Programa de Alfabetização e Letramento com Pessoas Idosas (PALPI): uma experiência brasileira e suas contribuições para pensar o Ensino Recorrente no Timor-Leste.
Alfabetização de adultos e idosos; PALPI; Pedagogia freireana; Ensino
Recorrente; Timor Leste.
A presente dissertação de mestrado traz aspectos da alfabetização em uma turma composta
por adultos e idosos, no Brasil, no Programa de Alfabetização e Letramento com Pessoas
Idosas (PALPI). O PALPI é um programa de extensão que inspira-se na pedagogia freireana
conforme os pressupostos da Educação Popular. A questão orientadora da pesquisa foi: em
que medida o que aprendi no Brasil, sobre alfabetização de adultos e idosos, posso levar para
o Timor Leste? Foi utilizada a perspectiva etnográfica de investigação e o objetivo foi
descrever e analisar uma experiência brasileira de alfabetização de adultos e idosos a fim de
refletir sobre o Ensino Recorrente no contexto timorense e identificar as possíveis inspirações
para as práticas educativas de alfabetização em Timor-Leste. Foram observadas sete semanas,
uma hora e meia por dia, totalizando 52 horas. A análise enfocou três aspectos principais que
contribuiram para uma melhor compreensão do contexto estudado: prática educativa, relação
educadores-educandos e aprendizagem em sala de aula. Os dados produzidos no campo
mostraram que, na sala de aula, a prática educativa do PALPI é dialógica e problematizadora;
a relação entre educandos e educadores se dá de modo horizontal, sem hierarquia de saberes,
e tem a valorização da cultura de cada educando que pode dizer sua palavra e escolher o tema
das aulas; e a aprendizagem é recíproca, com destaque para o prazer de aprender. Diante dos
reultados, é possível afirmar que a experiência vivenciada no PALPI permite vislumbrar
contribuições para (re)pensar o Ensino Recorrente em Timor Leste na perspectiva de assumir
uma concepção de alfabetização que contemple a natureza política, social e cultural da
escrita.