Banca de DEFESA: ROSIMAR MOURA AMERICANO SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIMAR MOURA AMERICANO SALES
DATA : 29/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: sala 2.48 Campus Dom Bosco
TÍTULO:

CORPOS EM TRANSE NA ESCOLA? SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO BRINCAR NA ADOLESCÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Brincar; Adolescência; Corpo; Ensino Fundamental II.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho trata do brincar na adolescência no interior de uma escola pública de Ensino Fundamental II, a partir da compreensão da ludicidade no seu sentido amplo, como uma atividade/necessidade humana e um direito a ser garantido. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar os sentidos e os significados dos pré-adolescentes e adolescentes em relação ao tempo e ao espaço do brincar no interior da escola. Trata-se de um estudo no qual o corpo teórico se dá na perspectiva sociocultural, a partir da concepção de que é o social que caracteriza a ação na atividade lúdica do sujeito. Baseia-se, principalmente, em estudos de Winnicott, Wallon, Paulo Freire, Foucault, Vygotsky e Merleau-Ponty. O instrumento de coleta dos dados foi uma redação. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa que se constituiu pela análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados revelaram que os adolescentes atribuem sentidos e significados ao brincar, reconhecendo-o como um direito e destacando sua importância no dia a dia escolar. O controle dos corpos também apareceu nas redações. As considerações finais indicaram que os adolescentes sentem necessidade de brincar e que a escola, como instituição, pode ser um espaço de alegria e boniteza ao incentivar o brincar.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARGARETH DINIZ - UFOP
Interna - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Presidente - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Notícia cadastrada em: 04/08/2022 11:05
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa05.ufsj.edu.br.sigaa05