Narrativas de estudantes de medicina: Concepções formativas e aproximações ao Método Clínico Centrado na Pessoa
Medicina Narrativa, pesquisa narrativa, Método Clínico Centrado na
Pessoa, formação médica, educação médica.
Esta pesquisa analisa como as narrativas de estudantes de Medicina podem revelar
concepções formativas e aproximações ao Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP),
partindo da compreensão de que o ensino da Medicina, historicamente moldado pelo
modelo biomédico e pelas heranças do Relatório Flexner, enfrenta o desafio de resgatar
a dimensão humana do cuidado. O estudo propõe a utilização das narrativas, enquanto
metodologia ativa, como recurso pedagógico capaz de impulsionar a aprendizagem
reflexiva e o desenvolvimento de competências comunicacionais, relacionais e éticas.
Adotou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa narrativa, inspirada na
bricolagem e na pesquisa narrativa. O corpus foi composto por narrativas e colagens
produzidas por cinco estudantes do terceiro período do curso de Medicina da
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Dom Bosco, na unidade
curricular Método Clínico Centrado na Pessoa. Os resultados indicaram que as narrativas
expressam tanto concepções tradicionais, centradas na técnica e no saber médico,
quanto perspectivas ampliadas de cuidado que reconhecem o paciente como sujeito
integral. A análise evidenciou que práticas pedagógicas centradas no estudante, quando
associadas à Medicina Narrativa, favorecem o desenvolvimento da reflexão crítica e da
formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com o cuidado integral.