Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA PINHEIRO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA PINHEIRO DA COSTA
DATA : 20/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

MAPEANDO PROCESSOS FORMATIVOS DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO ATOR-REDE EM DOIS PROGRAMAS DE FOMENTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PIBID E RP)


PALAVRAS-CHAVES:

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Residência Pedagógica (RP); Teoria Ator-Rede; Formação de professores de Educação Física; Corpo afetado.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a mapear processos de formação de professores de Educação Física
em dois programas de fomento à formação de docente, o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (RP). A investigação está
sendo conduzida com 08 (oito) discentes do curso de licenciatura em Educação Física o
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste
MG) - campus Barbacena, que participaram, necessariamente, dos dois programas, entre os
anos de 2018-2021 Um dos principais referenciais teórico-metodológicos adotados na pesquisa
é a Teoria Ator-Rede (TAR) proposta por Bruno Latour e colaboradores. Para recolha e
produção dos dados, foi realizada, inicialmente, uma investigação em documentos oficiais
(como os editais governamentais) que fundamentam as propostas para ambos os programas.
Em seguida, fizemos uma revisão bibliográfica no campo da Educação Física em estudos que
tomaram o PIBID e o RP como objetos de estudo. Nossa perspectiva é de também identificar
a existência desses programas por meio dos rastros produzidos em diferentes locais do campo
de formação de professores. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com
os oitos discentes que participaram de ambos os programas, em que buscamos identificar os
atores humanos e não humanos que se fizeram presentes e afetaram a formação desses
licenciandos. Nossos resultados até o momento apontam que: i) é possível afirmar que há um
significativo investimento público em termos de fomento a formação de professores em nosso
país, evidenciado pelos programas PIBID e RP; ii) o campo da Educação Física apresenta um
interesse em se investigar a formação desses profissionais nesses programas, iii) contudo, não
se observa estudos que façam uma relação entre a formação ocorrida entre esses dois
programas, ainda mais, na perspectiva da TAR. Assim como, os depoimentos dos licenciandos
apontam elementos de continuidade e descontinuidade entre ambos os programas que precisam
ainda ser mais bem explorados em nossas análises.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SCHEILA ESPÍNDOLA ANTUNES - IFSUDESTEMG
Interno - 1568423 - DIEGO DE SOUSA MENDES
Interno - 1927311 - GABRIEL MENEZES VIANA
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 10:53
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