma forma, com a história dos participantes de nossa pesquisa. Em seguida, apresentamos a concepção problematizadora de Freire, inspirando-nos em suas experiências, para que nossos Círculos Formativos fossem construídos. Os encontros com os professores ocorreram de forma online, em decorrência da Pandemia de Covid-19, ao longo de nove encontros, com duração de cerca de 60 minutos cada um deles. Por meio de nosso processo de investigação temática, no (re)conhecimento acerca de suas experiências, temas geradores emergiram, com uma abordagem metodológica baseada na pesquisa-formação: Vida e(m) formação; Cultura, trabalho e natureza; Fé, lenda e mitificação da realidade; Conhecimento, Educação e Conscientização. Entendemos os Círculos Formativos como oportunidades para que os professores pudessem refletir acerca de suas realidades individuais, a forma como lidam com o ambiente de Morro do Ferro, bem como, pensassem subsídios para sua própria práxis educativa. Por meio das discussões realizadas nestes Círculos, foi possível pensar a realidade de Morro do Ferro de uma forma crítica, tendo em vista oportunizar uma educação libertadora, considerando que são, os docentes, agentes de mudança, não apenas no ambiente escolar, mas em toda a comunidade. Desaguamos em uma certeza de que a ‘gente’ de Morro do Ferro busca, em meio à fé, à cultura e à troca de conhecimentos, reafirmar sua identidade, construindo relações pautadas na amorosidade e humanização.
-
Mostrar Abstract
-
This work is born from the interest and love built by the community of Morro do Ferro, during our work as a teacher, also involved in actions to preserve the natural environment of this district. Its culture, its people, its people provided the epistemological curiosity by the way in which they build a relationship with their environment, amid trajectories permeated by historicity and animosity. Thus, having as main objective the construction of an understanding about the way teachers from Morro do Ferro, district of Oliveira, in Minas Gerais, construct meaning about the relations they establish with their environmental reality from a process that intends to foment the problematization, the
reflection and the awareness from the processes of voçorocamento, experienced as "limit- situations" by this community, we launched ourselves into a research, having in view the
Freirean precepts, as an investigation methodology. To do so, we problematized issues closely related to the daily life of the district's residents, through Formative Circles, taking into account the Culture Circles promoted by Paulo Freire. We sought to build an interactive and dialogical relationship among the research participants. With this goal in mind, we first discuss our construction as a teacher-researcher, considering a history that is somehow intertwined with the history of our research participants. Next, we present Freire's problematic, inspired by his experiences, so that our Formative Circles can be built. The discussions took place online, as a result of the Covid-19 Pandemic, over nine meetings, each lasting about 60 minutes. Through our process of thematic investigation, in the (re)knowledge about their experiences, generating themes emerged, taking into account the use of a methodological approach based on research-training: Life and(in) formation; Culture, work, and nature; Faith, legend, and mythification of reality; Knowledge, Education, and Awareness. We understand the Formative Circles as opportunities for the teachers to reflect about their individual realities, the way they deal with the environment of Morro do Ferro, as well as to think about subsidies for their own educational praxis. Through the discussions held in these Circles, it was possible to think about the reality of Morro do Ferro in a critical way, in order to provide not only a liberating education, considering that teachers are agents of change, not only in the school environment, but in the whole community. We end up with the certainty that the 'people' of Morro do Ferro seek, in the midst of faith, culture, and exchange of knowledge, to reaffirm their identity, building relationships based on love and humanization.
|
|
6
|
-
VANESSA CRISTINA GONCALVES
-
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E O LUGAR QUE DIFERENTES SUJEITOS OCUPAM NO DOCUMENTO
-
Orientador : MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA CAROLINA DA SILVA CALDEIRA
-
AMANDA VALIENGO
-
MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAUJO
-
Data: 19/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
É comum no cotidiano da sala de aula ouvirmos os termos “adaptar” e “flexibilizar” o currículo para os educandos da Educação Especial. Oficialmente, o professor tem a obrigação de alinhar o conteúdo dado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL (2017), o documento de maior referência para a Educação Básica às necessidades dos sujeitos incluídos na escola. Entretanto, nem sempre há reflexão de como essa adaptação ou flexibilização curricular ocorre na prática pedagógica. Por essa razão, o objetivo geral da pesquisa é compreender quais orientações e contribuições a BNCC traz para o professor em relação ao currículo adaptado e flexível voltado para a Educação Especial. Para tanto, construímos nosso referencial teórico sobre “currículo”, considerado como território contestado, a partir de autores como Santomé (1995), Silva (1999), Sacristán (2000), Lopes e Macedo (2011), Candau (2002), Traversini et al. (2007), Mesquita (2010), Arroyo (2013), Oliveira (2016) e Saviani (2016). Já a discussão teórica sobre “currículo inclusivo” se pautou em Vigotski (1995), Glat e Blanco (2007), Mendes (2010), França (2013) e Capellini (2018). Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, tendo como objeto primordial de investigação o documento da BNCC. Por meio de uma leitura exploratória do texto da BNCC, buscaram-se orientações, menções, pistas e trechos mais importantes e que tiveram relação com o tema. Além disso, para colaborar com o debate, foi feita uma revisão bibliográfica utilizando o Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o currículo adaptado e flexível na perspectiva inclusiva. Para o tratamento dos dados e informações coletadas durante a pesquisa, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1976). Após situarmos a base no contexto das políticas curriculares no Brasil, contabilizamos, organizamos e analisamos o texto do documento a partir das seguintes palavras-chaves: adaptação, adaptar, adequar, flexibilização, flexibilidade, diversidade, inclusão, currículo, educação especial e educação inclusiva. Concluímos que os termos “adaptação” e “flexibilização” não são tratados como deveriam, causando confusões em seus significados, e que não há uma reflexão e um entendimento teórico sobre o que significam e sobre sua aplicação na prática pedagógica. Além do mais, a BNCC se mostrou homogênea, contraditória, superficial e pautada em um sujeito universal, deixando explícitos os interesses empresarias e a mercantilização do ensino.
