Banca de DEFESA: VALÉRIA CRISTINA DA SILVA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA CRISTINA DA SILVA PAIVA
DATA : 19/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: sala 2.48 Campus Dom Bosco
TÍTULO:

A construção do ser professor: cartografias em Cinema e Educação.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Cinema. Cartografia. Ser professor.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Essa pesquisa tem o intuito de compreender como é construída a imagem do ser
professor pelo cinema, por meio dos personagens professores. As análises foram
amparadas por diferentes autores - Freire (1980, 1985, 1986, 1993, 1996), Larrosa
(2002, 2015, 2018), Kohan (2019), Rancière (2005) - que versam sobre a profissão
docente em suas obras. Pasolini (1990) nos ajudou a pensar sobre a linguagem
pedagógica das coisas, inclusive do cinema e seus efeitos na sociedade do consumo. A
pesquisa, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2012), foi construída na perspectiva
metodológica da cartografia, tendo Passos, Kastrup e Escóssia (2009) e Deleuze e
Guattari (2008) como as bases. A revisão bibliográfica nos ajudou a ampliar o olhar
sobre essa temática e o que vem sendo estudado no Brasil. A partir do levantamento dos
filmes, verificamos quais obras cinematográficas abordam a profissão docente e
apresentam diferentes formas de construção da imagem do ser professor. Para uma
análise mais detida, o documentário Ser e ter, (2007), do diretor Nicolas Philibert, foi
escolhido para compreendermos como é construída a imagem do professor de Educação
Infantil no cinema, a partir da constatação de que este segmento é o que tem menor
produção cinematográfica. Na relação deste professor com seus alunos aparece em
diversos momentos a escuta atenta, o diálogo, a afetividade e o amor. A partir do estudo
dos filmes compreendemos que as imagens construídas do ser professor referem-se:
àqueles que lutam em prol de uma educação libertadora, emancipadora, transformadora;
ao mestre ignorante, cujo professor é aquele que assume o papel de provocador e
mediador; ao professor-herói, que demonstra uma visão estereotipada, dando ênfase ao
esforço, aos sacrifícios e a dedicação em tempo integral para a profissão e, por fim, ao
professor desmotivado, que enfrenta os desafios causados pela visão meritocrática e
consumista que temos no mundo em que vivemos. As diferentes imagens do ser
professor, construídas pelo cinema, nos revelam que as imagens mais recorrentes e,
portanto, mais consumidas são as do professor herói e do professor desmotivado. Este

enfoque pode criar uma concepção estereotipada sobre o papel social de professores e
professoras que são, muitas vezes, cobrados a serem capazes de “salvar” um sistema
educacional que não funciona nos moldes em que está posto e/ou sofrem com a
desvalorização e com a precarização das condições de trabalho, sem políticas públicas
efetivas para a Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1490352 - BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Externa à Instituição - SOLANGE JOBIM E SOUZA - PUC-Rio
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 11:13
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