Banca de DEFESA: MONIQUE GOMES TEIXEIRA

DISCENTE : MONIQUE GOMES TEIXEIRA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: meet.google.com/xrz-phge-ftm

LETRAMENTOS DIGITAIS DECORRENTES DA MOBILIZAÇÃO DO INSTAGRAM EM ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL".

letramentos digitais, Instagram, ensino de ciências.

Esta pesquisa busca analisar minha práxis como professora após o processo de letramentos digitais simultâneos meu e dos alunos, levando em consideração a bagagem cultural, o estudo e a fundamentação teórica e prática obtida antes e durante o mestrado, tendo em vista avaliar as habilidades ou letramentos digitais desenvolvidos em atividades que utilizaram a Rede Social Instagram nas aulas de ciências. As atividades foram  executadas em escola privada confessional, envolvendo alunos do Ensino Fundamental II e revelam um conjunto extenso e rico de dados para a análise pretendida, na expectativa de identificar que letramentos digitais foram desenvolvidos nas ações. Para este estudo, a fundamentação teórica e metodológica se baseou no livro de Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum, Letramentos Digitais. A obra ultrapassa a problematização teórica e define um conjunto de práticas que podem ser executadas a fim de se desenvolver letramentos digitais de forma significativa em sala de aula e simultaneamente fora dela. As atividades que foram executadas com os alunos de Ensino Fundamental II serão portanto analisadas do ponto de vista estabelecido pelos autores, buscando identificar os focos dos letramentos que foram atingidos e sugerir modificações e aprimoramentos para o desenvolvimento de mais letramentos digitais em uma mesma atividade. Tal processo servirá de base para a análise do potencial da rede social Instagram como ferramenta de desenvolvimento de letramentos digitais na educação formal. Os dados serão apresentados no relatório, cabendo discutir as metodologias de análise.

Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Interno - 2365832 - MARCIO ROBERTO DE LIMA
Presidente - 1169112 - PAULO CESAR PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 18/08/2022 17:34