O GRITO DO IPIRANGA: CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, MEMÓRIAS E EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Consciência histórica. Memórias. Experiências. Estudantes de Pedagogia.
No presente estudo, pesquiso o Ensino de História e a relação museu-escola, tomando
como tema específico a Independência do Brasil (1822) e o modo como esse evento
histórico foi tratado pela historiografia. Busco compreender o perfil sociocultural, as
memórias escolares e a construção da consciência histórica dos estudantes do curso de
Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei, os quais ingressaram em 2022.
Este trabalho visa contribuir para uma compreensão sobre o papel dos museus na
formação universitária, na construção de memórias coletivas e no desenvolvimento da
consciência histórica desses estudantes. Emprego como referenciais teóricos conceitos de
Rüsen (2011), que discute as articulações entre consciência histórica, narrativa e didática
da história; Halbwachs (1950) e Le Goff (1990), que teorizam sobre a Memória Coletiva
e a Memória Histórica; e Larrosa (2014), que apresenta reflexões sobre a noção de
experiência e Paulo Freire (1994) por seu método de ensino por meio de temas-geradores,
que visa a educação contextualizada, problematizada e interdisciplinar. A metodologia de
pesquisa adota uma estratégia mista, quanti-qualitativa. Para a construção dos dados,
foram planejadas quatro etapas: a) pré-visita, com atividades desenvolvidas com a turma
no primeiro dia de aula e aplicação de questionários socioculturais; b) visita mediada
propriamente dita, realizada com os estudantes no Museu do Ipiranga (em São Paulo); c)
oficina de pós-visita que foi realizada em sala de aula com análise das fotografias
produzidas pelos estudantes no momento da visita; d) entrevistas semi estruturadas que
serão feitas com uma amostra deste grupo. Os dados serão apreciados a partir da análise
de conteúdo, conforme Bardin (1977), combinando frequência e relevância qualitativa
para uma interpretação historicamente contextualizada. A pesquisa pretendeu revelar
novas perspectivas sobre as percepções do passado e do presente, destacando a
importância da consciência histórica, das memórias e das experiências na construção do
conhecimento histórico e de uma educação mais ampla, através das sensibilidades.