-
Mostrar Abstract
-
It is common in the daily life of the classroom to hear the terms “adapt” and “loosen” the curriculum for students in Special Education. Officially, the teacher has the obligation to align the content given to the Common National Curriculum Base (BNCC) (BRASIL, 2017), the most important document for Basic Education to the needs of the subjects included in the school. However, there is not always a reflection on how this adaptation or curricular flexibility occurs in pedagogical practice. For this reason, the general objective of the research is to understand what orientations and contributions the BNCC brings to the teacher in relation to the adapted and flexible curriculum aimed at Special Education. Therefore, we built our theoretical framework on “curriculum”, considered as contested territory, based on authors such as Santomé (1995), Silva (1999), Sacristán (2000), Lopes and Macedo (2011), Candau (2002), Traversini et al. (2007), Mesquita (2010), Arroyo (2013), Oliveira (2016) and Saviani (2016). The theoretical discussion on “inclusive curriculum” was based on Vigotski (1995), Glat e Blanco (2007), Mendes (2010), França (2013) and Capellini (2018). This is a qualitative research with a documentary character, having as a primary object of investigation the BNCC document. Through an exploratory reading of the text of the BNCC, the most important guidelines, mentions, clues and excerpts that were related to the theme were sought. In addition, to collaborate with the debate, a literature review was carried out using the Coordination of the Improvement of Higher-level Staff (CAPES) Theses and Dissertations Bank on the adapted and flexible curriculum in an inclusive perspective. For the treatment of data and information collected during the research, the Content Analysis of Bardin (1976) was used. After placing the base in the context of curriculum policies in Brazil, we accounted, organized and analyzed the text of the document using the following keywords: adaptation, adapt, adjust, flexibilizacion, flexibility, diversity, inclusion, curriculum, special education and inclusive education. We conclude that, the terms “adaptation” and “flexibility” are not treated as they should, causing confusion in their meanings, and that there is no reflection and theoretical understanding about what they mean and about its application in pedagogical practice. Furthermore, the BNCC proved to be homogeneous, contradictory, superficial, based on a universal subject, leaving explicit business interests and the commodification of education.
|
|
7
|
-
NEUZA MARIA CAMARA DE SOUZA
-
Trajetórias discentes no curso de Pedagogia da UFSJ: das expectativas iniciais às impressões finais
-
Orientador : MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
-
MARISTELA BARENCO CORRÊA DE MELLO
-
WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
-
Data: 20/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa busca trazer a voz dos discentes do curso de Pedagogia presencial/noturno da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) sobre as suas trajetórias no curso, apresentando desde suas expectativas iniciais, até suas impressões finais, no momento da conclusão. Em um movimento semelhante, a pesquisa busca ainda entrecruzar as vozes desses discentes com aquilo que preconizam algumas diretrizes teóricas sobre a formação docente em cursos de Pedagogia. A intenção é trazer no trabalho as vozes dos discentes que passam por essa formação, somando suas expectativas e impressões ao que dizem as teorias e regulamentações para a formação em Pedagogia. Para tanto, a pesquisa se dá a partir de questionários respondidos pelos discentes e apresentados por eles no início do curso em 2017 e complementados nesta pesquisa pelos relatos compartilhados a partir de entrevista realizada com a mesma turma em 2020 na condição de concluintes. Com base, inicialmente, na premissa da diversidade de perfis e expectativas dos ingressantes nesse curso, a pesquisa traz à tona a relação escolar de cada aluno, também, como ocorreu a relação das trajetórias escolares de cada aluno e as suas expectativas ao ingressarem em um curso na área de formação de docentes bem como as suas impressões ao final do curso. Busca-se identificar, a confluência entre as razões que os levaram à escolha desse curso e o que, de fato, o curso pode oferecer aos seus discentes ao longo desses quatro anos de formação. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando, para tanto, os instrumentos metodológicos que permitiram a sua consecução: questionário e entrevistas, além da confluência entre os dados e os referenciais teóricos que potencializaram os recursos metodológicos e os que eles permitiram encontrar nessa pesquisa. De acordo com a voz discente o currículo do curso foi efetivo na busca da circularidade entre teoria e prática, mas alguns pontos são geradores de angústias, bem como de propostas de melhoria, segundo eles: a necessidade de disciplinas ligadas à tecnologia; a necessidade de se rever os horários de dedicação à projetos de iniciação científica, de forma a poder incluir um maior número de discentes; a sugestão de início do estágio mais cedo no curso para um melhor aproveitamento e o temor com o futuro profissional do recém pedagogo. Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a compreensão dos anseios e perspectivas discentes no curso de Pedagogia e que essas vozes possam, somadas às teorias desse campo, levar a um aprimoramento da formação oferecida a esses futuros professionais da educação, a partir do que almejam e esperam do curso escolhido.
-
Mostrar Abstract
-
This research seeks to bring the voice of the students of the course of classroom/night pedagogy of the Federal University of São João del-Rei (UFSJ) about their trajectories in the course, presenting from their initial expectations to their final impressions, at the time of completion. In a similar movement, the research also seeks cross the voices of these students with what some theoretical guidelines on teacher education in pedagogy courses recommend. The intention is to bring in the work the voices of the students who go through this training, adding their expectations and impressions to what theories and regulations for the training in Pedagogy say. Therefore, the research is based on questionnaires answered by the students and presented by them at the beginning of the course in 2017 and complemented in this research by the reports shared from the interview conducted with the same class in 2020 as graduates. Based, initially, on the premise of the diversity of profiles and expectations of the newcomers in this course, the research brings to the fore the school relationship of each student, also, how the relationship of the school trajectories of each student and their expectations when entering a course in the area of teacher training as well as their impressions at the end of the course occurred. It seeks to identify the confluence between the reasons that led them to choose this course and what, in fact, the course can offer its students over these four years of training. The research has a qualitative approach, using, for this, the methodological instruments that allowed its achievement: questionnaire, interview and confluence between the understandings of the data and the theoretical references that enhanced the methodological resources and those that allowed them to find in this research. According to the student voice, the curriculum of the course was effective in the search for circularity between theory and practice, but some points generate anguish, as well as proposals for improvement, according to them: the need for disciplines related to technology; the need to review the times of dedication to scientific initiation projects, in order to include a greater number of students; the suggestion of starting the internship earlier in the course for a better use and fear with the future professional of the newly pedagogue. It is expected that the research can contribute to the understanding of the students' desires and perspectives in the Pedagogy course and that these voices can, added to the theories of this field, lead to an improvement in the training offered to these future professionals of education, from what they crave and expect from the chosen course.
