Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANE DE FÁTIMA RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAIANE DE FÁTIMA RESENDE
DATA : 11/11/2025
HORA: 09:00
LOCAL: vídeo conferência
TÍTULO:

IDENTIFICANDO INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização Científica; Práticas epistêmicas; Ensino por investigação; Educação em Ciências; Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 259
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo identificar indícios do processo de
Alfabetização Científica (AC) por meio da manifestação de práticas epistêmicas em
alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante a participação em uma
sequência de ensino investigativo (SEI). A pesquisa, de abordagem qualitativa,
natureza básica e caráter exploratório, utilizou procedimentos de pesquisa
interventiva e aplicada. Participaram estudantes do 1o ano do Ensino Fundamental
I de uma escola no interior de Minas Gerais, em atividades integradas ao currículo
escolar e desenvolvidas ao longo de 37 aulas.
Durante a sequência, os alunos foram incentivados a elaborar e testar hipóteses,
observar sistematicamente, comparar resultados, argumentar com base em
evidências e formular explicações coletivas, práticas epistêmicas essenciais à
construção do pensamento científico. As aulas incluíram experimentos, discussões
orientadas, registros orais e desenhos, além do uso de recursos audiovisuais e do
livro didático, o que favoreceu a mobilização de múltiplas linguagens no processo
de investigação.
Os dados, registrados em áudio e vídeo e posteriormente transcritos, foram
analisados com base nos indicadores de AC de Sasseron e Carvalho (2008) e nas
categorias de práticas epistêmicas de Silva, Gerolin e Trivelato (2018). Os
resultados revelam que as crianças demonstraram progressos notáveis na
organização e classificação de informações, no raciocínio lógico e proporcional e
na compreensão das relações de causa e efeito entre variáveis. As falas indicaram
a capacidade de avaliar evidências e formular explicações coerentes a partir da
observação dos fenômenos, como ao relacionarem a falta de luz ao amarelamento
das plantas ou a ausência de algodão à dificuldade de crescimento. Também
emergiram justificativas elaboradas, hipóteses alternativas e reformulações
conceituais que denotam um avanço do pensamento cotidiano para formas iniciais
de raciocínio científico.
A análise mostra que a mediação docente, pautada em interações dialógicas, foi
determinante para transformar a curiosidade espontânea em investigação
orientada, estimulando a argumentação, a colaboração e o engajamento afetivo. A
SEI possibilitou às crianças compreenderem que a ciência se constrói por meio da
observação, do questionamento e da comparação entre previsões e resultados,
consolidando atitudes investigativas próprias do fazer científico.
Com base nos resultados obtidos, discutem-se as implicações educacionais do
ensino por investigação para os anos iniciais, ressaltando sua relevância para a
formação de sujeitos críticos, curiosos e reflexivos, e apontam-se novas
possibilidades de pesquisa voltadas ao aprofundamento das relações entre práticas
epistêmicas e AC no Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DUARTE SILVA - IF SUDESTE
Presidente - 1362292 - ALESSANDRO DAMASIO TRANI GOMES
Interna - 1384779 - FERNANDA LUIZA DE FARIA
Notícia cadastrada em: 08/10/2025 16:42
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