NARRATIVAS DE SURDOS, EGRESSOS E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Surdos. EJA. Libras. Acessibilidade.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que recebe nas escolas uma diversidade de estudantes que foram alijados do processo regular de escolarização. Dentre os diferentes sujeitos que a compõem, estão as pessoas surdas, o que justifica a relevância do objeto de estudo. A presente pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH-UFSJ), propõe analisar as narrativas de quatro surdos, dois homens e duas mulheres, entre 35 e 46 anos de idade, que são egressos ou estudantes da modalidade de ensino EJA e que moram no Estado de Minas Gerais. Este trabalho tem como objetivos específicos: investigar quais desafios esses alunos surdos enfrentam ou enfrentaram na sala de aula, considerando que alguns estão em processo de aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e recebem o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita; apresentar a história e a legislação relativas à educação de surdos; e levantar as pesquisas atuais sobre o tema. A técnica de coleta de dados previu o uso de entrevistas feitas em Libras para garantir a fidelidade das narrativas. A análise, feita apenas com um dos entrevistados, revelou que o fortalecimento da identidade surda se dá especialmente dentro de um espaço educacional que respeita e valoriza essa identidade, garantindo a acessibilidade.