EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE TEORIA, PRÁTICAS POPULARES E UM OLHAR PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Extensão Universitária; Universidade Brasileira, Universidade Federal de
São João del-Rei
Este trabalho buscou apresentar um debate a respeito da extensão nas universidades púbicas
brasileiras, passando por seus aspectos históricos e os principais aparatos legais que instituem,
regulamentam, e orientam as atividades extensionistas nas instituições. A extensão, de maneira
indissociável do ensino e da pesquisa, se constitui enquanto atividade fim das universidades
públicas brasileiras. Dentre esses elementos, a extensão se apresenta como um conceito
enigmático e polissêmico. A ambiguidade do termo tomou destaque nos debates sobre extensão
e universidade, pois mesmo com vasta produção sobre o assunto, o Censo da Extensão de 2023,
destaca a dificuldade da compreensão do termo como umas das principais dificuldades para o
cumprimento da meta estabelecida no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Através
do levantamento bibliográfico, documental, foi possível identificar um vasto histórico de
discussões e de exemplos de abordagens do conceito ao longo do tempo. Neste sentido, foram
acionados autores relevantes e que trataram do tema da extensão, como Paulo Freire, Oscar
Jara, produções do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino
Superior (FORPROEX). Para verificar as problemáticas descritas, o desafio conceitual e o
processo de curricularização, escolhi abordar a extensão da Universidade de Federal de São
João del- Rei, em Minas Gerais, que respondeu ao Censo e está na etapa final deste processo.
A partir dos dados levantados e dos indicadores de extensão da UFSJ, foi possível realizar uma
análise das narrativas de ex-professores-gestores da extensão universitária presentes nos
seminários promovidos pela UFSJ ao longo do processo de curricularização, chamado
“Extensão em Encontros”. Dentre as conclusões, foi possível observar que a UFSJ, na figura
dos seus gestores da extensão, diretores e pró-reitores, constrói e organiza também um legado
institucional sobre o tema, debates de longa data, que buscam acompanhar o contexto nacional
sobre a extensão. Também fica evidente a partir da análise das falas dos professores-gestores,
que todos desenvolvem as suas práticas extensionistas a partir de uma interpretação do conceito
e que esta orientara as suas práticas, seja ela como docente ou como gestor, pois trata-se
sobretudo de extensionistas. Termos como práxis, interação dialógica, construção do
conhecimento, transformação social, são mobilizados quando se fala de uma extensão alinhada
as políticas públicas construídas para a extensão, elementos que constituem uma educação
popular, com compromisso social.