|
|
8
|
-
TAMARA APARECIDA REIS DE FREITAS
-
ENTRE CONCEPÇÕES E SIGNIFICAÇÕES: O LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI - MG
-
Orientador : DIEGO DE SOUSA MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO DE SOUSA MENDES
-
JOSÉ ÂNGELO GARIGLIO
-
MARCELO PEREIRA DE ANDRADE
-
Data: 31/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem o objetivo de compreender como o campo da formação continuada tem se constituído (ou não) na realidade dos professores de Educação Física que atuam na rede municipal da cidade de São João Del Rei – MG. Para tanto, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: como a formação continuada em Educação Física Escolar tem se constituído e é significada pelos professores desta área que atuam na rede Municipal da cidade de São João Del Rei-MG? Atualmente a rede municipal de São João Del Rei-MG conta com 8 professores de Educação Física que atuam nos segmentos do Ensino Fundamental I e II, em 8 escolas da zona urbana do município. Contudo, participam desta pesquisa 6 professores de Educação Física que atuam em 7 instituições, tendo em vista que duas professoras que atuam em uma mesma escola manifestaram dificuldades em participar do estudo em função da pandemia decorrente da Covid-19. A pesquisa assenta-se em uma abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEIN, 1994; DEMO, 1998; CHIZZOTTI, 2003; YIN, 2016). No processo de análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), que tem o objetivo compreender os significados contidos nas mensagens comunicativas, neste caso em específico, nas entrevistas com os professores de Educação Física. Emergiram da pesquisa três categorias temáticas denominadas: “Fatores de Desvio ou de Motivação para a Formação Continuada”; “A Formação Continuada Praticada: Os Seus Limites, Materialidade e Contexto” e “Demandas e Limites das Ações Formativas”. Esta pesquisa evidenciou que a família, especialmente os filhos; e a indisciplina dos alunos são aspectos que influenciam no desvio formativo destes professores. Enquanto responsável por promover formações aos professores da rede municipal de Educação, constatou-se que a SME cumpre esta função. Contudo, tais formações possuem contornos de imposição e não têm atendido as demandas suscitadas pelos professores. Com efeito, para superar tais demandas, os professores têm investido em formações via plataformas digitais de informação e comunicação, especialmente, através das comunidades de aprendizagem virtual. Ainda em relação a utilização das plataformas de informação e comunicação para a formação continuada de professores, também foi possível identificar que os professores têm estabelecido relações com a Mídia-Educação. Também se verificou que as políticas de formação para professores, através dos Programas Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que são Programas de incentivo e valorização do magistério também são formações significativas para os professores de Educação Física. Em se tratando das demandas formativas suscitadas pelos professores, observou-se que a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física escolar e a mobilização didática pelos professores foram as questões mais efervescentes. Já em relação as limitações em torno das formações que os professores participaram, eles destacam a ausência de recursos ofertados pela escola para o desenvolvimento das aulas e a ausência de trocas de experiências com os pares. Os professores destacaram que a escola e a universidade são fundamentais para o processo de formação continuada. Além disto, os professores também sugeriram que os módulos formativos escolares fossem utilizados como espaço de formação para os professores. Ao se referirem as expectativas para este trabalho, os professores indicam como desdobramento a realização de um curso de formação continuada, mostrando interesse em participarem.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to understand how the field of continuing education has been constituted (or not) in the reality of Physical Education teachers who work in the public network of the city of São João Del Rei - MG. To do so, the following research problem was started: how has continuing education in Physical Education at School been constituted and signified by teachers in this area who work in the municipal network of the city of São João Del Rei-MG? Currently, the public network of São João Del Rei-MG has 8 Physical Education teachers who work in the segments of Elementary Education I and II, in 8 schools in the city's urban area. However, 6 Physical Education teachers who work in 7 institutions participated in this research, considering that two teachers who work at the same school expressed difficulties in participating in the study due to the pandemic resulting from Covid-19. The research is qualitative approach (BOGDAN; BIKLEIN, 1994; DEMO, 1998; CHIZZOTTI, 2003; YIN, 2016). In the data analysis, the Content Analysis proposed by Bardin (2016) was used, which aims to understand the meanings contained in communicative messages, in this specific case, in interviews with Physical Education teachers. In the data analysis process, the Content Analysis proposed by Bardin (2016) was used, which aims to understand the meanings contained in communicative messages, in this specific case, in interviews with Physical Education teachers. Three thematic categories emerged from the research named: “Deviation or Motivation Factors for Continuing Education”; “The Continuing Training Practiced: Its Limits, Materiality and Context” and “Demands and Limits of Training Actions”. This research showed that the family, especially the children; and the indiscipline of students are aspects that influence the training deviation of these teachers. As responsible for promoting training for teachers in the municipal education network, it was found that the SME fulfills this function. However, such formations have imposition contours and have not met the demands raised by teachers. Indeed, to overcome such demands, teachers have invested in training via digital information and communication platforms, especially through virtual learning communities. Still in relation to the use of information and communication platforms for the continuing education of teachers, it was also possible to identify that teachers have established relationships with Media-Education. It was also verified that the training policies for teachers, through the Pedagogical Residency Programs and the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships, which are programs of incentive and appreciation of teaching, are also significant training for Physical Education teachers. Regarding the training demands raised by the teachers, it was observed that the inclusion of people with disabilities in school Physical Education classes and the didactic mobilization by the teachers were the most effervescent issues. Regarding the limitations around the training that teachers participated, they highlight the lack of resources offered by the school for the development of classes and the absence of exchanges of experiences with peers. Teachers highlighted that the school and the university are fundamental to the continuing education process. In addition, teachers also suggested that school training modules be used as a training space for teachers. When referring to the expectations for this work, the teachers indicate as a consequence the realization of a continuing education course, showing interest in participating.
|
|
9
|
-
VANESSA REGINA GONÇALVES NOGUEIRA
-
OS SENTIDOS DA BELEZA FEMININA: FOTOGRAFIAS E RELATOS DE MULHERES ADOLESCENTES ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELENICE MARIA CAMMAROSANO ONOFRE
-
MONICA DE AVILA TODARO
-
WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
-
Data: 31/08/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem por intuito apresentar uma pesquisa sobre Os sentidos da beleza: fotografias e relatos de mulheres adolescentes estudantes do ensino médio. Baseada na intensa mudança pela qual o mundo passa na questão dos enquadramentos normativos e na forma como as adolescentes lidam com essas mudanças diante do ambiente escolar, busco com essa pesquisa, os sentidos da beleza para elas. Na primeira seção falamos sobre enquadramentos, normas, vulnerabilidade, reconhecimento e poder, utilizando conceitos de Judith Butler. Na segunda seção, contextualizamos a história das mulheres, os termos beleza e adolescência e o ensino médio. A pesquisa propõe inicialmente um estudo bibliográfico e, posteriormente, uma atividade de cunho etnometodológico, com o uso de fotografias feitas pelas adolescentes e de discursos proferidos por elas. A pesquisa utilizou a aplicação de questionário e uma roda de conversa entre as colaboradoras para coletar dados acerca dos sentidos da beleza relacionados com a adolescência. Após a análise dos dados colhidos, chegamos às considerações finais apresentando como essas mulheres se encontram silenciadas tanto dentro quanto fora dos padrões de beleza.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation intends to present a research on The meanings of beauty: photographs and reports of adolescent women high school students. Based on the intense change that the world goes through in the issue of normative frameworks and on the way adolescents deal with these changes in the face of the school environment, I seek with this research, the meanings of beauty for them. In the first section we talked about frameworks, norms, vulnerability, recognition and power, using concepts of Judith Butler. In the second section, we contextualize the history of women, the terms beauty and adolescence and high school. The research initially proposes a bibliographic study and, later, an ethnometodological activity, with the use of photographs made by adolescents and discourses made by them. The research used the application of a questionnaire and a conversation wheel among the collaborators to collect data about the meanings of beauty related to adolescence. After analyzing the data collected, we reached the final considerations presenting how these women are silenced both inside and outside the standards of beauty.
