Professores no futuro? Perspectivas de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei e os fatores que as impactam
Carreira docente. Atratividade. Docência. Formação de professores de Matemática.
Este texto apresenta o trabalho realizado até o exame de qualificação em pesquisa de mestrado cujo objetivo principal é identificar as perspectivas de carreira de estudantes de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e os fatores que influenciam a formação dessas perspectivas. Além disso, busca-se correlacionar essas perspectivas com elementos da formação inicial e com as etapas temporais durante o curso. Trata-se de um estudo de caso conduzido a partir de uma investigação qualitativa com abordagem interpretativa, desenvolvido no contexto da Licenciatura em Matemática da UFSJ. Para tanto, foram utilizados questionários divididos em eixos, com o propósito de identificar aspectos sociais, temporais e fatores que envolvem a carreira futura dos licenciandos. Este texto está dividido em três partes. Na primeira, apresentamos o objeto de estudo, caracterizamos os objetivos e refletimos sobre a etapa da formação inicial e seu contributo para a carreira docente, além de revisar a literatura relacionada à atratividade da carreira docente, especialmente no que se relaciona com a formação inicial. Na segunda parte, delineamos o caminho metodológico da pesquisa, incluindo definições sobre o tipo de estudo e o contexto em que foi desenvolvido. A terceira e última parte apresenta a análise preliminar dos dados coletados através dos questionários, no que se refere a apresentação do perfil dos discentes, o desejo de ser professor antes, durante e depois da formação inicial, inclusive na projeção a curto, médio e longo prazo, o que foi feito à luz da Análise de Conteúdo, a partir das respostas às questões discursivas do questionário. Com a conclusão da pesquisa de mestrado, espera-se contribuir para a identificação de fatores que possam fomentar a carreira docente e discussões a respeito da formação inicial e carreira docente do professor de Matemática.