Banca de DEFESA: KELEN TATIANE JAQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELEN TATIANE JAQUES
DATA : 30/08/2022
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/nmv-nnhz-hse
TÍTULO:

SUBORDINAÇÃO DOS SABERES À ECONOMIA: ENQUADRAMENTOS NEOLIBERAIS NO MODELO DA ESCOLA DA ESCOLHA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Neoliberalismo. Corresponsabilidade. Enquadramentos.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

O presente estudo tem como tema as influências do neoliberalismo na educação. O
neoliberalismo recebe destaque em seu sistema ideológico uma vez que atua de forma ativa e
pontual na educação, sendo essa ação prioridade do seu sistema governamental. O objetivo
geral foi analisar a metodologia da Escola da Escolha, modelo aplicado pelo Instituto de
Corresponsabilidade pela Educação (ICE), nas escolas do Estado de Minas Gerais. De forma
específica, busquei compreender o contexto do surgimento do ICE e o Modelo da Escola da
Escolha, bem como analisar a presença de características neoliberais na metodologia deste
modelo e correlacionar as teorias de Judith Butler e Christian Laval no ínterim do sistema
educacional neoliberal. Enquanto problema de pesquisa, procurei responder em que medida o
ICE atravessa a escola, com seu discurso neoliberal, na tentativa de transformar os sujeitos em
reprodutores da lógica mercantil, formando-os para a lógica de mercado, no contexto de uma
escola do município de São João del-Rei/MG. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e se
insere no campo das investigações de fenômenos contemporâneos utilizando de conceitos como
neoliberalismo, educação e enquadramentos, tendo como principal estrtégia de pesquisa o
estudo de caso, que é realizado a partir da minha vivência enquanto professora da Educação
Básica do Estado de Minas Gerais. A partir dessa perspectiva, esta pesquisa foi estruturada em
três capítulos: no primeiro, contextualizo a ação neoliberal na educação pública mundial e
nacional, com um breve histórico nos contextos político, econômico e neoliberal; o segundo
capítulo traz a contextualização da metodologia e o terceiro, e último, apresenta o Modelo da
Escola da Escolha e como ele reproduz as práticas neoliberais nas políticas públicas do Estado
de Minas Gerais.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CRISTINA ALMEIDA CUNHA FILGUEIRAS - PUC-MINAS
Interna - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Presidente - 435109 - WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 10/08/2022 11:15
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