|
|
10
|
-
PATRICIA GERALDA RESENDE SOUZA
-
“AQUILO NÃO ERA PARA MIM”: A DESCONTINUIDADE NOS ESTUDOS DE JOVENS PROMISSORES
-
Orientador : PAULA CRISTINA DAVID GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DÉBORA CRISTINA PIOTTO
-
PAULA CRISTINA DAVID GUIMARAES
-
WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
-
Data: 03/09/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo se insere no campo da Sociologia da Educação, especificamente, nos trabalhos que tratam da compreensão das trajetórias escolares de famílias oriundas dos meios populares. O objetivo desta Dissertação, com base em um estudo de caso, é: 1) identificar, analisar e compreender a possibilidade de irradiação de um capital escolar construído ao longo de gerações; 2) explicar porque ele não se propaga de forma linear, nem contínua, entre os membros da família da quarta geração e parece se configurar como um trunfo perdido para alguns jovens desta família. A metodologia utilizada foi a entrevista genealógica e respectiva análise de conteúdo, para a reconstrução e investigação das trajetórias dos cinco jovens pesquisados. Os questionamentos que norteiam as análises são os seguintes: o que acontece em termos escolares, na quarta geração dessa família, que indica que o efeito de irradiação se configura como um trunfo perdido para alguns jovens? Por que alguns jovens da família parecem não dar valor a escola? O que se passa nessa família, entre seus membros, nas suas relações com a escola, que faz com que alguns descendentes não vejam o sucesso escolar como uma possibilidade de maior ascensão econômica e cultural? De modo geral, os resultados apontam que a presença de diferentes modelos socializadores e a relação com o saber desenvolvida pelos jovens são pontos fundamentais para compreender as diferentes trajetórias desenvolvidas pelos jovens pesquisados. De acordo com a dinâmica social à qual os jovens estão inseridos em um determinado período, eles se apoiam em modelos socializadores diferentes, ora pautados na escola, ora na vida prática. Já, sobre a relação com o saber, quando não é desenvolvida uma relação de gosto com os estudos, capaz de mobilizar o indivíduo a ponto dele se esforçar e, mesmo ao se esforçar, ainda conseguir sentir prazer naquilo que faz, a relação com o saber fica prejudicada. Ademais, fica evidente, também, que essa relação não é estática, incapaz de se reconfigurar ao longo do tempo, pois é possível que a relação com o saber seja reformulada de acordo com os objetivos pessoais almejados
-
Mostrar Abstract
-
This study belongs to the field of Sociology of Education, in the area of those who that deal with the understanding of school trajectories, more specifically it investigates a family from popular backgrounds. The objective of this Dissertation, based on a case study, is to identify, analyze and understand the possibility of irradiating school capital built over generations, explaining why it does not propagate linearly or continuously among family members of the fourth generation and seems to be a lost asset for some young people in this family. The methodology used was, basically, a genealogical interview and content dedication, for the reconstruction and analysis of the trajectories of the five young people surveyed. The questions that guide the analyzes are the following: what happens in school terms, in the fourth generation of this family, which indicates that the irradiation effect is configured as a lost asset for some young people? Why do some young people in the family seem not to value school? What happens in this family, among its members, in their relations with the school, which makes some descendants not see school success as a possibility for further economic and cultural ascent? In general, the results show that the presence of different socializing models and the relationship with knowledge developed by young people are fundamental points to understand the different trajectories developed by the young people surveyed. According to the social dynamics in which young people are inserted in a given period, they rely on different socializing models, sometimes based on school, sometimes on practical life. As for the relationship with knowledge, when a relationship of pleasure with studies is not developed, capable of mobilizing the individual to the point of making an effort and even when making an effort to still feel pleasure in what he does, the relationship with knowledge is impaired. Furthermore, it is also evident that this relationship is not a static relationship, incapable of being reconfigured over time, as it is possible that the relationship with the saber is reformulated according to the desired personal objectives.
|
|
11
|
-
VIRGINIA APARECIDA AMBROSIO
-
MEMÓRIAS E IMAGENS DA INFÂNCIA RURAL NA COLÔNIA JOSÉ TEODORO (SÃO JOÃO DEL REI, 1960-1970)
-
Orientador : CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
-
GIOVANA SCARELI
-
MONICA YUMI JINZENJI
-
Data: 08/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa busca compreender as memórias e representações sobre a Infância na Colônia José Teodoro, zona rural da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, nas décadas de 1960- 1970. A pesquisa é documentalmente embasada em fotografias de um fotógrafo amador, o Sr. João da Costa (1923-2012) e em relatos de memórias de infância de familiares e amigos do mesmo, pela abordagem da História Oral. O arquivo é composto por 210 fotografias, das quais 143 são de autoria do fotógrafo supracitado (registros realizados com sua câmera), nas quais maioritariamente registrou a infância dos filhos, sobrinhos e crianças da Colônia. De forma inovadora, alguns objetos da cultura infantil, como brinquedos e livros, emergiram no transcorrer das entrevistas e foram agregados como documentos para a análise. Dentre os aspectos mais evidenciados nas fotografias, estão a presença de brinquedos, sobretudo os industrializados, a celebração da festa da Primeira Comunhão e os aspectos do cotidiano das famílias, também levados em consideração por integrarem o contexto da infância pesquisada. A infância na Colônia José Teodoro pôde ser evidenciada como um tempo cercado por práticas familiares e educacionais pautadas sobretudo em princípios morais e da religiosidade católica. A pesquisa revelou aspectos da escolarização dessa infância, permeada pelas dificuldades de acesso e permanência na escola e a uma forte tensão com o trabalho na idade infantil. As questões de gênero foram fortemente observadas na separação dos brinquedos de meninas e meninos, na preferência das famílias em investir na escolarização dos filhos, em detrimento das filhas e nos costumes de preservação das meninas em ambientes domésticos, em referência à atuação delas como futuras mães e donas de casa.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to understand the memories and representations of a Childhood in the José Teodoro Colony, a rural area of the city of São João del-Rei, Minas Gerais, in the 1960s-1970s. The research is documentary based on photographs by an amateur photographer, Mr. João da Costa (1923-2012) and on reports of childhood memories of family and friends, through the approach of Oral History. The archive is composed of 210 photographs, of which 143 are by the aforementioned photographer (records made with his own camera), in which he recorded mostly the childhood of his children, nephews and children of the Colony. Innovatively, some objects of children's culture, such as toys and books, emerged during the interviews and were added as documents for analysis. Among the most evident aspects in the photographs are the presence of toys, especially the industrialized ones, the celebration of the First Communion party and the daily aspects of families, also taken into account as they are part of the researched childhood context. The childhood in the José Teodoro Colony could be seen as a time surrounded by family and educational practices based mainly on moral principles and Catholic religiosity. The research revealed aspects of schooling in this childhood, permeated by difficulties in accessing and staying at school and a strong tension with work in childhood. Gender issues were strongly observed in the separation of toys for girls and boys, in the preference of families to invest in the education of their sons, to the detriment of their daughters and in the customs of preserving girls in domestic environments, in reference to their performance as future mothers and housewives.
|
|
12
|
-
REGINA CELI FERREIRA DE LIMA
-
O TRABALHO NA UNIVERSIDADE: um estudo sobre a saúde do docente na Universidade Federal de São João del-Rei".
