Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE TRINDADE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE TRINDADE SANTOS
DATA : 06/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: google meet
TÍTULO:

PERPECTIVAS DE UM FILOSOFIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY


PALAVRAS-CHAVES:

Filosofia. Educação. Democracia. Experiência.Reflexão.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A filosofia tem sido considerada ao longo dos tempos como um saber erudito, cheio de
sutilezas conceituais, visto com estranheza por muitas pessoas. O anseio daquele que se lança
ao desafio de estudá-la é demonstrar sua relevância em meio à realidade como construção de
argumento consistente, reação ao autoritarismo, capacidade de não-aceitação dos dados
previamente determinados, e, enfim, como capacidade de ir além do horizonte. Este trabalho
procura situar as contribuições de John Dewey na linha destes pensadores inquietos,
demonstrando que, imbuído de um projeto social e político, ele rompe com os estereótipos
culturais para afirmar a importância da reflexão, da autonomia, da liberdade, por meio da
associação dos conceitos de filosofia, educação e democracia. Para melhor explicitar essa
teoria, o trabalho busca inicialmente situar as origens históricas e culturais de Dewey, bem
como as correntes de pensamento que o influenciaram. Em seguida desenvolve sua
compreensão de educação com base em sua orientação democrática e pragmática, para enfim
desenvolver seu projeto filosófico para uma sociedade em construção assentada na superação
dos dualismos, na contribuição da ação reflexiva, como crítica da razoabilidade científica e no
fortalecimento do processo democrático.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUÍS EVANDRO HINRICHSEN - PUC - RS
Interna - 1881988 - MARIA EMANUELA ESTEVES DOS SANTOS
Presidente - 435109 - WANDERLEY CARDOSO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 15:13
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa02.ufsj.edu.br.sigaa02