OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ADOLETÁ NO CONTEXTO DA BNCC
Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular; Campos de
Experiências; Programa Nacional do Livro e do Material Didático; Livro didático Adoletá.
A pesquisa apresentada nesta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em
Educação – Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São
João del-Rei (UFSJ) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa CRIA (CNPq/UFSJ) – Centro de
Respeito às Infâncias e suas Aprendizagens, tem como foco a análise dos campos de
experiências propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, Brasil, 2017) para a
Educação Infantil e sua materialização em um livro didático destinado à pré-escola. A questão
central investigada é: como a organização curricular em campos de experiências, proposta
pela BNCC, é apresentada em um livro didático do Programa Nacional do Livro e do Material
Didático (PNLD) para a Educação Infantil? Para respondê-la, o estudo tem como objetivo
geral analisar se e como os campos de experiências estão contemplados no livro Adoletá,
aprovado no PNLD 2022. Os objetivos específicos são: apresentar o atual Programa Nacional
do Livro e do Material Didático e a introdução da Educação Infantil nesse programa; realizar
a análise da configuração textual do livro didático Adoletá; e discutir os campos de
experiências como proposta curricular para a Educação Infantil. A pesquisa, de natureza
qualitativa, adota uma abordagem documental e bibliográfica, utilizando como método de
análise a configuração textual (Mortatti, 2000), articulada à verificação da frequência e da
forma de representação dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de cada campo de
experiência da BNCC nas atividades propostas. Os resultados indicam que, embora o material
mencione elementos dos campos de experiências, há ênfase em habilidades preditoras de
literacia e numeracia, com secundarização das interações e do brincar, além da ausência de
propostas reflexivas destinadas ao docente. Conclui-se que o livro Adoletá evidencia tensões
entre a organização curricular centrada nas experiências e uma abordagem escolarizante,
reforçando a importância de uma leitura crítica e criteriosa dos livros didáticos voltados à
Educação Infantil.