INVESTIGAR VERSOS, IMAGINAR CIÊNCIA: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO À ARTE DA POESIA
Educação Química
A pesquisa a seguir alinha o universo da poesia ao da ciência, analisando o diálogo entre essas duas áreas do conhecimento e as potencialidades no sentido de uma formação humana e crítica. Primeiramente foi elaborado um quadro teórico reunindo autores que justificam a utilização da poesia como forma de construir conhecimento e relacionam arte e ciência. Na sequência, é apresentada uma revisão bibliográfica de trabalhos nesta linha de pensamento e ação. A parte empírica se dividiu entre uma intervenção com licenciandos da disciplina Pesquisa em Educação Química com a aplicação de um questionário e o desenvolvimento de investigações pelos discentes. Após o levantamento dos dados do questionário, analisamos as pesquisas dos licenciandos por meio de categorias seguidas de uma análise de suas conclusões. A pesquisa possibilitou um olhar amplo sobre a poesia aliada ao ensino de ciências ressaltando as problemáticas da inserção da temática na escola e também suas possibilidades de formação, que partem do encantamento, do sensível e da descoberta ao novo a partir do universo da arte.