Banca de DEFESA: MAXIMILIANO GARCIA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAXIMILIANO GARCIA DE ALMEIDA
DATA : 26/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

Percepções de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei acerca da carreira docente e os fatores que as impactam sua atratividade


PALAVRAS-CHAVES:

Carreira docente. Atratividade. Docência. Formação de professores de Matemática.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho analisa as percepções acerca da carreira de estudantes da Licenciatura em Matemática da UFSJ e os fatores que influenciam em sua atratividade. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa e interpretativa, desenvolvido por meio de questionários aplicados a licenciandos de diferentes períodos do curso. O referencial teórico, base conceitual sobre a qual esta pesquisa foi construída, encontra-se respaldado em autores como Britto et al. (2021) e outros estudiosos do campo da formação docente, além da noção de percepção segundo Melgarejo (1994), compreendida como um processo biocultural, no qual experiências sensoriais são organizadas por pautas culturais e ideológicas. As respostas discursivas foram categorizadas com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), permitindo identificar núcleos de sentido relacionados à carreira docente ou sua ausência. Os resultados apontam que, embora a maioria dos ingressantes manifeste o desejo inicial de se tornar professor, esse interesse diminui ao longo da formação inicial, influenciado por múltiplos fatores. Entre os fatores não monetários, destacam-se o gosto pela Matemática, o desejo de ensinar, a influência de professores e as experiências em programas como o PIBID e a Residência Pedagógica. Já entre os fatores monetários, sobressaem a baixa remuneração, a desvalorização social da profissão e as precárias condições de trabalho. Chama atenção também a manifestação explícita de repulsa por atuar na Educação Básica por parte de alguns licenciandos, que associam esse espaço a baixos níveis de valorização e a contextos marcados por dificuldades estruturais e emocionais.   A pesquisa evidencia que a atratividade da docência não se limita a uma decisão racional e objetiva, mas é atravessada por dimensões subjetivas, contextuais e formativas que afetam a permanência e o ingresso na profissão. Conclui-se que compreender essas percepções é essencial para subsidiar políticas de valorização da carreira docente e aprimorar os processos de formação inicial de professores de Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CRISTINA FERREIRA - UFOP
Presidente - 1567519 - FLAVIA CRISTINA FIGUEIREDO COURA
Externa ao Programa - 1297692 - VIVIANE CRISTINA ALMADA DE OLIVEIRA
Interno - 1361077 - WALLACE ALVES CABRAL
Notícia cadastrada em: 23/07/2025 08:54
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - +55(32)3379-5824 | Copyright © 2006-2025 - UFSJ - sigaa06.ufsj.edu.br.sigaa06