Banca de DEFESA: AMALI GIRARDI NUNES PESSOA

DISCENTE : AMALI GIRARDI NUNES PESSOA
DATA : 24/11/2022
LOCAL: Google meet

LIVRE EXPRESSÃO DA CRIANÇA NO INÍCIO DA APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação; Educação Infantil; Linguagem escrita; Livre expressão; Pandemia; Ensino Remoto.

O presente texto apresenta o resultado da pesquisa de mestrado que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e que obteve financiamento de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A partir do conceito de livre expressão, formulado por Celéstin Freinet, e com base em fundamentos da Teoria Histórico-cultural, a pesquisa apresentada parte da seguinte problemática: as crianças da Educação Infantil se sentem motivadas a escrever como uma forma de livre expressão? A partir desta indagação, surge outra: como diferentes contextos sociais (a família e o ensino remoto) propõem, no período da pandemia, a relação da criança com a linguagem escrita? Diante de tais questionamentos, o objetivo geral da pesquisa é investigar a livre expressão da criança, especialmente relacionada à escrita, e a relação com o ensino (da escola e família). Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: compreender a apropriação da linguagem escrita sob a ótica da Teoria Histórico- Cultural; e investigar as atividades realizadas pela criança e sua relação com a escrita. A partir da realidade concreta do momento histórico vivido atualmente - a pandemia da covid 19 e seus impactos, foi realizada uma pesquisa empírica. Dentre os caminhos metodológicos destacam-se a revisão de bibliografia sobre a linguagem escrita na Educação Infantil e a pesquisa empírica, realizada com uma criança e sua mãe, no município de São João del-Rei. A criança tem cinco anos de idade e, no momento da geração de dados, estava regularmente matriculada no último ano da Educação Infantil em uma escola municipal. A geração dos dados foi organizada em quatro eixos de análise: 1- Relações de ensino; 2 – A brincadeira como atividade-guia; 3 – Desenho como forma de expressão; e 4- Literatura na Educação Infantil. Podemos concluir que, para a criança se interessar pela escrita é preciso de condições reais com a escrita. Se isso não acontece, pelo incentivo da família e pela escola, muito dificilmente ela se sentirá motivada e irá compreender a função social. Destaca-se, portanto, uma das funções essenciais da escola de Educação Infantil de organizar condições efetivas para a apresentação da cultura escrita para as crianças, de modo a criar a necessidade da escrita como uma forma de livre expressão.

Presidente - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Externa à Instituição - ELIEUZA APARECIDA DE LIMA - UNESP
Interna - 1477033 - MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO
Notícia cadastrada em: 25/10/2022 14:28