CORPOS EM TRANSE NA ESCOLA? SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO BRINCAR NA ADOLESCÊNCIA
Brincar; Adolescência; Corpo; Ensino Fundamental II.
Este trabalho trata do brincar na adolescência no interior de uma escola pública de Ensino Fundamental II, a partir da compreensão da ludicidade no seu sentido amplo, como uma atividade/necessidade humana e um direito a ser garantido. O objetivo principal desta pesquisa é apresentar os sentidos e os significados dos pré-adolescentes e adolescentes em relação ao tempo e ao espaço do brincar no interior da escola. Trata-se de um estudo no qual o corpo teórico se dá na perspectiva sociocultural, a partir da concepção de que é o social que caracteriza a ação na atividade lúdica do sujeito. Baseia-se, principalmente, em estudos de Winnicott, Wallon, Paulo Freire, Foucault, Vygotsky e Merleau-Ponty. O instrumento de coleta dos dados foi uma redação. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa que se constituiu pela análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados revelaram que os adolescentes atribuem sentidos e significados ao brincar, reconhecendo-o como um direito e destacando sua importância no dia a dia escolar. O controle dos corpos também apareceu nas redações. As considerações finais indicaram que os adolescentes sentem necessidade de brincar e que a escola, como instituição, pode ser um espaço de alegria e boniteza ao incentivar o brincar.