Banca de DEFESA: STHEFANI BIANCK TEIXEIRA ORTIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STHEFANI BIANCK TEIXEIRA ORTIZ
DATA : 24/10/2024
HORA: 15:00
LOCAL: sala 1.49 Campus dom Bosco
TÍTULO:

HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DOM BOSCO DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS (1954-1962)


PALAVRAS-CHAVES:

História da Educação. Curso de Pedagogia. História das Instituições
Escolares. Formação de Professores.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

A presente dissertação, vinculada à linha de pesquisa Discursos e Produção de
Saberes nas Práticas Educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação - Processos
Socioeducativos e Práticas Escolares, da Universidade Federal de São João del-Rei, tem como
objeto de investigação o curso de Pedagogia da Faculdade Dom Bosco (FDB) de Filosofia,
Ciências e Letras, uma instituição de ensino superior particular e confessional católica, criada
pela Congregação Salesiana de Dom Bosco. O recorte temporal foi delimitado entre os anos de
1954 e 1962, período que abrange o início das atividades do curso de Pedagogia na instituição,
até o ano de implementação do Parecer do Conselho Federal de Educação no 251, acrescido
pelo Parecer no 292, ambos de 1962, considerado o segundo marco legal do curso em âmbito
nacional e que estabeleceu a organização do currículo e duração para os cursos de Pedagogia
em todo o país, entre eles o da FDB. A questão orientadora dessa pesquisa é: “Como se deu a
criação e instalação do curso de Pedagogia na instituição investigada?” O objetivo principal é
desvelar a história do curso de Pedagogia em São João del-Rei. Os objetivos específicos são:
traçar a trajetória histórico-legislativa do curso de Pedagogia no Brasil; analisar a trajetória dos
Salesianos em São João del-Rei e a criação da Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciência e
Letras (FDB); analisar a constituição do curso de Pedagogia na FDB: discentes, docentes

currículo/programa. Ao longo da pesquisa, foi realizada uma busca pela trajetória histórica-
legal do curso de Pedagogia no Brasil, a fim de compreender como os dois primeiros marcos

legais incidiram na organização curricular, formação e funcionamento do curso na instituição
pesquisada no período histórico selecionado. O procedimento metodológico utilizado
compreende a análise documental da legislação que regulamentou e normatizou o curso de
Pedagogia em âmbito nacional, como também regulamentações específicas relacionadas à
instituição do objeto de pesquisa e de fontes institucionais, como: relatórios, correspondências,
lista de matriculados, lista de corpo docente, grade curricular, notas e matérias em periódicos.
Esses documentos foram localizados no processo de busca no Centro Salesiano de
Documentação e Pesquisa, na cidade de Barbacena – MG. O quadro teórico da pesquisa
constitui-se pelo conceito de Cultura Escolar (Julia, 2001), Chervel (1990) acerca da história
das disciplinas escolares e suas finalidades e Goodson (2018) com seus estudos relacionados a
construção social do currículo. Os resultados indicaram que: a criação do curso teve como
objetivo inicial atender a demanda da formação de professores para atuarem nas escolas
secundárias da Ordem Salesiana, destinando-se aos clérigos; os docentes, em sua maioria, eram
religiosos pertencentes à congregação; a abertura ao público externo aconteceu devido à
demanda dos cooperadores da obra salesiana na cidade, em 1956, sendo que as primeiras
matrículas foram realizadas por mulheres que não puderam frequentar o mesmo espaço físico
que os clérigos, o que gerou a criação de dois cursos paralelos para atender os dois públicos; o
currículo do curso na FDB seguiu a legislação vigente, mas com a inclusão de algumas
variações relacionadas aos objetivos de formação e atuação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1350874 - CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS
Externa à Instituição - ELIZABETH FIGUEIREDO DE SÁ - UFMT
Presidente - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Notícia cadastrada em: 24/10/2024 10:07
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