-
Orientador : CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ATAUALPA LUIZ DE OLIVEIRA
-
CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
-
MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAUJO
-
Data: 28/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
O cenário do trabalho vem passando por modificações significativas e a flexibilização imposta pelo novo capitalismo interfere na vida profissional de muitos trabalhadores. Para os professores e professoras, não é diferente. No caso dos docentes do ensino superior público federal, a atuação no ensino, pesquisa, extensão e gestão acadêmica, a contratação para dedicação exclusiva e outras condições e arranjos do trabalho conformam processos e organizações intensas e horas extensas de trabalho. A partir desse cenário e das leituras de Sennett (2010), Antunes (2009), Codo (1999), Clot (2006), Mancebo (2007) e Tardif (2014), entre outros autores e autoras, compartilham a perspectiva teórica que discorre sobre o cenário do trabalho, suas mudanças e como esse contexto alcançou o trabalho dos docentes na universidade e oportunizou riscos a sua saúde. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre a saúde do docente no ensino superior. A pesquisa segue a abordagem qualitativa e foi realizada com a colaboração dos docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O estudo teve como objetivo investigar a saúde do docente universitário considerando seu ambiente de trabalho, aqui especificamente o contexto da UFSJ. Nessa perspectiva, usamos a pesquisa documental para analisar a história da instituição universitária, sua expansão e sua proposta de atenção à saúde de seus servidores bem como recorremos ao questionário on-line para levantamento dos adoecimentos e afastamentos dos docentes e suas percepções acerca da geração de riscos à sua saúde no ambiente de trabalho. Os dados foram organizados a partir de temas semelhantes, que foram compilados em categorias empíricas, além da construção de gráficos e tabelas, as quais facilitam a observação das informações. O estudo aponta que o crescimento institucional acelerado caminhou em descompasso com a estrutura e condições de trabalho na universidade indicando aspectos frágeis e precários na organização e processos de trabalhos na universidade. Notamos, ainda, que a maior parte dos casos de adoecimentos não gera afastamentos e o sistema de apoio ao servidor não registra nem acompanha docentes e técnicos-administrativos de modo a considerar as especificidades de cada trabalho. O ambiente de trabalho, em suas condições tanto físicas quanto das relações profissionais, indica sofrimentos, adoecimentos e persistência do docente, que resiste doente no trabalho. Os resultados indicam que a intensificação do trabalho docente gerada pela expansão da UFSJ somada à flexibilidade do trabalho contemporâneo e multitarefas/polivalente colocadas na educação pelo capitalismo, no ambiente institucional universitário estudado, oferecem riscos para a saúde do trabalhador docente, que convive com a sobrecarga, o estresse e outros sofrimentos e adoecimentos. Desse modo, o cuidado com a saúde do docente universitário exige uma compreensão complexa de aspectos macroestruturais e micropolíticos dos processos de trabalho no contexto da educação brasileira para nos aproximarmos dos nexos causais entre saúde e trabalho em nossa sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
The work scenario has been undergoing significant changes and the flexibilization imposed by the new capitalism interferes in the professional life of many workers. For teachers, it is no different. In the case of federal public higher education professors, their work in teaching, research, extension and academic management, exclusive dedication hiring and other work conditions and arrangements make up intense processes and organizations and long hours of work. Based on this scenario and the readings of Sennet (2010), Antunes (2009), Codo (1999), Clot (2006), Mancebo (2007) and Tardif (2014), among other authors, they share the theoretical perspective discussed about the work scenario, its changes and how this context reached the work of professors at the university and created risks to their health. In this sense, this research is about the health of professors in higher education. The research follows a qualitative approach and was carried out with the collaboration of professors from the Federal University of São João del-Rei (UFSJ). The study aimed to investigate the health of university professors considering their work environment, here specifically the context of the UFSJ. In this perspective, we use documental research to analyze the history of the university institution, its expansion and its proposal of health care for its servers, as well as using the online questionnaire to survey the illnesses and absences of professors and their perceptions about the generation of risks to your health in the work environment. Data were organized based on similar themes, which were compiled into empirical categories, in addition to the construction of graphs and tables, which facilitate the observation of information. The study points out that the accelerated institutional growth walked out of step with the structure and working conditions at the university, indicating fragile and precarious aspects in the organization and work processes at the university. We also note that most cases of illness do not generate leaves and the server support system does not register or monitor professors and administrative technicians in order to consider the specifics of each job. The work environment, in its physical and professional relationship conditions, indicates suffering, illness and persistence of the professor, who resists the sickness at work. The results indicate that the intensification of teaching work generated by the expansion of the UFSJ, added to the flexibility of contemporary and multitasking/polyvalent work placed in education by capitalism, in the university institutional environment studied, offer risks to the health of the teaching worker, who lives with the overload, stress and other sufferings and illnesses. Thus, health care for university professors requires a complex understanding of macrostructural and micropolitical aspects of work processes in the context of Brazilian education in order to approach the causal links between health and work in our society.
