Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO TAVARES FERREIRA

DISCENTE : EDUARDO TAVARES FERREIRA
DATA : 17/03/2023
LOCAL: Google meet

"Identidades escolares e IDEB: a identidade da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima e suas interrelações com o IDEB".

Identidade, Identidades escolares, Cultura escolar, Identidade da Escola Estadual Doutor Garcia de Lima.

Diante da necessidade de adquirir conhecimento e perpetuar a cultura para os descendentes que a humanidade possui, identificar a identidade das coisas e das pessoas se tornou algo essencial para a produção de cultura e organização da sociedade. Em tempos passados a identidade de alguém era determinada a partir do momento em que se nomeava o ser que acabara de nascer. Posteriormente a identidade era determinada pela região do nascimento, pelos parentes e pela profissão exercida. Atualmente o processo de identificação da identidade do ser humano se tornou algo bem mais complexo devido, principalmente, a característica mutante das identidades contemporâneas. Mas, não são apenas os seres humanos que possuem identidade. Assim como nós, as escolas também as possuem. A identidade de cada escola é composta pela união das várias identidades que ali se encontram e se constroem. Sejam as identidades dos corpos docente e discente, funcionários, comunidade escolar, das regras que determinam a cultura organizacional e a cultura escolar de cada ambiente de ensino, seja ele privado, estadual, municipal ou federal. E assim como essas identidades são concebidas pelas pessoas que habitam a escola, as identidades dessas pessoas também adquirem características oriundas do local onde convivem. Dessa forma existe uma relação de coexistência das identidades dos seres humanos e do ambiente escolar originando um movimento de revezamento de protagonismo onde todos afetam todos e todos são afetados por todos, sejam eles humanos ou não humanos. Mas, o que são essas identidades? Como identificá-las? Como será que essas identidades podem se afetar? Existe alguma relação entre as identidades de uma escola e as notas que essa escola alcança em certas avaliações? Quem é mais responsável pelas notas? A escola? Os alunos? Os professores? Na tentativa de criar condições para que se possa refletir sobre esse tema e sobre os questionamentos acima que a presente dissertação busca investigar as identidades presentes na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima da cidade de São João del-Rei, MG e verificar se existe alguma relação dessas identidades com as notas que essa escola obteve no IDEB no período de 2005 a 2021.

Externo à Instituição - BREYNNER RICARDO DE OLIVEIRA - UFOP
Interna - 2328493 - MONICA DE AVILA TODARO
Presidente - 1169112 - PAULO CESAR PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 08:14