Banca de QUALIFICAÇÃO: KETTY CLAUDIA NEVES DO AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KETTY CLAUDIA NEVES DO AMARAL
DATA : 20/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

"PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO COM OS CANAIS DO YOUTUBE DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL"


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Contação de histórias; Pandemia COVID-19; Teoria Histórico Cultural


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O presente relatório de pesquisa está vinculado ao Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Federal de São João Del Rei, MG, relacionado ao Grupo de Estudo e Pesquisa
CRIA - Centro de respeito às infâncias e suas aprendizagens. Tal relatório vincula-se a outra
pesquisa intitulada: Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de
Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial, financiada e
vinculada à CAPES. Parte-se da defesa de que as instituições de Educação Infantil possuem
papel fundamental no que se refere ao processo de formação dos conhecimentos literários
na/para/com as crianças e que a contação de histórias integra esse processo. Também considera
tais processos (o da formação dos conhecimentos literários e da contação de histórias)
fundamentais no processo de formação humana de bebês e crianças pequenas. A Pandemia de
COVID-19 trouxe grandes desafios para a educação e a necessidade de um ensino remoto. Com
o isolamento social, toda a equipe pedagógica teve que reorganizar sua prática para esse modo
de ensino. As histórias que eram narradas de forma presencial por professores ganharam novos
formatos, por meio de espaços digitais. Diante dessas novas organizações pedagógicas, nos
propomos a investigar: como a contação de histórias foram realizada e/ou proposta nas práticas
pedagógicas na Educação Infantil no período de isolamento social causado pelo Coronavírus?
De que forma os canais de contação de histórias foram propostos e o que revelam para a
formação literária das crianças e suas professoras? Por objetivo busca-se identificar como a
contação de histórias foi realizada e/ou proposta durante o isolamento social nas práticas
pedagógicas na Educação Infantil, bem como discutir acerca de dois canais de contação de
histórias do Youtube e refletir sobre o uso das histórias em espaço digital e nas práticas
pedagógicas. Para tanto, elegeu-se a pesquisa quali-quantitativa. Como procedimento
metodológico foi realizado um levantamento bibliográfico acerca da contação de histórias na
Educação Infantil e em espaço digital, o estudo de dois canais de contação de histórias no
Youtube, selecionados a partir de critérios pré-definidos. Propõe-se ainda a analisar os dados
produzidos a partir dos questionários respondidos por professores da Educação Infantil,
participantes da pesquisa interinstitucional. O referencial teórico fundamenta-se nas
perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e nas ideias de autores que se dedicam ao estudo da
arte de contar histórias. A partir de análise preliminar, considera-se que pesquisas relacionadas
a contação de histórias em práticas pedagógicas associadas ao espaço digital se encontram
incipientes. Há canais no Youtube de contação de histórias que possuem aproximadamente
quinze milhões de espectadores, dentre eles, professores da Educação Infantil, que demonstram
utilizar as histórias em suas práticas pedagógicas. O fazer-se contador de histórias tem cobrado
de alguns professores uma busca por recursos que possam auxiliá-lo nessa prática literária,
contudo, a Pandemia da COVID-19 intensificou essa busca e trouxe implicações que envolvem
o direito de as crianças terem acesso a narrativa literária ainda que seja no formato digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1005053 - AMANDA VALIENGO
Interna - 1999919 - GIOVANA SCARELI
Externa à Instituição - ELIEUZA APARECIDA DE LIMA - UNESP
Notícia cadastrada em: 02/03/2023 15:32
SIGAA | NTInf - Núcleo de Tecnologia da Informação - | Copyright © 2006-2024 - UFSJ - sigaa03.ufsj.edu.br.sigaa03