Banca de DEFESA: VALÉRIA CRISTINA DA SILVA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA CRISTINA DA SILVA PAIVA
DATA : 19/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: sala 2.48 Campus Dom Bosco
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DO SER PROFESSOR: CARTOGRAFIAS EM CINEMA E EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Cinema. Cartografia. Ser professor.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Essa pesquisa tem o intuito de compreender como é construída a imagem do ser professor pelo
cinema, por meio dos personagens professores. As análises foram amparadas por diferentes
autores - Freire (1980, 1985, 1986, 1993, 1996), Larrosa (2002, 2015, 2018), Kohan (2019),
Rancière (2005) - que versam sobre a profissão docente em suas obras. Pasolini (1990) nos
ajudou a pensar sobre a linguagem pedagógica das coisas, inclusive do cinema e seus efeitos
na sociedade do consumo. A pesquisa, de abordagem qualitativa (MINAYO, 2012), foi
construída na perspectiva metodológica da cartografia, tendo Passos, Kastrup e Escóssia (2009)
e Deleuze e Guattari (2008) como as bases. A revisão bibliográfica nos ajudou a ampliar o olhar
sobre essa temática e o que vem sendo estudado no Brasil. A partir do levantamento dos filmes,
verificamos quais obras cinematográficas abordam a profissão docente e apresentam diferentes
formas de construção da imagem do ser professor. Para uma análise mais detida, o
documentário Ser e ter (2007), do diretor Nicolas Philibert, foi escolhido para compreendermos
como é construída a imagem do professor de Educação Infantil no cinema, a partir da
constatação de que este segmento é o que tem menor produção cinematográfica. Na relação
deste professor com seus alunos aparece em diversos momentos a escuta atenta, o diálogo, a
afetividade e o amor. A partir do estudo dos filmes compreendemos que as imagens construídas
do ser professor referem-se: àqueles que lutam em prol de uma educação libertadora,
emancipadora, transformadora; ao mestre ignorante, cujo professor é aquele que assume o papel
de provocador e mediador; ao professor-herói, que demonstra uma visão estereotipada, dando
ênfase ao esforço, aos sacrifícios e a dedicação em tempo integral para a profissão e, por fim,
ao professor desmotivado, que enfrenta os desafios causados pela visão meritocrática e
consumista que temos no mundo em que vivemos. As diferentes imagens do ser professor,
construídas pelo cinema, nos revelam que as imagens mais recorrentes e, portanto, mais
consumidas são as do professor herói e do professor desmotivado. Este enfoque pode criar uma
concepção estereotipada sobre o papel social de professores e professoras que são, muitas vezes,
cobrados a serem capazes de “salvar” um sistema educacional que não funciona nos moldes em
que está posto e/ou sofrem com a desvalorização e com a precarização das condições de
trabalho, sem políticas públicas efetivas para a Educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Interna - 1490352 - BRUNA SOLA DA SILVA RAMOS
Externa à Instituição - SOLANGE JOBIM E SOUZA - PUC-Rio
Notícia cadastrada em: 02/12/2022 09:49
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