Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA LEMES SILVADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLÁVIA LEMES SILVADO
DATA : 17/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

A Compreensão do Estudante Contemporâneo à Luz do Pensamento de Michel Serres: O Ensino Médio Em Questão


PALAVRAS-CHAVES:

Contemporaneidade. Ensino Médio. Juventude. Michel Serres. Singularidade.


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O ensino médio é um período da escolarização com desafios e particularidades. Dentre elas,
destacamos a necessidade de uma disposição ao aprendizado, que pressupõe a internalização
das práticas educativas, permitindo à escola focar no aspecto conteudista do processo de
ensino-aprendizagem. Nesse contexto, as recusas discentes se mostram como sintomas de
problemas dessa etapa, que configuram uma inadequação às funções atribuídas ao aluno.
Consideramos que a discência é um ofício com determinações prévias e, em diversas
circunstâncias, anacrônicas. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar em que
medida as singularidades dos estudantes de ensino médio contemporâneo são reconhecidas
pela educação formal, pressupondo a substancialidade de se aproximar dos indivíduos a quem
se pretende educar. Desse modo, consideramos importante realizar uma investigação sobre as
características do novo adolescente que se anuncia para que se possa repensar a educação que
lhe é oferecida, a fim de enfrentar os desafios que frequentemente se apresentam. Do mesmo
modo, ressaltamos a relevância de uma investigação sobre o ensino médio, seus objetivos e
contexto sociopolítico, posto que as determinações impostas têm impacto direto nas vivências
estudantis. Em virtude desse objetivo, esta pesquisa tem como principal referencial teórico as
obras de Michel Serres, por suas fecundas contribuições para se pensar a população de
jovens da contemporaneidade. Utilizamos, especialmente, Filosofia Mestiça (1993),
Hominescências (2003), Polegarzinha (2013) e Tempo de Crise (2017). Para a compreensão
da relação entre o adolescente da atualidade e a escola brasileira, utilizamos artigos, livros e
documentos orientadores que contemplam o tema. Objetivamos, ainda, auferir as produções
de adolescentes na rede social TikTok, por se tratar de um veículo de grande relevância entre
a população jovem, consistindo em um espaço de expressão próprio da contemporaneidade.
A partir do cruzamento entre os referenciais analisados, espera-se chegar a uma visão mais
ampla do estudante contemporâneo, que permita pensar em uma educação em consonância
com as suas características.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MÔNICA RIBEIRO DA SILVA - UFPR
Presidente - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Interno - 435109 - WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/07/2022 14:50
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