“É O MOMENTO DE TODOS CUIDAREM DE TODOS”: MUSEALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E PRODUÇÃO DE MEMÓRIAS DE CRIANÇAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 (ESCOLA MUNICIPAL BOM PASTOR, SÃO JOÃO DEL-REI)
Experiência, Memória, Pandemia, Relação criança-escola-museu, Fato museal.
Esta dissertação versa sobre as experiências e a construção de
memórias pelas crianças em um tempo pandêmico, a partir da relação criança-
escola-museu. Toma como caso exemplar a realização da experiência museal
Caixa de Memórias, desenvolvida com crianças de 05 a 10 anos da Escola
Municipal Bom Pastor, da rede municipal de São João del-Rei. A metodologia
empregada, de vertente quanti-qualitativa, utiliza-se da análise documental (de
fontes produzidas pela escola e pelo Museu Regional de São João del-Rei), de
questionários e entrevistas realizadas com as professoras e do material
resultante da experiência museal Caixa de Memórias (narrativas, fotografias,
vídeos, desenhos, um importante acervo produzido pelas próprias crianças,
que compartilharam suas experiências). Como aportes teóricos, foram
utilizados os conceitos de memória (HALBWACHS, 1990); (LE GOFF, 2013),
experiência (LARROSA, 2014) e fato museal (RÚSSIO, 1979). Os resultados
revelam que a relação criança-escola-museu é um importante investimento
para que os direitos à educação e à cultura sejam respeitados. E, sobretudo,
que as crianças produziram significados e sentidos sobre a pandemia,
concluindo que elas são produtoras de memórias.