DOCÊNCIA INCLUSIVA NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA: no campo conflituoso do binômio exclusão/inclusão
Docência Inclusiva. Educação Inclusiva. Música e Educação Inclusiva. Exculsão/Inclusão
O interesse por esta pesquisa se deu por toda a minha trajetória. O foco dela gira em
torno das trajetórias de vida e profissional de duas professoras do projeto de Inclusão
Musical do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier de São João
del-Rei/MG. Buscamos compreender: quais as vivências, trajetórias e condições que
as levaram a se constituírem professoras, professoras de Música numa perspectiva
inclusiva, docentes inclusivas? Trataremos Docência Inclusiva segundo a definição de
Hermes (2017). Buscamos, também, tentar entender as relações conflituosas da
inclusão sob a perspectiva da instituição. A partir disso, como metodologia, usamos
entrevistas e estudos de documentos oficiais da instituição em voga. Procuramos,
ainda, traçar um paralelo histórico entre a Educação Musical e a educação das
pessoas em situação de deficiência, para melhor compreender tais processos. Como
adotamos o ponto de vista da docência para a compreensão desse lugar simbólico
inclusivo, abordamos questões relacionadas à condição docente, enfatizando, a partir
de alguns elementos históricos, os processos de constituição e precarização da
docência. Apresentamos, então, as vozes das duas professoras, suas trajetórias
pessoais e escolares até se tornarem professoras e, no segundo momento, suas
experiências profissionais. Por fim, debruçamo-nos sobre a instituição: as relações
conflituosas entre a Docência Inclusiva e o espaço do Conservatório. Concluímos que
não basta apenas que a instituição tenha professores que se mobilizem em prol da
inclusão escolar, se ela conservar uma lógica voltada para a exclusão, por mais que
seja no intuito de incluir, sendo toda pesquisa situada no campo conflituoso do binômio
exclusão/inclusão.