O PROFESSOR VAI AO CINEMA: UMA CARTOGRAFIA DE FILMES QUE CONSTROEM A FIGURA DO SER PROFESSOR
Educação. Cinema. Cartografia. Ser professor.
Essa pesquisa tem o intuito de compreender como são construídos os personagens professores
por meio das imagens e sons amparada por .diferentes autores, como Walter Kohan (2019),
Paulo Freire (1980, 1985, 1996), Jacques Rancière (2005), Jorge Larrosa (2002), entre outros,
que abordam sobre a profissão docente em suas obras. A pesquisa está se desenvolvendo
mediante a proposta de abordagem qualitativa, tendo a cartografia como perspectiva
metodológica, com base nos trabalhos de Minayo (2012); Laura Pozzana de Barros, Regina
Benevides de Barros, Eduardo Passos e Virgínia Kastrup (2015). A revisão teórica do campo
nos ajudou a ampliar o olhar sobre a temática, principalmente sobre o que vem sendo estudado
no Brasil. A partir do levantamento dos filmes, verificamos quais obras cinematográficas tratam
da profissão docente. As análises iniciais por meio de diversos filmes, nos apresenta diferentes
formas de construção da imagem do ser professor. Para um exercício de análise mais detido, o
documentário Ser e ter foi escolhido e nos ajudou a pensar, como é construída a imagem do
professor de Educação Infantil no cinema.