|
|
13
|
-
KAIO TRINDADE MINEIRO VALE
-
POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE LIBERTA: gênero e sexualidade na formação de professoras e professores
-
Orientador : CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CASSIA BEATRIZ BATISTA E SILVA
-
MARIA JAQUELINE DE GRAMMONT MACHADO DE ARAUJO
-
SÔNIA MARIA CLARETO
-
VIVIANE CRISTINA ALMADA DE OLIVEIRA
-
Data: 29/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Enquanto professoras e professores que ensinam matemática, como contribuir para a desnaturalização de práticas, discursos e comportamentos que (re)produzem desigualdades no campo do gênero e da sexualidade? Como fazer das salas de aula de matemática espaços de problematização e discussão, de coletividade e solidariedade? Como desassociá-lo da dureza, da rigidez, do “masculino”? Afinal, seria possível pensar em uma matemática “no feminino”, que não reforce padrões heteronormativos impostos, ou problematizá-la fora do binarismo de gênero e de todas os atributos que foram naturalizados como sendo do feminino ou do masculino? É nesse sentido que, a partir de questões como essas, propomos uma análise e discussão do processo de formação de professoras e professores que ensinam matemática, na tentativa de analisar pressupostos, realidades e discursos sobre homens, mulheres e matemática, ao que diz respeito às discussões do campo do gênero e da sexualidade, já que, na maioria das vezes, o trabalho docente é o destino dessa formação. Buscamos, ao analisar práticas educativas, na formação docente e as relações entre os sujeitos (alunas, alunos, professoras, professores) e matemática, identificar, apresentar e analisar “verdades” que acabam produzindo realidades sobre mulheres, homens e matemática, sustentando opressões e exclusões no campo do gênero e da sexualidade. Além disso, buscamos conhecer – quando se fazem presentes – concepções e modos de abordar e discutir questões relacionadas à gênero e sexualidade, uma vez que, questões como essas, incorporam os textos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) (2015) das licenciaturas. A metodologia volta-se para a análise de documentos curriculares e realização de um grupo focal com licenciandas e licenciandos do curso de licenciatura em Matemática em uma universidade pública mineira. Partindo das DCN das licenciaturas, os currículos deveriam contemplar questões relativas à gênero e sexualidade, visando a alguns objetivos, como o respeito, a tolerância, o reconhecimento, a valorização da diversidade e a promoção da diferença. Os documentos curriculares analisados apontam que questões de gênero e sexualidade são retratadas de forma periférica nos currículos, mas que, ainda assim, reproduzem os textos das DCN, o que implica na superficialidade do tratamento também pelas diretrizes. Reconhecemos que, ainda que periférica e superficial, a presença de termos como “direitos humanos”, “sexualidade”, “gênero”, “diversidade”, e “discriminação/preconceito”, nas DCN e em alguns Projetos Político Pedagógicos (PPCs) de licenciaturas são sinalizações importantes e de grande contribuição para a luta por uma educação e sociedade menos excludentes, desiguais e opressoras. Enquanto alguns cursos de licenciatura trazem o debate das temáticas numa perspectiva de superação de exclusões, respeito e promoção das diferenças, outros deixam um vasto e silencioso vazio – como é o caso do curso de Matemática. Acreditamos que um caminho para se chegar a uma Educação Matemática libertadora e democrática, pode estar na elaboração de planos de ações que focalizem essas questões, a fim de contribuir para a desestabilização de “verdades” e realidades sobre homens, mulheres e matemática, e que o processo de formação da professora e do professor que ensinam matemática é um espaço propício para um movimento de repensar tais questões.
-
Mostrar Abstract
-
How do female and male teachers who teach math contribute to the denaturalization of practices, discourses and behaviors that (re)produce inequalities in the field of gender and sexuality? How can we make mathematics classrooms spaces for problematization and discussion, for collectivity and solidarity? How to disassociate it from hardness, from rigidity, from "masculinity"? After all, would it be possible to think of a mathematics "in the feminine", that does not reinforce imposed heteronormative standards, or to problematize it outside the gender binarism and all the attributes that have been naturalized as being feminine or masculine? It is in this sense that, based on questions like these, we propose an analysis and discussion of the training process of female and male teachers who teach mathematics, in an attempt to analyze assumptions, realities, and discourses about men, women, and mathematics, with respect to discussions in the field of gender and sexuality, since, most of the time, the teaching work is the destination of this training. By analyzing educational practices, teacher training and the relations between subjects (students, teachers, professors) and mathematics, we seek to identify, present and analyze "truths" that end up producing realities about women, men and mathematics, sustaining oppressions and exclusions in the field of gender and sexuality. In addition, we seek to know - when they are present - conceptions and ways to approach and discuss issues related to gender and sexuality, since issues such as these, incorporate the texts of the National Curriculum Guidelines (DCN) (2015) of undergraduate courses. The methodology turns to the analysis of curriculum documents and a focus group with undergraduate students of the undergraduate course in Mathematics at a public university in Minas Gerais. Based on the DCN of the undergraduate courses, the curricula should contemplate issues related to gender and sexuality, aiming at some objectives, such as respect, tolerance, recognition, appreciation of diversity and promotion of difference. The curricular documents analyzed point out that gender and sexuality issues are portrayed in a peripheral way in the curricula, but that, even so, they reproduce the DCN texts, which implies in the superficiality of the treatment also by the guidelines. We recognize that, even if peripheral and superficial, the presence of terms such as "human rights", "sexuality", "gender", "diversity", and "discrimination/prejudice", in the DCNs and in some undergraduate Political and Pedagogical Projects (PPCs) are important signals and of great contribution to the struggle for a less excluding, unequal, and oppressive education and society. While some undergraduate courses bring the debate of the themes in a perspective of overcoming exclusions, respect and promotion of differences, others leave a vast and silent void - as is the case of the Mathematics course. We believe that a way to reach a liberating and democratic Mathematics Education may lie in the elaboration of action plans that focus on these issues, in order to contribute to the destabilization of "truths" and realities about men, women and mathematics, and that the process of training the teacher who teaches mathematics is a propitious space for a movement to rethink such issues.
|
|
14
|
-
THALES VINICIUS SILVA
-
INVESTIGAR VERSOS, IMAGINAR CIÊNCIA: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À ARTE DA POESIA
-
Orientador : PAULO CESAR PINHEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
PAULO CESAR PINHEIRO
-
RICARDO PEREIRA SEPINI
-
ROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA
-
Data: 29/10/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa a seguir alinha o universo da poesia ao da ciência, analisando o diálogo entre essas duas áreas do conhecimento e as potencialidades no sentido de uma formação humana e crítica. Primeiramente foi elaborado um quadro teórico reunindo autores que justificam a utilização da poesia como forma de construir conhecimento e relacionam arte e ciência. Na sequência, é apresentada uma revisão bibliográfica de trabalhos nesta linha de pensamento e ação. A parte empírica se dividiu entre uma intervenção com licenciandos da disciplina Pesquisa em Educação Química com a aplicação de um questionário e o desenvolvimento de investigações pelos discentes. Após o levantamento dos dados do questionário, analisamos as pesquisas dos licenciandos por meio de categorias seguidas de uma análise de suas conclusões. A pesquisa possibilitou um olhar amplo sobre a poesia aliada ao ensino de ciências ressaltando as problemáticas da inserção da temática na escola e também suas possibilidades de formação, que partem do encantamento, do sensível e da descoberta ao novo a partir do universo da arte.
-
Mostrar Abstract
-
A research that follows aligns the universe of poetry with that of science, analyzing the dialogue between these two areas of knowledge and the potentialities in the sense of a humanist and critical formation. First, a theoretical framework was created, bringing authors who justify the use of poetry as a way of building knowledge and relating art and science. Next, a bibliographical review of works in this line of thought and action is presented. The empirical part was divided between an intervention with undergraduates of the discipline “Research in Chemical Education” with the application of a questionnaire and the development of investigations by the students. After surveying the questionnaire data, we analyzed how the graduates' surveys were carried out through categories followed by an analysis of their surveys. The research allowed a broad look at poetry allied to science teaching, highlighting the problematics of the insertion of the thematic in school and also formation possibilities, which start from the enchantment, the sensitive and the discovery of the new from the universe of art
|
|
15
|
-
ANA CLÁUDIA ÂNGELO ÁVILA
-
ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19: um estudo de caso etnográfico em uma turma de 1o ano durante o Ensino Remoto.
-
Orientador : MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CAROLINE DE ALMEIDA
-
BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
-
GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA
-
MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
-
Data: 30/11/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa propõe uma investigação em torno de como ocorreu o processo de ensino remoto em uma turma de alfabetização, da rede estadual de Minas Gerais, na cidade de São João Del Rei, durante a pandemia. Tomamos como principais objetos de estudo as interações que se sucederam – entre professora, famílias, alunas e alunos – e o principal material utilizado no ensino da leitura e da escrita durante a situação de distanciamento social causada pela ameaça do novo coronavírus – o Plano de Estudo Tutorado (PET) de Língua Portuguesa do 1o ano. Tendo isto em vista, realizamos uma investigação de cunho etnográfico, cuja pergunta de partida é: “Como ocorreram as interações durante a alfabetização de uma turma de 1o ano no ensino remoto com o Plano de Estudo Tutorado de Língua Portuguesa do 1o ano, que regeu todo esse processo no estado de Minas Gerais?”. Para tentar encontrar respostas a essa inquietação seguimos três caminhos: (1) revisão bibliográfica de algumas das principais perspectivas teóricas a respeito da alfabetização e seus impactos nas políticas públicas; (2) análise documental do Plano de Estudo Tutorado de Língua Portuguesa do 1o ano; (3) coleta de dados, através de observações das aulas online de uma turma de primeiro ano, entrevista com a professora da turma observada e reuniões com um grupo formado por outras professoras e pesquisadoras que desenvolveram pesquisas semelhantes em outras turmas. Essas professoras compartilharam com o restante do grupo relatos das experiências que vivenciaram, bem como todo o planejamento, interações, mensagens, estratégias e materiais utilizados nesse novo cenário. Alguns dos resultados aos quais chegamos com essa investigação foram: os familiares representaram o grande elo das interações entre professora e alunos; as crianças quase não apareceram no processo, cumprindo o papel de meras receptoras do material que chegou pronto; novos meios de comunicação foram acessados, como vídeos e o grupo de Whatsapp, mas aparecem apenas como veículos transmissores dos conteúdos; as atividades desenvolvidas pela professora não eram obrigatórias; segundo a professora, a turma não construiu quase nenhum aprendizado; o PET foi recurso prioritário e obrigatório do ensino remoto; o foco da alfabetização nesse material era nas unidades menores da língua quase sempre de maneira mecânica e descontextualizada, indo de encontro até mesmo com as referências citadas ou apropriadas pelo próprio material; o ensino remoto representou a educação bancária, denunciada por Freire, em sua forma mais aguda.
-
Mostrar Abstract
-
This research offers an investigation around how the remote teaching process occurred in a literacy class, from schools in the the state of Minas Gerais, in the city of São João Del Rei, during the pandemic. We took as main objects of study the interactions - between teachers, families and students - and the main material used in the teaching process of reading and writing during the situation of social distance caused by the threat of the new coronavirus - the 1st year study plan of Portuguese Language Tutoring (PET). With this in mind, we carried out an ethnographic investigation, whose main question is: “How did the interactions occur during the literacy of a 1st grade class, in a remote learning, with the 1st year Portuguese Language Tutored Study Plan, which made all this process in the State of Minas Gerais? ”. To try to find answers to this concern, we followed three paths: (1) bibliographic review of some of the main theoretical perspectives on literacy and its impacts on public policies; (2) document analysis of the 1st year Portuguese Language Tutoring Study Plan; (3) data collection, through online classes of a first-year class, interviews with a teacher from the observed class, and meetings with a group formed by other teachers and researchers who developed similar research in other classes. These teachers shared with the rest of the group reports of their experiences, as well as all the planning, interactions, messages, strategies and materials used in this new scenario. Some of the results we arrived at with this investigation were: family members represented the great link of interactions between teachers and students; the children hardly appeared in the process, fulfilling the role of mere recipients of the material that arrived ready-made; new means of communication were accessed, such as videos and the Whatsapp group, but they appear only as vehicles for transmitting content; how activities developed by the teacher were not mandatory; according to the teacher, the class did not build almost any learning; PET was a priority and mandatory resource for remote learning; the focus of literacy in this material was on the smaller units of the language, almost always in a mechanical and decontextualized way, meeting even as references cited or appropriated by the material itself; remote learning represents banking education, denounced by Paulo Freire, in its most acute form.
|
|
16
|
-
THASSIANA APARECIDA DE PAULA
-
"O CASTELO DE INSTRUÇÃO"; Práticas educativas de um colégio confessional feminino na cidade de Barbacena-MG (1900-1940).
-
Orientador : PAULA CRISTINA DAVID GUIMARAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
-
ELIEZER RAIMUNDO DE SOUSA COSTA
-
PAULA CRISTINA DAVID GUIMARAES
-
Data: 07/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem o objetivo de identificar, compreender e analisar as práticas educativas realizadas no curso normal do Colégio Imaculada Conceição, situado na cidade de Barbacena – MG, no período entre 1900 e 1940, de modo a compreender como se dava a formação de meninas, futuras professoras, nessa instituição confessional. O trabalho de pesquisa se justifica tanto pelo ineditismo da instituição e fontes pesquisadas, como pela contribuição para as investigações sobre “praticas educativas” dentro de uma instituição católica. A metodologia consta do levantamento bibliográfico, da leitura, seleção e pesquisa em fontes históricas institucionais e periódicos locais, assim como a consulta à historiografia que trata sobre as seguintes temáticas: mulheres, formação de professoras, catolicismo e as práticas educativas ao longo da história da educação brasileira. Os resultados apontam que não existem trabalhos relacionados à instituição de ensino pesquisada, Colégio Imaculada Conceição, bem como são poucos os que analisam sobre práticas educativas em colégios confessionais católicos. A leitura e análises da documentação possibilitaram a identificação de práticas educativas relacionadas à constituição de um perfil de feminilidade das alunas com grande destaque aos trabalhos manuais, à disciplina no interior da instituição, assim como entender a estratégia utilizada pelo Colégio Imaculada Conceição para se adaptar aos discursos escolanovista no decorrer dos anos. Diante dessa investigação foi possível verificar a preocupação da instituição na formação de professoras seguindo um discurso ultramontano, nacionalista, cujo objetivo era formar as mulheres de elite e educadoras em prol da nação e da sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to identify, understand and analyze the educational practices carried out in the normal course of Colégio Imaculada Conceição, located in the city of Barbacena – MG, in the period between 1900 and 1940, in order to understand how the formation of girls, future teachers, worked in this confessional institution. The research is justified both by the uniqueness of the institution and researched sources, as well as by its contribution to investigations on “educational practices” within a Catholic institution. The methodology consists of a bibliographic research, reading, selection, and research in institutional historical sources and local periodicals, as well as the consultation of the historiography that deals with the following themes: women, women teachers educational training, Catholicism and educational practices throughout the history of Brazilian education. The results show that there are no works related to the researched educational institution, Colégio Imaculada Conceição, as well as there are few that analyze educational practices in Catholic confessional schools. The reading and analysis of the documentation allowed the identification of educational practices related to the constitution of a femininity profile of the students, with great emphasis on manual work, the discipline within the institution, as well as understanding the strategy used by Colégio Imaculada Conceição to adapt to the New School speeches over the years. In view of this investigation, it was possible to verify the institution's concern with women teachers training following an ultramontane, nationalist discourse, whose objective was to train elite women and educators for the benefit of the nation and society.
|
|
17
|
-
KHALMEL GABRIEL LIMA DE OLIVEIRA
-
MÍDIA-EDUCAÇÃO (FÍSICA) NAS TRAMAS DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DAS PERFORMANCES DOS ESTUDANTES NO ENSINO REMOTO
-
Orientador : DIEGO DE SOUSA MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DIEGO DE SOUSA MENDES
-
GABRIEL MENEZES VIANA
-
GILSON CRUZ JUNIOR
-
MARCIO ROBERTO DE LIMA
-
Data: 17/12/2021
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa analisou os efeitos produzidos por interlocuções pedagógicas no ensino- aprendizagem da Educação Física escolar durante o Ensino Remoto (ER), em uma escola
pública do interior mineiro, no transcorrer da terceira etapa do ano letivo de 2020. Para tal, o estudo atuou com o conceito de performance (MOL, 2008; SORENSEN, 2009) em articulação
com os pressupostos da Teoria Ator-Rede (TAR) (LATOUR, 2012). O caminho teórico- metodológico envolveu os pressupostos procedimentais da Pesquisa-Ação de forma
interrelacionada com a TAR, tendo o estudo ocorrido com três turmas do 8o ano do ensino fundamental, entre os meses de setembro e novembro de 2020. Nesse período foram realizados 3 ciclos de investigação-ação (TRIPP, 2005), de onde foram extraídas quatro cenas para análise. Foram utilizados como instrumentos para a produção dos dados: diário de campo, questionário, capturas e gravações de tela. A análise dos dados realizou-se por meio de uma abordagem qualitativa, com base nos pressupostos da TAR, e identificou: os (as) actantes que compuseram as redes, as relações entre os actantes, os desvios e/ou translações que se efetivaram, quais agrupamentos se formaram, as negociações decorrentes dos movimentos em rede, as redes formadas e quais realidades foram produzidas e, consequentemente, quais performances emergiram. Desse modo, foram analisadas quatro cenas, as quais foram delineadas mediante a utilização de: quadros, figuras, capturas de tela, transcrição de trechos do questionário, transcrição de áudio e esquemas/diagramas. Assim, em nossas análises identificamos que emergiram das circunstâncias estudadas quatro performances, a saber: (I) performance de interlocução - evidenciou a relevência das trocas dialógicas durante a busca por um arranjo didático que viesse a atender aos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem durante o ER; (II) performance midiático-criativa - demonstrou entendimento e apropriação por parte dos estudantes acerca dos elementos chave da ME, evidenciando a dimensão criativa e estética através dos materiais midiáticos produzidos; (III) performance criativo-expressiva - evidenciou a diversidade de elementos envolvidos no processo criativo dos estudantes, assim como a capacidade comunicativo-expressiva desses sujeitos, que seguiram uma lógica não linear e de colaboração para produzir mídias. (IV) performance crítico-comunicativa – manifestou a dimensão crítica da Mídia-Educação (ME) e a expressão de novos sentidos relativos à mídia podcast por parte dos estudantes. Como encaminhamentos finais (provisórios), acreditamos que as afetações pedagógicas produzidas pela articulação da ME com a Educação Física escolar evidenciaram possibilidades para usos mais significativos das mídias digitais no contexto estudado, colaborando para a superação de um formato de produção da experiência educativa centrada apenas na transmissão de conteúdos. Além disso, acreditamos também que ao produzir um retrato localizado da Educação Física escolar em tempos de pandemia, especificamente no ER, oferecemos uma contribuição para que sejam pensados novos estudos, mesmo nas circunstâncias do ensino presencial ou no modelo híbrido, que podem investigar de que maneira os novos arranjos didáticos vivenciados durante o ER poderão vir a compor novas associações na forma de atuação de professores e estudantes em relação à TDIC no âmbito educacional.
-
Mostrar Abstract
-
This research analyzed the effects produced by pedagogical interlocutions in the teaching- learning of Physical Education during Remote Teaching (RT), in a public school in the interior
of Minas Gerais, during the third stage of the 2020 school year. with the concept of performance (MOL, 2008; SORENSEN, 2009) in conjunction with the assumptions of the Actor-Network Theory (ANT) (LATOUR, 2012). The theoretical-methodological path involved the procedural assumptions of Action Research in an interrelated way with the ANT, and the study took place with three classes from the 8th year of elementary school, between the months of September and November 2020. In this period, 3 cycles were carried out of action-research (TRIPP, 2005), from which four scenes were extracted for analysis. The following instruments were used for data production: field diary, questionnaire, captures and screen recordings. Data analysis was carried out through a qualitative approach, based on the ANT assumptions, and identified: the actants who made up the networks, the relationships between the actants, the deviations and/or translations that took place, which groupings were formed, the negotiations resulting from the network movements, the networks formed and which realities were produced and, consequently, which performances emerged. Thus, four scenes were analyzed, which were outlined using: tables, figures, screen captures, transcription of excerpts from the questionnaire, audio transcription and diagrams/diagrams. Thus, in our analyzes we identified that four performances emerged from the circumstances studied, namely: (I) interlocution performance - highlighted the relevance of dialogic exchanges during the search for a didactic arrangement
that would serve those involved in the teaching-learning process during the RT; (II) media- creative performance - demonstrated understanding and appropriation by the students about the
key elements of Media-Education (ME), evidencing the creative and aesthetic dimension through the media materials produced; (III) creative-expressive performance - evidenced the
diversity of elements involved in the students' creative process, as well as the communicative- expressive capacity of these subjects, who followed a non-linear and collaborative logic to
produce media. (IV) critical-communicative performance – manifested the critical dimension of ME and the expression of new meanings related to podcast media by students. As final (provisional) referrals, we believe that the pedagogical affectations produced by the articulation of ME with school Physical Education showed possibilities for more significant uses of digital media in the studied context, contributing to overcoming a format of production of the educational experience centered only on transmission of content. In addition, we also believe that by producing a localized portrait of school Physical Education in times of pandemic, specifically in the RT, we offer a contribution so that new studies are thought, even in the circumstances of face-to-face teaching or in the hybrid model, which can investigate what This way, the new didactic arrangements experienced during the RT may come to compose new associations in the way of acting of teachers and students in relation to TDIC in the educational scope.
|
|